quarta-feira, 7 de outubro de 2015

35 Anos - Sem Alarde, Emmo Se Aposenta da Fórmula 1


Dia 5 de outubro de 1980, The Glen, Estados Unidos. A categoria mais famosa do mundo chega para sua última etapa com o campeonato já decidido, mesmo de maneira polêmica e controversa após Alan Jones jogar seu Williams em cima do Brabham de Nelson Piquet, o novo ídolo dos torcedores brasileiros que estavam na espera de um novo grande piloto desde que Emerson Fittipaldi foi para a Copersucar.

Esse mesmo Emerson Fittipaldi estava lá, no Glen, para participar de mais um GP do Leste dos EUA. Mas essa corrida seria mais especial do que ele, a equipe, os pilotos, os fãs e a mídia imaginava: Era a última prova do primeiro campeão da Fórmula 1 brasileiro. Depois dos treinos, Bruno Giacomelli fez milagre com seu Alfa Romeo, conquistando a pole em cima de Nelson Piquet e Carlos Reutemann.


Outra surpresa era Elio de Angelis em 4º, com o campeão do mundo partindo da 5º posição. Fechando o top ten estavam René Arnoux, Didier Pironi, Héctor Rebaque, John Watson e o MITO Andrea de Cesaris, que nem sequer imaginava que morreria nesse mesmo dia só que 34 anos mais tarde. Fittipaldi conseguiu uma 19º colocação dos 25 carros, largando na frente de pilotos da Tyrrell e de Jody Scheckter.

Na partida, Alan Jones arrisca em cima de Piquet, que não alivia, deixando o australiano sair para fora da pista logo na primeira curva, caindo para o 12º posto. Fittipaldi conseguia melhorar algumas posições graças a sua manobra em cima de Keke Rosberg e os problemas de outros pilotos. Piquet pressionava Giacomelli, mas, por sua vez, era atacado por Carlos Reutemann enquanto tinha problemas.


Tentando fugir do argentino, Piquet perde o ponto de freada e roda, abandonando a prova na volta seguinte. Giacomelli caminhava para a vitória enquanto Alan Jones ia escalando o pelotão, se aproximando do italiano da Alfa. Quando o novo campeão do mundo estava em segundo, Bruno acabou abandonando por problemas na ignição...

Jones assumiu a ponta para não largar mais, com o pódio do GP anterior sendo repetido: Alan, Carlos e Didier. Tá, mas e Emerson? O brasileiro mal passou das 15 voltas, abandonando por causa de problemas na sua suspensão. No dia seguinte, nenhuma grande das comunicações falava sobre o bicampeão, que passou a ser excluído depois de se aventurar em seu próprio sonho e Nelson Piquet aparecer.


Jody Scheckter, mesmo tendo a pior temporada de um campeão na história, foi aclamado em Watkins Glen, já que anunciou que abandonaria a categoria ao fim da temporada, diferentemente de Emerson Fittipaldi, que decidiu anunciar apenas em 1981, quando a Fórmula 1 ainda estava preparando para voltar ás pistas em Jacarepaguá.

Assim, Emerson deixou a Fórmula 1, sem sequer ser notado pela imprensa brasileira, mostrando também a importância que a mídia passou a dar á pilotos que já tinham passado de seus tempos. Emerson tinha apenas 34 anos quando anunciou a aposentadoria definitiva da categoria, que ainda tentou traze-lo de volta com a Spirit, mas não conseguiu...


Curiosamente, nenhum brasileiro conseguiu se aposentar definitivamente após um anuncio feito ANTES da corrida. Exemplos como o de Piquet e de Barrichello são comuns, mas podemos citar vários outros que, como Rubinho, ficaram sem emprego mesmo sendo talentosos, como Enrique Bernoldi.

Imagens tiradas de GPExperts.com.br - F1-history.deviantart.com

Um comentário:

  1. Na minha opinião, os maiores feitos de Fittipaldi, foram abrir as portas da F1 para o Brasil e criar a equipe. Mais que as vitórias e títulos.

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