segunda-feira, 22 de setembro de 2014

GP de Cingapura de 2014

 

O Treino de Classificação foi bastante disputado, e tendo como Pole Position, Felipe Massa por 12 minutos, mas com a conquista do melhor posto para corrida de Lewis Hamilton, por 0.007 de diferente para Rosberg: "Dammit".


Hamilton teria sorte na corrida, já que Nico nem sequer conseguiu sair para a volta de apresentação, com problemas no volante, e Koba nem sequer terminou ela. Na largada, eu já esperava que Vettel pularia para 2º, já que ele tinha caminho livre, e foi isso que ele fez. Passou por Ricciardo, mas não imaginava um "cavalinho vermelho" largando tão bem, Alonso espalhou e devolveu a posição para Vettel. Felipe Massa e Valtteri Bottas largaram com cautela. Magnussen passou por Massa, que recuperou a posição, mas logo depois perdeu novamente para o dinamarquês e para Button, Kevin espalhou na curva e levou junto Button, deixando o caminho aberto para Massa ir para 6º.


Uma das primeiras ultrapassagens da corrida foi a de Vergne em cima de Kvyat. Rosberg ainda largaria dos boxes e não conseguia passar por Chilton, quando conseguiu já tinha a Caterham de Ericsson, a partir dai comecei a perceber que as trocas de marchas estavam erradas, quando Nico pedia para aumentar uma, aumentava duas, e a mesma coisa quando diminuia. Isso fez que o líder do campeonato parasse nos boxes para o 3º volante, que também não funciona e faz Rosberg abandonar a prova.


As primeiras paragens já começaram a agitar as posições, igualmente com as punições. Primeiro foi Vergne que saiu dos limites da pista, depois Sutil, pela mesma causa, e por último novamente Vergne, pela mesma coisa. Lá na frente tudo continuava o mesmo: 1º Hamilton - 2º Vettel - 3º Alonso - 4º Ricciardo.

A corrida estava normal depois das segundas paragens nos boxes, mas o Safety Car entrou pela 9º vez em 7 corridas em Cingapura. Sutil jogou o carro em Perez que quebrou o bico, deixando pedaços pela pista. Todos aproveitaram para fazer a 3º parada, menos Hamilton, Massa e Bottas.


Quando o Safety Car voltou para os boxes, Paul Hembery tinha certeza que Hamilton e companhia (Williams) tinham que parar de novo. Hamilton era por questão regulamentar e as Williams pelo fato de terem feito as paradas nas voltas 22 e 23. Hamilton teria que abrir muito para Vettel pra voltar entre os primeiros, a corrida começou a ter ar de drama para o inglês e felicidade para um alemão.


Lewis conseguiu abrir boa vantagem para Vettel, aproveitando que já dispunha do melhor carro e que o 2º colocado estava com seus pneus muito desgastados. Hamilton parou antes dos quase 30s de diferença na qual o inglês tinha que colocar, o que fez ele voltar e 2º. Vettel teria que segurar o melhor carro do grid, com pneus novos, tendo um carro irregular com pneus velhos. Sebastian merecia um pódio na minha opinião, por ter segurado Hamilton por uma volta.


No mesmo tempo que essa briga acontecia, já nos 5 minutos finais, Bottas salvava Massa nos pontos. O finlandes segurava um pelotão que se estendia do 6º ao 13º, com problema na direção hidraulica e pneus desgastados. Enquanto Kimi pouco se preocupava em passa - lo, Vergne veio como um jato e deixou eles para trás. Button teria problemas e abandonaria. E na última volta o pneu de Bottas não resistiria, e estouraria.

Lewis Hamilton venceu com 2hrs:00m:04s, com uma grostesca diferença para Vettel e Ricciardo.

Minha Opinião Sobre a Corrida

  • MELHOR PILOTO: J.E. Vergne
  • SORTUDO DA CORRIDA: L. Hamilton
  • AZARADO DA CORRIDA: V. Bottas
  • DECEPÇÃO DA CORRIDA: D. Kvyat
  • SURPRESA DA CORRIDA: S. Pérez

Vou explicar o porque das minha escolhas. Vergne deveria sem duvida se manter na F-1 em 2015, e mostrou novamente nesse ano seu potencial, mesmo com duas punições levou sua STR ao 6º posto. Hamilton sem duvida foi o sortudo da corrida, sem Nico o inglês colocou 3 pontos em cima de Rosberg. Já o azarado, provavelmente você deve estar se perguntando, por quê ele colocou Bottas e não Rosberg?Respondo que Rosberg tem chances muito grandes de reverter isso no Japão, mas Bottas não está na briga pelo titulo, e sim por um 4º posto, o que vale muito para a Williams que está voltando aos dias de glória (?). A minha decepção foi o garoto russo, Kvyat largava em 10º e eu esperava uma boa corrida por parte de Daniil, e  o que vimos foi um péssimo 14º lugar. A surpresa ficou por parte (além de Vergne), de Pérez, que ia e via das primeiras posições (digo 8º a 10º) e das últimas, brigando com outros "famosos" como ele, e perdendo o bico, mesmo assim Sergio terminou em 7º.

RESULTADOS DA CORRIDA

  1. Lewis Hamilton - Mercedes
  2. Sebastian Vettel - Red Bull
  3. Daniel Ricciardo - Red Bull
  4. Fernando Alonso - Ferrari
  5. Felipe Massa - Williams
  6. Jean-Éric Vergne - Toro Rosso
  7. Sergio Pérez - Force India
  8. Kimi Raikkönen - Ferrari
  9. Nico Hulkenberg - Force India
  10. Kevin Magnussen - McLaren
  11. Valtteri Bottas - Williams
  12. Pastor Maldonado - Lotus
  13. Romain Grosjean - Lotus
  14. Daniil Kvyat - Toro Rosso
  15. Marcus Ericsson - Caterham
  16. Jules Bianchi - Marussia
  17. Max Chilton - Marussia
  18. Jenson Button - McLaren
  19. Adrian Sutil - Sauber
  20. Esteban Gutierrez - Sauber
  21. Nico Rosberg - Mercedes
  22. Kamui Kobayashi - Caterham
Obs: Gostaria só de avisar que não sei se Cingapura é com "S" ou com "C", mas acredito que seja Cingapura, já que o "S" deve ser para as palavras em inglês como Singapore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário