sábado, 9 de agosto de 2014

Piloto Memorável #1 - Gerhard Berger






Gerhard nasceu dia 27 de agosto de 1959 em Wörgl na Áustria. Estreou na ATS no final de 1984 no GP austriaco, já no seu 2º GP, na Itália, ele consegue um 6º lugar, mas invalido, pq a ATS só tinha inscrito um carro, o de Manfred Winkelhock.

No seu segundo ano ele defenderia a Arrows BMW, tendo um mal começo, mas terminando com um 5º e 6º lugares nas últimas 2 etapas.

A Benetton logo chamou ele para a temporada de 1986, com ótimos resultados nas 3 primeiras provas e seu primeiro pódio, com 3º lugar em San Marino. Berger teve q esperar até outubro para voltar ao pódio e dessa vez como vencedor no GP do México, esse trabalho o rende um 7º posto no campeonato.

Em 1987 estreia pela Ferrari, terminando de 4º para cima tds as provas q ele termina, e vence as 2 últimas corridas, Japão e Australia deixando ele em 5º no campeonato.


1988 estava dando tudo certo para ele, só q a vitória nunca vinha, mas veio no GP da Itália, dobradinha Ferrarista, após os 2 carros da McLaren ficarem fora. Termina em 3º o campeonato.


Em 1989 tem um péssimo ano, que ficou mais marcado pela batida na Tamburello, na qual seu carro pegou fogo. Só terminou 3 corridas 2º na Itália, 1º em Portugal e 2º na Espanha. Termina em 7º
Começava o ano de 1990 ao lado de Ayrton na McLaren (em uma época q se tornariam amigos), terminou 5 vezes em 3º e só. Rendeu a ele um 4º lugar.

Acidente de Berger em Imola 1989
Em 1991 voltaria a vencer, no Japão quando Senna abriu passagem. De novo terminou em 4º.

A McLaren n tinha condições em 1992, mesmo assim Berger venceu no Canadá e na Austrália, terminando em 5º com 1 ponto de diferença para Senna em 4º. 92 ficou marcado pelo seu acidente com Patrese em Portugal, quando ele estava entrando nos boxes e freiou bruscamente, Riccardo vinha logo atras e foi catapultado, teve sorte e n sofreu ferimentos.


Em 1993 volta a Ferrari (q fez um carro "capenga") e consegue um pódio, 3º na Hungria. Termina em 8º no campeonato. Outros acidentes aconteceram com ele, inclusive na largada do GP Brasil na qual trombou em Andretti.

Acidente na largada do GP Brasil em 1993
Em 1994, perde tragicamente o amigo, mas mesmo assim continuou e venceu na Alemanha depois de 4 anos a Ferrari voltava a vencer. Terminou em 3º no campeonato.

Em 1995 termina 6 vezes em 3º (e só para confirmar... eu já li revistas q falavam q Berger venceu o GP Brasil pq as Benettons e Williams foram DSQ, isso é vdd?) termina o ano em 6º.


Voltou para Benetton em 1996 teve 2 pódios e terminou em 6º de novo.


Veio seu último ano em 1997, fez pole de venceu sua última e para Benetton tmb, GP Alemanha. Terminou com um 4º lugar no GP da Europa e um 5º na temporada.

Sua última vitória na Alemanha em 1997
Já foi um dos proprietários da STR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário