segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Coluna Semanal 27# - O Fim-de-Semana do Dia 5 de Outubro de 2014


Como muitos de vocês sabem, tenho 14 anos, e há exato "um inverno" eu estava ainda com meus 13. O dia? O mesmo de hoje, 5 de outubro, só que de 2014. Dia de corrida, o histórico Grande Prêmio do Japão iria começar, mais uma vez em Suzuka. Naquele fim-de-semana, Max Verstappen havia entrado para a história depois de participar do primeiro Treino Livre, se tornando o piloto mais jovem a participar de um fim-de-semana de GP, aos meros 17 anos e 3 dias.

A previsão de que o tufão Phanfone ainda não havia se concretizado durante todo o fim-de-semana, inclusive no sábado, onde as Flechas de Prata superaram as Williams que tinham boas esperanças para a rápida prova japonesa. Fernando Alonso conseguiu um ótimo quinto lugar, sendo seguido por Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen, Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen. O mais importante personagem desse fim-de-semana largava em 20º...


Eu estava lá, acordado com a TV da sala ligada e assistindo com meu pai. O blog, estava parado há dias e dias, sem nenhum ânimo eu quase o abandonei, especialmente de alguns problemas que envolveram minha internet, que ficou off durante uma semana em meia, inclusive no fim-de-semana no GP japonês...

A chuva me lembrava muito aquela que caia há 20 anos na mesma Suzuka, que, segundo Taki Inoue, se assemelhava com pedras. Depois de duas voltas atrás do Safety Car, e com Marcus Ericsson conseguindo rodar, a direção de prova decidiu interromper a prova por causa do tufão que finalmente chegara. Minutos depois, a corrida foi reiniciada, mas ainda com o carro de segurança na pista.


Na 10º volta, finalmente os 22 carros estão cortando a reta dos boxes de Suzuka. Lá atrás, depois de parar, Jenson Button vinha tendo ótimo desempenho com os pneus intermediários, o que forçou todo o resto ir aos boxes para fazer a troca. Jules Bianchi vinha ganhando posição por posição, até aparecer no fantástico terceiro posto, que não foi assegurado até o fim da volta, já que Button faria a ultrapassagem. Depois de parar, o francês voltou para o fim do pelotão...

Ambas as Williams penaram, e já eram superadas por Jenson Button, Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel. A disputa no meio do pelotão era intensa, com subidas e descidas bruscas ocasionadas por erros e paradas. Antes de ir pros boxes pela segunda vez, Jules ainda esteve na 12º colocação. No fim da 28º volta, Lewis Hamilton efetua a manobra que decide o futuro da corrida após passar por Nico Rosberg.


Após o termino da volta 40, a classificação era: Hamilton, Rosberg, Vettel, Button, Ricciardo, Hülkenberg, Bottas, Massa, Pérez, Vergne, Maldonado, Räikkönen, Kvyat, Magnussen, Gutierrez, Grosjean, Bianchi, Sutil, Ericsson, Chilton e Kobayashi. A chuva aumenta bruscamente, com os pilotos tendo sérias dificuldades de guiar seus carros.

Na 42º volta, as bandeiras amarelas são balançadas: Adrian Sutil havia rodado e batido com sua Sauber na bairreira de pneus. Um pequeno trator vai á pista retirar o carro do alemão num procedimento que era para ser normal... ERA.... Com a chuva cada vez mais forte, muitos pilotos vão para os boxes, mudando drasticamente as primeiras colocação (exceto Hamilton e Rosberg).


Uma volta depois, vejo a sigla "BIA" perder posições na pequena barra que fica na parte de baixo da tela. Penso: "Que pena, Jules rodou". Lembro que cheguei a falar isso para o meu pai na hora, mas nem sequer imaginava que o pior tinha acontecido. Eu tentava caçar o francês pela pista quando eles mudavam de câmeras, mas eu não achava nenhum sinal.

O Safety Car entra na pista, e junto dele o Medical Car, muito provavelmente para atender Adrian Sutil. Mas todos se perguntavam: Por quê o alemão necessitaria de atendimento já que saiu andando do carro? Logo, todos descobrem que a Marussia de Jules Bianchi havia sumido da pista, então onde ele estava? Inconsciente, o francês não responde aos rádios de sua equipe, mostrando que a situação era grave.


Todos passam a saber o que poderia ter acontecido: Jules bateu no trator. Quando a ambulância chega, a corrida é paralisada, um sinal que a situação do jovem francês não era nada boa. Depois de saber que Bianchi havia passado por baixo do trator e havia destruído seu santântonio, Charlie Whiting encerra a prova, que tinha Hamilton em primeiro, Rosberg em segundo e Ricciardo em terceiro, mas, como a volta 44º foi a última a ser completada por todos, ela passou a ditar os resultados, que colocaram Vettel no pódio e Hülkenberg de volta aos pontos.

Eu estava sentado no sofá, quieto, vendo todos os pilotos sendo informados sobre o terrível que havia acontecido. No pódio, Hamilton tenta dar um sorriso mais amarelado, mas mal conseguia. A Globo, por sua vez transmitiu até a entrevista do pódio, que na ocasião foi feita por Nigel Mansell, tudo por causa da busca de notícias sobre o estado de Jules, que já havia sido levado ao hospital.


Foi difícil dormir, mas consegui dar uma cochilada para acordar na manhã de eleições em busca de informações que sem dúvida seriam dadas no Esporte Espetacular. Foi naquela manhã que soube da lesão cerebral que Bianchi havia sofrido. O francês também havia passado por uma operação na cabeça, que foi bem-sucedida. Eu nunca havia sentido tanta tristeza assistindo a Fórmula 1...

Como eu disse, estava sem internet, o que dificultava E MUITO. Eu simplesmente esperava pelo amanhã, para saber sobre novas notícias. Na segunda-feira, fui para escola cabisbaixo, sem nenhum animo, sabendo que poderia ter visto o meu primeiro acidente fatal na Fórmula 1. No almoço, meu pai chega do trabalho e conta sobre o vídeo que havia sido divulgado do acidente, vídeo que é transmitido pelo Globo Esporte...


Depois de ver o vídeo fico ainda mais preocupado. A Marussia literalmente havia entrado embaixo do trator como se fosse um foguete, com Jules batendo a cabeça no pesado veículo. Como eu tinha um trabalho escolar para fazer na casa de um amigo, aproveitei para pedir á ele se podia ver o vídeo do acidente mais uma vez.

Vejo várias e várias vezes, tendo descobrir o que causou aquele terrível impacto que nove meses depois mataria um de meus 5 pilotos preferidos da atualidade. Depois que desisto de ver aquele vídeo, rolo a página um pouco mais para baixo, e rapidamente leio a manchete que noticiava: "Morreu Andrea de Cesaris".

Como eu deveria fazer o trabalho, nem cliquei, mas, sinceramente, aquilo foi mais um baque naquele fim-de-semana do dia 5 de outubro. Quando minha internet voltou, li melhor sobre os ocorridos, e talvez, pela primeira vez em meus vários anos na qual acompanho a Fórmula 1, senti a vontade de chorar...


É claro que esse fim-de-semana não deve ser comparado ao de Ímola, porém, para mim, ele foi o pior na qual vivi acompanhando a Fórmula 1, e espero nunca mais sofrer da mesma forma que sofri naquela época... A morte do MITO era ainda mais difícil de acreditar, ainda mais acompanhada do acidente de Jules e da lenta recuperação de Michael Schumacher.

Mais tarde, escrevo sobre Andrea... Mas antes, vou falar o que voltei a sentir na noite da morte de Jules... eu estava prestes a dormir quando meu primo, que dificilmente acompanha a Fórmula 1, me chamou por uma rede social e disse que Jules Bianchi havia morrido. Eu respondi que não, mas logo depois ele disse que havia passado no jornal... Isso me fez correr para a internet, onde vejo a confirmação, que na hora já me arrepia e acelera meus batimentos cardíacos.


Parece meio estranho, mas nunca senti vontade de chorar tanto por causa da morte de alguém, especialmente sem sequer conhecer a pessoa. Eu, sendo religioso, orei pela família e pelos amigos, sabendo que o sofrimento havia chegado perto do final....

Infelizmente, nas duas veze na qual meu computador ou minha internet teve problemas, fui recebido com péssimas notícias. Primeiro, a morte de Jack Brabham, e depois, a morte de Andrea de Cesaris... É a vida, ela segue, não podemos esquecer quem eles foram, mas temos que pensar no futuro, para que o que aconteceu não volte a se repetir...

Adeus, Andrea

Adeus, Jules

Ciao Jules - Ciao Andrea
Curtam: Memória F-1

Imagens tiradas do Google Imagens - GPExperts.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário