domingo, 4 de outubro de 2015

45 Anos - A Primeira Vitória Brasileira


Dia 4 de outubro de 1970, Watkins Glen, Estados Unidos. A Fórmula 1 chegava em sua penúltima etapa com Jochen Rindt ainda liderando a tabela de pilotos, sendo seguido por Jacky Ickx que vem tendo uma recuperação estupenda a ponto de disputar o título faltando duas provas para o fim. Com 18 pontos em jogo, o belga tinha 17 atrás do austríaco, mas sendo o favorito a conquistar as duas últimas corridas do ano.

O primeiro passo era em Watkins Glen, onde a Lotus decide agir e colocar de volta seus pilotos no grid de largada. Depois de conversar de Chapman, Emerson Fittipaldi se tornou o primeiro piloto da equipe vermelha e dourada, ao lado de Reine Wisell, um talentoso sueco que estreava na categoria. Ou seja, Colin se arriscara em colocar dois jovens pilotos (Emerson com 3 corridas na bagagem, e Reine com nenhuma) em seus carros que já haviam tirado uma vida.


Fittipaldi acabou não sendo forçado a vencer a prova, muito pelo contrário, tinha o objetivo de simplesmente completa-la para acumular mais experiência. Para piorar, com a pressão de substituir o melhor piloto da época, o brasileiro acaba pegando uma gripe no dia dos treinos qualificatórios, que quase não tiveram Emmo por causa das estradas da pacata Watkins Glen que estavam lotadas, impossibilitando a passagem de Fittipaldi, que só ocorreu com escolta policial.


Embaixo de chuva, Jacky Ickx deu um show, marcando um tempo de 1:03.07, mais de meio segundo mais rápido do que Jackie Stewart. Por incrível que pareça, Emerson ainda havia conseguido um ótimo terceiro lugar, sendo seguido por Pedro Rodríguez, Chris Amon, Clay Regazzoni, Jackie Oliver, o incansável John Surtees, Reine Wisell e Graham Hill. Como a pista era um das mais curtas (senão a mais curta) da temporada, apenas 24 pilotos largariam, o que tacou fora Westbury, Lovely e de Adamich da corrida.

A prova também tinha uma recompensa mais avantajada, com uma bela e linda quantia de dinheiro em dólares (isso valeria ouro se fosse atualmente...) que motivava ainda mais os pilotos que não tinham nada a perder, como Pedro Rodríguez. Depois de tomar injeção no sábado, Emerson Fittipaldi estava melhor para a corrida, mas a pressão que ele sentia era a mesma.


No domingo, uma rápida chuva havia caído no circuito, o que embaralhou a escolha de pneus. Emmo escolheu197 sair de compostos slicks. Na largada, Stewart pula bem, tomando a ponta seguido por Rodríguez e Ickx. Regazzoni também teve uma ótima saída, mas Emerson Fittipaldi não, caindo para a 8º colocação. Jackie Oliver passa por John Surtees, e logo depois por Chris Amon numa prova fantástica com a pista ainda molhada por causa da chuva.


Depois do abandono de Oliver, e Ickx e Regazzoni passarem por Rodríguez, a pista começa a secar rapidamente, beneficiando Emerson que começa a se aproveitar. Ao fim da volta 36, o brasileiro se torna o 5º colocado após Regazzoni ir para os boxes. Reine Wisell segue o companheiro e é sexto. Outro que fazia boa prova era Derek Bell, que entraria na zona de pontuação após Jacky Ickx (sim, o belga que estava em segundo e precisava de uma vitória) ter problemas na bomba de combustível ser obrigado a parar.


O ferrarista volta na 12º colocação faltando cerca de 50 voltas para o fim da prova que tinha 108 giros por causa do pequeno traçado de Watkins Glen. Com isso a classificação era: Stewart, Rodríguez, Fittipaldi, Wisell, Bell e Amon. A alegria do escocês voador acabaria logo depois dos problemas de motor assolarem seu carro. Graças a isso, o brasileiro voltou a andar na mesma volta do líder, que desistiria na volta 82.

Ickx já era o sexto, correndo desesperadamente para tentar vencer a prova que basicamente o entregaria o título. Na 93º volta, o belga passa por Derek Bell e vai em busca de Chris Amons com o coração na boca, já que faltavam apenas 14 voltas. Lá na frente, Pedro Rodríguez vinha para vencer e ganhar um belo saco de dinheiro, mas seu BRM teve problemas de consumo, forçando-o fazer uma parada que o jogou para a 2º colocação na volta 100.


Faltando 8 voltas para o fim, o Brasil liderava um GP de Fórmula 1 pela primeira vez na história, com um piloto que estava apenas em sua quarta aparição. Desesperado, Ickx ainda passa por Amon, mas com mínimas chances de vencer a corrida com 4 voltas faltando. E lá estava, a bandeira axadrezada a balançar após a Lotus vermelha e dourada de Emerson Fittipaldi do Brasil cruzar a linha de chegada em primeiro!!

Rodríguez e Wisell completam o pódio, enquanto Ickx cruza em 4º com Amon e Bell conquistando os últimas lugares pontuáveis. Colin Chapman finalmente tinha dois motivos para comemorar: a primeira vitória de seu novo grande piloto; e o título de seu último grande piloto que havia sido assegurado.


Mesmo tendo participação indireta no título de Rindt, Fittipaldi sem dúvida será agradecido e parabenizado pelo ex-companheiro quando eles se encontrarem "na outra dimensão". Jacky Ickx venceria a última corrida da temporada, no México, mostrando que só perdeu sua única chance de título por causa do carro, que era péssima no início da temporada e não foi confiável quando ele mais precisou. O belga ainda correu várias temporadas na Fórmula 1, mas sem o mesmo destaque que conquistaria no WSC, onde é muito lembrado pelo bicampeonato  e pelo acidente que vitimou Bellof ...


De qualquer forma, lá se foram 45 anos da primeira das 101 vitórias brasileiras na Fórmula 1, que ajudou a categoria conhecer seu único campeão post-mortem graças á Emerson Fittipaldi, o campeão brasileiro menos lembrado pelos próprios brasileiros, que chamam Ayrton Senna de Ayrton Senna do Brasil, sendo que Emmo era chamado de Emerson Fittipaldi do Brasil muitos anos antes e pelos gringos.

Obrigado por ler!
Curtam: Memória F-1

Imagens tiradas do GPExperts.com.br - F1-history.deviantart.com - Google Imagens

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