sábado, 23 de agosto de 2014

Para Lembrar - Didier Pironi (27 anos de sua morte)

"Didi" passa "Gil"

Há exatos 27 anos, Didier Pironi perdia a vida numa competição de Offshore, por isso gostaria de lembrar de algumas coisas de sua grande carreira na F-1.

Pironi é marcado, para mim, daquele momento em San Marino em 1982 que criou um ar diferente dentro da Ferrari. Agora você me pergunta por que se criou um "ar diferente" na Ferrari? Em 1982 Ferrari deixara o lugar de 1º piloto para Gilles, que já vinha de anos e anos de 2º piloto, era chance de Gil conseguir um titulo, e todo brasileiro já sabe como a Ferrari favorece seu 1º piloto. Didier desobedeceu a ordem de equipe e passou Gilles em Imola e acabou vencendo. Algumas semanas depois Villeneuve morria em Zolder. Outra morte no ano de 82 teve a ver com Pironi. No Canadá sua Ferrari ficou parada no grid e foi acertado em cheio pela Osella de Paletti que faleceu devido aos ferimentos.

Pódio do GP San Marino 1982

Mas vamos deixar de lado o ruim de Pironi, e vamos falar de seus incriveis feitos. Didier conseguiu a incrivel pole do GP de Mônaco de 1980 com uma Ligier, mas 2 semanas antes ele já tinha conquistado a magnifica primeira vitória, na Bélgica. Após o incrivel ano de 80 com a Ligier, foi chamado para Ferrari.

Onde só conseguiu começar a vencer 1982 com um bom carro, venceu em San Marino (como já disse) e não participou do GP belga pela morte do lendário Gil. Voltaria vencer na Holanda e outros dois pódios deixavam ele na liderança, consideravelmente longe de Prost, Lauda, Watson e Rosberg.

Atendimento a Pironi após seu acidente

Mas o pior aconteceria na Alemanha, um forte acidente tira ele do campeonato de 1982 e até mesmo da     F-1, Keke Rosberg conquista o titulo após tirar Pironi da briga na penúltima corrida.

Pironi ainda voltaria a testar na F-1 com um AGS em 1986, mas sentiu fortes dores e desistiu dela (F-1) e se dedicou a uma competição de barcos, a Offshore, onde morreria em 1987 após capotar em uma onda. Era o fim do garoto francês.








Didier Pironi   26/03/1952 - 23/08/1987

Nenhum comentário:

Postar um comentário