Já em Detroit, as tensões de Montreal finalmente resultaram em conflito. Pelo fato das autoridades americanas exigirem a devolução de 30% do prêmio dos GPs de Detroit desde 1982, pilotos como Nelson Piquet e René Arnoux pedem pelo cancelamento da prova. Bernie Ecclestone precisa negociar de forma que não decepcione os pilotos, mas o veredicto é duro: 600 mil doláres tiveram que ser devolvidos para os Estados Unidos.
FOCA e FISA também decidem o futuro da categoria na América. Os ingleses pedem por mini-corridas aos sábados para evitar as perigosas qualificações e seus setups especiais, mas a ideia parece distante da realidade e Balestre recusou-a. A FISA pretende instalar uma flange nos turbos, mas as fornecedoras não querem perder o tempo gasto no desenvolvimento destes e um consenso parece longe de ser alcançado. Com essa disputa de interesses, BMW e Porsche flertam com a CART, enquanto Alfa Romeo teme perder o investimento no novo motor turbo de quatro cilindros, já testado e prestes a equipar Tyrrell e Ligier em 1987.
![]() |
Eddie Cheever volta à Fórmula 1 |
Patrick Tambay pensa na aposentadoria após o acidente no Canadá, sem se recuperar da forma devida e nem apresentar interessente num possível retorno. Carl Haas busca um substituto para a corrida caseira. O primeiro nome a ser cogitado é o de Michael Andretti, filho do campeão de 1978, muito bem na IndyCar, mas FISA negou conceder a super-licença ao americano. Com isso, Eddie Cheever deve retornar à Fórmula 1 nas ruas de Detroit, onde havia subido ao pódio em 1982.
Christian Danner fará sua estreia na Arrows, enquanto Enzo Osella opta pelo dinheiro mexicano vindo do jovem canadense Allen Berg para substituir o alemão ao lado de Ghinzani. Berg tinha uma rápida passagem pela Fórmula 3 Britânica na mesma época em que Brundle e Senna lutavam pelo título, o que ofuscou totalmente qualquer bom desempenho que pudesse ter.
Na McLaren, rumores indicam descontamento de Keke Rosberg e uma possível aposentadoria ao termino do ano. A nova Fórmula 1 não é para o finlandês. Stefan Johansson já teria assinado com Ron Dennis para correr em 1987, mas nada havia sido oficializado até Detroit. Na casa ao lado, de Ken Tyrrell, Philippe Streiff volta a correr com o velho 014.
![]() |
Johansson perdeu o capacete. Mansell emprestou e este foi o resultado |
Alain Prost era apenas o sétimo mais rápido, seguido por Riccardo Patrese de Brabham, Keke Rosberg e um entusiasmado Eddie Cheever na décima posição. Berger era o melhor dos Benetton em décimo segundo, ao lado de Thierry Boutsen e a frente de Johnny Dumfries, que sofre durante todo o fim-de-semana. Martin Brundle e Philippe Streiff não tiram proveito do ótimo chassis Tyrrell, e mal conseguem se colocar nos vinte melhores, misturando tinta com Warwick, Fabi, Danner e Palmer. Fechando o grid, Jones, cada vez mais desanimado, a Osella de Ghinzani, as Minardi de de Cesaris e Nannini, um lentíssimo Berg, dez segundos atrás do poletime, e Huub Rothengatter fechando o pelotão de 26 carros em Detroit.
Logo após o treino de sábado, franceses e brasileiro se juntam em frente à TV para acompanhar Brasil e França pelas quartas-de-final da Copa do Mundo. O esperado duelo entre Zico e Platini seria decidido nos penaltis e em favor aos europeus. Com a derrota, o sonho brasileiro havia acabado mais uma vez, menos traumático, mas tão doloroso quanto o de quatro ano antes. A moral do Brasil estava baixa...
O domingo em Detroit é de forte calor e ventania, mas a possibilidade de chuva é miníma. Logo na volta de apresentação, Huub Rothengatter é obrigado a abandonar com problemas elétricos. A prova mal começou. Na partida, Senna mantém a ponta com Mansell em segundo e Arnoux ultrapassando Piquet para ser terceiro. Mais atrás, Alboreto vai de décimo primeiro para oitavo e Alan Jones de vigésimo primeiro para décimo quinto (!). Uma corrida promissora para os carros da casa.
Pressionado, Ayrton é superado por Mansell na segunda volta, enquanto Laffite e Alboreto pressionam Prost pelo sexto posto até este ceder. A prova de Rosberg seria breve. Enfrentando problemas desde a sétima volta, o finlandês abandonaria na décima quarta posição. Os postulantes ao título agradecem.
Para recuperar a ponta, Senna faz belíssima manobra na saída do túnel, tarda a freada e passa por Mansell na oitava volta, com Arnoux fazendo o básico sobre o inglês logo depois. Desesperado para entrar na briga pela vitória, Laffite supera, em seis voltas, Johansson, Piquet e Mansell, assumindo a terceira posição. Alain Prost se recupera das adversidades e retoma o sexto posto das Ferrari.
Piquet é cauteloso nesse início de corrida, sendo superado inclusive por Prost na volta treze, ao mesmo tempo em que Alboreto passa por Johansson na briga pela sétima posição Na liderança, Senna tem um furo. Pode ser um desastre para o brasileiro, que vai aos boxes fazer sua troca, retornando em oitavo, atrás das Ferrari e à frente de um surpreendente Eddie Cheever. Agora quem lidera é Arnoux com Laffite em segundo! As Ligier tem sua melhor perfomance desde 1981.
Com pneus desgastados, Arnoux não é capaz de segurar Laffite, que inicia um ataque dura voltas intermináveis para o velho francês, que só superaria o companheiro com uma enfurecida reclamação clássica após a Rua Larned. Esta foi a primeira vez que ambos lideraram desde 1983. E também a última...
O maravilhoso desempenho da Ligier de Laffite não permite o ataque de Arnoux, que vira alvo fácil de Mansell, Prost e Piquet, que se aproximam. Fazendo volta mais rápida atrás de volta mais rápida, Ayrton já é sexto. Agora temos uma das partes mais interessantes da prova. Na volta vinte e sete, René Arnoux faz sua parada ao mesmo passo em que, pouco antes, tanto Piquet quanto Senna fizeram belíssimas manobras para superar Prost. É a alegria de Brasil superar França!
![]() |
Allen Berg estreando pela Osella |
Seguindo, três giros depois, Piquet e Senna também passam por Mansell, não demorando para fazerem o mesmo com Jacques Laffite, que vai aos boxes fazer sua troca. O oldman voltaria logo atrás de René Arnoux, para seu desespero. Mansell também tinha parado e era sexto, logo atrás das Ligier.
Na volta trinta e sete, Eddie Cheever, numa promissora décima colocação é obrigado a abandonar. É o segundo carro de Carl Haas a enfrentar problemas com a porca da roda, agora levando o bólido diretamente para o muro. É o fim do sonho americano, mais um pesadelo australiano para Jones e um retorno desilusório de Cheever.
Senna e Piquet lutam pela ponta. Brasil na frente com três franceses logo atrás. Na trigésima nona volta, Nelson vai para sua troca, mas enfrenta problemas com o dianteiro direito e perde quase vinte segundos nos boxes. No giro seguinte, Ayrton faz sua segunda e última parada para voltar em primeiro, com uma boa diferença para o ex-líder Piquet.
Tendo passado Prost, Arnoux agora sonha com a vitória em Detroit. Com pneus mais novos, a façanha é completamente possível e só seria concretizada após outra conquista sobre... um brasileiro. O carro de Piquet ficou simplesmente largado na saída da 17, numa posição perigosa e sem possibilidade de ser retirado. As bandeiras amarelas são agitadas.
Durante as voltas que seguiram, Mansell passaria por Patrese e Alboreto, retomando o quinto lugar, com o ferrarista em sexto e o italiano da Brabham em sétimo. A corrida tomaria contornos infelizes para a França. As bandeiras amarelas pararam de ser mostradas na Atwater Street e nas curvas 16 e 17, onde o carro de Piquet ainda está. Na volta quarenta e sete, imaginando a pista limpa, Arnoux contorna aberto e vai direto para o Williams. É fim de corrida para o francês, que rapidamente tenta dar ré e abandonar o carro do outro lado da pista. Mas nesse movimento, Thierry Boutsen abaldoa o Ligier por trás. Dois homens fora, um postulante à vitória, num golpe de irresponsabilidade e amadorismo dos organizadores.
Poucas voltas depois, Laffite superou facilmente Prost para assumir o segundo posto. Ainda antes do fim, Michele Alboreto recuperaria a frente de Mansell. Com dez carros sobrando na pista, Ayrton Senna conquista sua quarta vitória, com o velho Jacques Laffite, enfrentando com problemas na embreagem e no câmbio, em segundo e Prost em terceiro. Alboreto, Mansell e Patrese fecharam os lugares pontuáveis.
Depois da corrida, Senna pega a bandeira brasileira e desfila com ela pela pista. É a primeira vez que o "rito" é feito. Com profunda desaprovação, o brasileiro criticou "O que aconteceu é escandaloso, criminoso. Nunca deixamos um F1 abandonado na trajetória. Um perigo colossal.". René Arnoux está desolado, enquanto Laffite comemora o seu último pódio mesmo com as enormes adversidades.
RESULTADOS:
- 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - 1:51:12.847 - 9pts
- 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - +30.837 - 6pts
- 1 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +31.824 - 4pts
- 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +1:30.936 - 3pts
- 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - +1 Volta - 2pts
- 7 - ITA - Riccardo Patrese - Brabham BMW - +1 Volta - 1pt
- 11 - GBR - Johnny Dumfries - Lotus Renault - +2 Voltas
- 14 - GBR - Jonathan Palmer - Zakspeed Racing - +2 Voltas
- 4 - FRA - Philippe Streiff - Tyrrell Rrenault - +2 Voltas
- 8 - GBR - Derek Warwick - Brabham BMW - +3 Voltas
- 17 - ALE - Christian Danner - Arrows BMW - Elétrico - OUT
- 25 - FRA - René Arnoux - Ligier Renault - Colisão - OUT
- 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Colisão - OUT
- 23 - ITA - Andrea de Cesaris - Minardi Motori Moderni - Diferencial - OUT
- 6 - BRA - Nelson Piquet - Williams Honda - Acidente - OUT
- 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - Alternador - OUT
- 19 - ITA - Teo Fabi - Benetton BMW - Câmbio - OUT
- 16 - EUA - Eddie Cheever - Lola Ford - Porca da roda - OUT
- 15 - AUS - Alan Jones - Lola Ford - Porca da roda - OUT
- 22 - CAN - Allen Berg - Osella Alfa Romeo - Turbo - OUT
- 2 - FIN - Keke Rosberg - McLaren TAG-Porsche - Transmissão - OUT
- 20 - AUT - Gerhard Berger - Benetton BMW - Ignição - OUT
- 24 - ITA - Alessandro Nannini - Minardi Motori Moderni - Turbo - OUT
- 29 - HOL - Huub Rothengatter - Zakspeed Racing - Elétrico - DNS
Esses foram os pilotos que correram no fim-de-semana.
Volta Mais Rápida: Nelson Piquet - 1:41.233 - Volta 41
Curiosidades:
- 427º GP
- V Grande Prêmio de Detroit
- Realizado no dia 22 de junho de 1986, em Detroit
- 4º vitória de Ayrton Senna
- 32º e último pódio de Jacques Laffite
- 77º vitória da Lotus
- 400º GP da Ferrari
- 20º vitória do motor Renault
- MELHOR PILOTO: Ayrton Senna / Jacques Laffite
- SORTUDO: Alain Prost
- AZARADO: Nelson Piquet / René Arnoux
- SURPRESA: Eddie Cheever
Ayrton Senna foi espetacular mais uma vez. Mesmo depois do furo, o brasileiro se recuperou e venceu a corrida com méritos. Já Laffite fez todo trabalho possível com seu Ligier, enfrentando gravíssimos problemas na embreagem, no câmbio e com um vazamento de óleo para, ainda assim, terminar em segundo. Prost teve sorte, mesmo sem uma brilhante performance durante o fim-de-semana, subiu ao pódio e conquistou mais preciosos pontos, algo que Piquet não conseguiu ao bater antes da chicane que antece os boxes, mesmo problema que Arnoux, muito desiludido, teve. Eddie Cheever já havia subido ao pódio em Detroit, e no seu retorno foi fenomenal, superando com sobras Alan Jones e andando sempre entre os dez primeiros antes de abandonar.
Campeonato de pilotos:
- 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - 36pts
- 1 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 33pts
- 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - 29pts
- 6 - BRA - Nelson Piquet - Williams Honda - 19pts
- 2 - FIN - Keke Rosberg - McLaren TAG-Porsche - 14pts
- 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - 13pts
- 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 7pts
- 20 - AUT - Gerhard Berger - Benetton BMW - 6pts
- 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 6pts
- 25 - FRA - René Arnoux - Ligier Renault - 6pts
- 19 - ITA - Teo Fabi - Benetton BMW - 2pts
- 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Renault - 2pts
- 7 - ITA - Riccardo Patrese - Brabham BMW - 2pt
- GBR - Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW11 - MAN/PIQ - G - 48pts
- GBR - Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2C - PRO/ROS - G - 47pts
- GBR - John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 98T - DUM/SEN - G - 36pts
- FRA - Equipe Ligier - Ligier Renault - JS27 - ARN/LAF - P - 19pts
- ITA - Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - F1/86 - ALB/JOH - G - 13pts
- GBR - Benetton Formula Ltd. - Benetton BMW - B186 - FAB/BER - P - 8pts
- GBR - Data General Team Tyrrell - Tyrrell Renault - 014/015 - BRU/STR - G - 2pts
- GBR - Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT55 - PAT/ANG - P - 2pts
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExpert.com.br - F1-History.deviantart.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário