quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Piloto Memorável 5# - Clay Regazzoni


Gianclaudio Regazzoni nasceu em Medrisio na Suiça em 5 de setembro de 1939.

Começou logo na Ferrari em 1970, com apoio da torcida italiana, já que Clay nasceu numa região de fronteira com a Itália. Estrou no GP da Holanda com um quarto lugar, logo depois na Grã Bretanha mais um 4º lugar. Fica fora na Alemanha e consegue o seu primeiro pódio na Áustria em 2º, e não seria só isso, Regazzoni ainda venceria na Itália, voltaria a ter outros pódio no resto do campeonato rendendo a ele um 3º lugar no final do campeonato, mesmo disputando 8 das 13 corridas.

Ferrari de 1971, sendo pilotada por Ickx
Já o ano de 1971 não seria tão bom como seu primeiro ano, Clay terminou apenas 4 das 11 provas, mas quando terminava sempre estava nos pontos. O ano de 1972 ainda seria pior, terminando em 15º, mesmo com 2 pódios.

Vai para a BRM em 1973 e faz novamente um mal ano, ao lado de Lauda, Clay conquista 2 pontos e Lauda também. O ano de 1973 seria marcado pelo seu acidente na África do Sul, quando o ingles Mike Hailwood salvou sua vida, mesmo quando queimou suas mãos e pés.

Regazzoni em 1974
Em 1974 retorna para a Ferrari ao lado de Lauda. Lá disputa o titulo como Fittipaldi. Regazzoni só vence na Alemanha, mas tem grande numero de pódios. Clay chegava nos EUA empatado com Fittipaldi, que termina em 4º enquanto Regazzoni não se mantém regular na corrida e termina em 11º.

Começa com dois 4º lugares o ano de 1975, ano que Lauda ofuscaria Regazzoni, que venceria apenas na Itália e terminava em 5º, enquanto seu companheiro ganha o titulo com 5 vitórias.

Regazzoni em 1976
No ano de 1976, a disputa de Lauda e Hunt mal serviu para Clay se aproximar dos primeiros no campeonato, apesar da vitória no GP do Oeste dos EUA, e outros pódios, Clay terminaria apenas em 5º . E Lauda ainda perderia o titulo.

Por causa dos maus resultados apresentados nos anos de 75 e 76, a Ferrari manda Regazzoni embora, que acha a Ensign. Consegue ficar nos pontos 3 vezes, rendendo a ele o 17º lugar com 5 pontos. No ano de 1978 correria pela Shadow, mesmo com o terrivel carro, Regazzoni ainda consegue terminar em 16º com 4 pontos, com dois 5º lugares.

Última vitória de Regazzoni
Em 1979 vai para a Williams que estava crescendo, Clay volta a vencer, no GP da Grã-Bretanha, mas isso ainda é pouco, comparado com as 4 vitorias de Jones, seu companheiro que termina em 3º. Clay termina seu último ano completo em 5º.

Acidente de Regazzoni em 1980.
Em 1980 retorna para a Ensign, que novamente tem um "ótimo carro". Clay só termina o GP da África do Sul.  E no GP do Oeste dos EUA, Regazzoni sofre forte acidente, quando os freios de seu carro falham e ele se choca com o carro de Zunino (que já tinha abandonado). O acidente deixou Regazzoni paralisado da cintura para baixo. Depois disso se dedicou a ajudar portadores de deficiência física.

Infelizmente Clay Regazzoni morreria em um acidente de carro, após colidir com um caminhão em Parma na Itália.

O que eu penso: Regazzoni teve um grande inicio de carreira na Ferrari, mas após perder o titulo em 1974, parece ter se abatido, nunca mais voltou a ser aquele grande piloto que fora em 74, mas ainda está na mente dos grandes fãs da F-1.
NOTA: 8,9

Nenhum comentário:

Postar um comentário