segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Piloto Memorável 10# - Mika Salo

Mika Salo
Mika Juhani Salo nasceu em Helsinque na Finlândia no dia 30 de novembro de 1966. Estreou na F-1 em 1994, após, em 1990, perder sua superlicença por dirigir embriagado.

Começou na Lotus em 1994, disputando apenas os dois últimos GPs. No chuvoso GP japones, Salo levou uma volta de Hill, o vencedor, e foi o 10º e na Austrália nem terminou. Era o fim da Lotus de Clark, Hill, Rindt, Fittipaldi, Peterson, Andretti, Mansell, de Angelis, Senna, Häkkinen e Herbert.

Salo em sua Tyrrell em 95
Em 1995 a Tyrrell chama Salo, que termina em 7º no Brasil e no Canadá. Conquistaria um 8º na Inglaterra e na Bélgica antes de conquistar seus primeiros pontos, com um 5º lugar em Monza, voltaria a pontuar em Suzuka com um 6º e em Adelaide com um 5º. Belo ano que o garantiu seu lugar na equipe em 1996.

No GP da Austrália, Salo já surpreende terminando em 6º, e logo depois no Brasil termina em 5º, voltaria a pontuar em Mônaco. No resto do ano tem maus resultados tendo 2 desqualificações e não completando 6 provas, teve 7º como melhor lugar depois desse periodo.

A Tyrrell estava falindo, mesmo assim não impediu para que Ken e sua equipe tivessem um carro para 1997, sem duvida Verstappen e Salo teriam que fazer milagre com aquele carro. Salo conseguiu, no tumultuado GP de Mônaco de 1997, Salo conseguiu um 5º e teve um 8º e 9º lugar como melhor posto.

Salo em sua Arrows em 98
Em 1998 troca de equipe e vai para a Arrows. Tem dificil começo, não terminando 4 das 5 primeiras provas, mas em Mônaco consegue um 4º, terminando a frente de Villeneuve e Schummy. No restante do ano Mika teria que se contentar com 13ºs e 14ºs lugares.

Mika Salo estava sem equipe para 1999, mas o forte acidente de Zonta no Brasil, dá a chance a Zonta mostrar do que é capaz, e conseguiu, terminando em 7º em San Marino e 8º na Espanha, coisa que nem Villeneuve conseguiu fazer no ano.

Irvine na Ferrari em 99
Salo voltaria a correr no ano, agora pela Ferrari, após o acidente de Schumacher em Silverstone. Salo começa com um 9º na Áustria, enquanto Irvine vence, já na Alemanha a Ferrari faz dobradinha com Salo em 2º, seu melhor resultado na F-1. Voltaria ao pódio no GP da Itália com um 3º lugar.

Em 2000 vai para a Sauber, onde conquista dois 5ºs lugares e dois 6ºs lugares. Salo fez uma temporada regular com poucos abandonos, mesmo assim Peter Sauber decidiu chamar para 2001 Nick Heidfeld e um tal de Kimi Raikkönen.

Salo na Toyota de 2002
Salo só voltaria em 2002, pela estreante Toyota. Logo no GP da Austrália, tem a chance de um 5º lugar, mas acaba se afobando na tentativa de passar o inferior Minardi de Webber, terminando em 6º. Salo voltaria a ter outro 6º no Brasil. O resto do ano seria um pouco dificil, com um carro fraco, mas que tinha grandes ambições, Salo só conseguiria um 7º na Bélgica e um 8º na Áustria e no seu último GP, o GP do Japão.

O que eu penso: Mika Salo foi sem duvida um ótimo piloto, conseguindo milagres com Tyrrell e Arrows, mas a medida que o tempo passava perdia a competitividade, e acabou perdendo sua melhor chance de se firmar na F-1, na Ferrari em 99.
NOTA: 7,8

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