quarta-feira, 21 de outubro de 2015

1985 á 2015: Comparando os Desempenhos


Hoje, dia 21 de outubro de 2015, Marty McFly chega do passado com seu belíssimo DeLorean. Para comemorar essa data tão especial para os fãs de De Volta Para o Futuro, decidi fazer um post mostrando com quais equipes o protagonista de Michael J. Fox poderia comparar ao ano de sua ida: 1985. É claro que muita coisa mudou, pilotos, carros, ídolos, recordes, pneus, regras, circuitos, mas uma coisa jamais vai mudar: Nossa paixão pela Fórmula 1, independentemente do que ela sofra.

O post foi inspirado neste do Motorsport Brasil, que apesar de ótimo, poderia ter explorado mais alguns aspectos, que eu, exploro aqui. Vocês vão ver uma provável comparação que McFly poderia fazer em relação ao desempenhos dos carros da temporada de 1985 e 2015 da Fórmula 1:


Marlboro McLaren International - Mercedes AMG Petronas F1 Team
A McLaren facilmente poderia ser comparada á Mercedes, que, como a equipe britânica, raramente perde, e quando isso acontece é porque algo está errado com o carro, pois os pilotos são de alta qualidade. Em relação á beleza, prefiro a Flecha de Prata, mas em relação aos pilotos... prefiro Niki Lauda e Alain Prost do que Lewis Hamilton e Nico Rosberg.


Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Scuderia Ferrari
A Ferrari, por sua vez, pode ser comparada a si mesma. É a segunda força do campeonato, da mesma forma que eles foram em 1985 (bem, certo que os carros de Maranello decaíram muito na segunda metade da temporada, mas pelo menos se mantiveram na frente da Williams). O carro de atualmente também a mais bonito, e diferentemente da última comparação, manteria ambos os pilotos da atualidade.


Canon Williams Honda Team - Williams Martini Racing
O chassis de 1985 da Williams era muito melhor, comparado, é claro, aos dos adversários da época, do que o atual, que mesmo com poderoso motor Mercedes equipado, não consegue superar a Ferrari. Bem que Frank Williams gostaria de voltar á 1985, quando ainda tinha total movimentação e uma dupla fantástica, que "dá de 10" em cima da atual, para mim. Em relação aos carros, prefiro o FW10...


Motor Racing Devemlopments - Infiniti Red Bull Racing
Alguém ainda lembrava da Brabham? A equipe do "Tio Jack" sofreu na temporada de 1985, os diversos problemas enfrentados pelo time acabaram tirando deles ótimos resultados, incluindo pontos e pódios importantíssimos. Para variar, Piquet fez bonito ao lado da sorte em Paul Ricard, quando o sol ajudou os pneus Pirelli (quem diria).


Barclay Arrows BMW - Sahara Force India F1 Team
A Force India tem carro, tem pilotos, tem motor, mas algo não consegue leva-los para frente, mesmo algo que, para mim, não conseguia trazer tão bons resultados para a Arrows na temporada de 1985, quando Thierry Boutsen e Gerhard Berger dividiram a equipe. Da mesma forma que vai sendo em 2015, o piloto que tinha mais esperanças não vinha tendo uma ótima temporada, enquanto o menos acreditado já arrancou resultados melhores.


Équipe Renault Elf - Lotus F1 Team
Lotus e Renault, foi difícil perceber algo igualdade nessas duas equipes. A equipe de Enstone tão uma grande semelhante com aquela que poderá voltar a ser em 2016: Ser bons em certos circuitos, e ser ruim em outros. Mesmo assim, Patrick Tambay e Derek Warwick quase sempre frequentariam os lugares pontuáveis caso o sistema de pontuação fosse o atual, da mesma forma de Romain Grosjean, que tem os mesmos resultados na casa do 7º, 8º, 9º e 10º lugar.


Tyrrell Racing Organisation - Scuderia Toro Rosso
Ambos tem/tinham como o principal problema o motor, a Tyrrell passando a maior parte de 1985 com um fraco Ford aspirado, e a Toro Rosso passando toda a temporada de 2015 com o motor Renault que tinha grandes problemas de confiabilidade no começo do ano. Da mesma forma da equipe do "Tio Ken", a STR tem uma talentosa dupla de pilotos, que, tomara, não tenham o mesmo destino de Bellof e Brundle.


Équipe Ligier - Sauber F1 Team
Ficou ainda mais difícil achar alguma equipe para comparar com a Sauber. Faltando apenas algumas nanicas escuderias, tive que escolher uma que teve resultados até que confortáveis em 1985: a Ligier. A equipe do "Tio Guy" quase sempre estava lá na disputa para entrar nos dez primeiros, que aos poucos ia se transformando em seis primeiros, e com sorte, até os três primeiros...


Benetton Team Alfa Romeo - McLaren Honda
Quem mais sente saudade dessa época é a McLaren... tendo um chassis consideravelmente bom, e um lixo de motor, a Alfa Romeo facilmente se encaixa com a campeão daquela temporada. A equipe italiana, em sua segunda e última aventura na Fórmula 1, pagou mico com seus motores, morrendo ao fim da temporada de 1985 (tomara que a McLaren não tenha o mesmo final). De qualquer forma, Patrese e Cheever devem saber o que Alonso e Button estão sofrendo.


Minardi Team SpA - Manor Marussia F1 Team
Com quem devíamos comparar a Manor? Com quem?? É claro que a Minardi, que da mesma forma da equipe britânica, estreava. Quando conseguiu "terminar" uma corrida, a equipe de Giancarlo Minardi conseguia se aproximar do top ten, que ainda é namorado pela Manor que viu, no ano passado, Jules Bianchi conquistar um brilhante 9º lugar com o mesmo carro que eles usam nessa temporada. A maior diferença é que a Minardi sofria com o Motori Moderni...

O que achou do post de hoje? Gostou?

Curta a página: Memória F-1
Siga-me no Twitter: @MemoriaF1

Imagens tiradas do Google Imagens e F1-history.deviantart.com

2 comentários:

  1. Gostei muito desse post. Acompanha a fórmula um faz muito tempo e achei as comparações plausíveis com a época.

    ResponderExcluir