sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Noticia: 3 Carros de Cada Equipe em 2015?


Após a noticia de que os rádios estão "restringidos" para 2015, abre-se uma nova possibilidade na F-1. Essa possibilidade foi dada por nada menos, nada mais, do que por Bernie Ecclestone, pelo fato de que Lotus, Sauber, Marussia e Caterham estarem sofrendo problemas financeiros, e também falou que preferia ver times de ponta com três carros do que pequenas equipes sofrendo para se manter na F-1.

Renault no GP de Portugal de 1984 correu com 3 carros
Primeiramente a F-1 não tem três carros de uma mesma equipe correndo em um GP, desde 1984, no GP de Portugal, na qual mostrei aqui: GP de Portugal de 1984. Na ocasião a Renault correu com Streiff, Warwick e Tambay.

Os problemas com custos vem desde 2002, época na qual Jordan, Minardi e Arrows estavam seriamente prejudicadas. A Arrows teve menos sorte e foi a falência. Caso as equipes Lotus, Sauber, Marussia e Caterham falissem ou se retirassem da F-1 (coisa que eu não gostaria), o grid iria ficar com 14 carros, e caso a proposta de Bernie seja aceita, ficaria com 21 carros.


Uma coisa que duvido muito é que a Lotus saia, apesar de suas dividas, mas temo pelas outras. A Sauber começou a se "afundar" depois da saída de Perez em 2012 e acredito que ela ainda irá se recuperar, pelo fato de sempre ter sido uma equipe que as vezes faz um bom carro, as vezes não. A Marussia conquistou seu primeiros pontos nesse ano, e está conseguindo passar para o Q2 em algumas ocasiões, mas agora devemos nos perguntar se é o piloto (Jules Bianchi, no caso), ou o carro.


A Caterham é a que está em piores condições, entrou em 2010 na F-1 como Lotus, e em 2012 perdeu seu nome Lotus e virou Caterham. O mais perto de pontos que ela já chegou foi em 2012, no GP Brasil, quando Petrov levou seu Caterham a 11º. Nesses últimos dois anos o melhor posto foi dois 13º de Kamui.

A ideia é boa, mas seria melhor ainda se fosse aplicada em todas as equipes, mas o "financeiro" não ajuda muito e poderia levar a falência as pequenas equipes que tentassem fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário