quinta-feira, 12 de novembro de 2015

40 Anos - A Primeira Dobradinha Brasileira


Neste 2015 se completaram 40 anos da primeira dobradinha brasileira da história na Fórmula 1, que não podia ser de outra maneira: em casa. No terceiro GP do Brasil contando para o Campeonato do Mundo, todos as atenções estavam viradas ao campeão Emerson Fittipaldi, que chegava em Interlagos mais uma vez favorito á vitória.

Haviam surgido alguns grandes nomes nos último anos que poderiam atrapalhar a festa brasileira, como os de Carlos Reutemann, Niki Lauda, James Hunt, Jody Scheckter e até Jean-Pierre Jarier, que fez uma inacreditável pole position com sua Shadow, sendo o único a abaixar da casa dos 2:30 para 2:29.88. Emerson conquistou a segunda posição sendo seguido por Reutemann, Lauda e Regazzoni.


Fechando os dez primeiros estavam Carlos Pace, James Hunt, Jody Scheckter, Patrick Depailler e Jochen Mass. No dia da corrida, o sol mais uma vez reinava em Interlagos, com altas temperaturas que dificultariam a vida dos pilotos e das equipes. Na largada, Fittipaldi acaba saindo mal, caindo para sétimo enquanto Reutemann tomava a ponta e Moco a terceira colocação depois de passar ambas as Ferraris.

O argentino até que tentou, mas o carro negro de Jarier fazia forte pressão sobre ele, o que desgastou gravemente seu pneu. Na 5º volta, Jean-Pierre assume a ponta com sua Shadow, enquanto Reutemann tinha que segurar um grupo que se aproximava, tendo como cabeça José Carlos Pace. Moco trás consigo Regazzoni, Lauda, Sheckter e Fittipaldi, deixando a corrida emocionante ainda nas primeiras dez voltas.


Depois de não aguentar mais, El Lole cede para o companheiro de equipe que vê uma diferença de 20s dele para Jarier. Logo depois, Jody Scheckter começa a enfrentar problemas em sua Tyrrell, abandonando e dando mais uma posição para Emerson que já se tornava sexto. Enquanto isso, Jochen Mass pressionava Patrick Depailler.

Na 20º volta, Regazzoni finalmente passa Reutemann, enquanto Fittipaldi consegue ultrapassar Lauda que nas voltas seguintes ainda perderia a posição para Depailler e Mass. Parece que os pneus chegaram ao limite extremo, e o argentino teve que se contentar em ser ultrapassado por Emerson, Patrick e Jochen antes de fazer sua parada, obviamente, atrasada.


Quando Lole parou, Fittpaldi finalmente conseguiu passar por Regazzoni para se tornar terceiro colocado há 10 voltas do fim, mas a alegria maior estava por vim, quatro giros depois, quando a Shadow de Jean-Pierre Jarier começa a ter problemas na alimentação e para, deixando a ponta para os dois principais pilotos brasileiros da época.

As arquibancadas foram á loucura em Interlagos, com uma dobradinha brasileira eminente após o abandono de Jarier. Jochen Mass, em dia inspirado ainda toma a terceira posição de Regazzoni, mostrando que veio para duelar contra Fittipaldi na McLaren. Lauda ainda conseguiu se recuperar para entrar na zona pontuável, enquanto Reutemann sofreu para terminar na misera oitava posição.


Com o público delirando, José Carlos Pace venceu o Grande Prêmio do Brasil de 1975 sendo seguido por Emerson Fittipaldi, uma dobradinha inesquecível para o automobilismo brasileiro que via seus dois melhores pilotos assumirem a ponta também do Campeonato de Pilotos. Jochen Mass deu um show em Interlagos, sem cometer erros e nem ter problemas para terminar na ótima terceira colocação, conquistando o primeiro pódio alemão desde Wolfgang von Trips. Regazzoni foi quarto, Lauda quinto e Hunt fechou os pontos.


Ao fim, o Brasil vivia um momento espetacular para um país que há meros cinco anos não tinha sequer uma vitória na Fórmula 1, e agora tinha um bicampeão consagrado e uma promessa que fazia todos os torcedores sonharem com suas futuras vitórias...

Moco deixou saudades, e o mínimo que Interlagos podia fazer por ele era trocar seu nome para Autodromo José Carlos Pace, uma homenagem jus ao piloto que foi esse paulistano que nos deixou em 1977, num triste acidente aéreo.


Imagens tiradas do Google Imagens - GpExperts.com.br - F1-history.deviantart.com

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