terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Formula 1 - 2014

#FORZAJULES
Ao final da temporada de 2014 da F-1, gostaria de fazer uma "review" da temporada, com os melhores acontecimento de cada corrida, espero que vocês gostem, porque demorei a manhã inteira do meu aniversário


GP da Austrália: No primeiro GP com os motores turbo, depois de mais de 20 anos, havia um medo de que ninguém terminasse o GP, coisa que não aconteceu, mas vimos um grande numero de abandonos, coisa que não vimos por anos. Com o abandono de Hamilton, Rosberg teve o caminho livre para vencer o GP australiano, marcado também pela grande atuação de Bottas e pela desclassificação de Ricciardo. Com isso Magnussen repetiu o feito de Hamilton que conseguiu um pódio no seu GP de estreia. Parecia que a McLaren tinha voltado a brigar pelo pódio.


GP da Malásia: No GP malaio parece que tudo vai mudar, com Vettel voltando a disputar o pódio e Hulkenberg levando a Force India ao TOP FIVE. Hamilton venceu com facilidade e Felipe Massa teve que ouvir o temido "Bottas is faster than you", mas parece que o brasileiro aprendeu a lição e não deixou o finlândes passar. Novamente o GP é marcado por muitos abandonos.


GP do Bahrein: Na minha opinião um dos 3 melhores GPs da história, senão o melhor. Com a pole de Rosberg a briga ficaria mais intensa. Na largada Felipe pula de 7º para 3º. A corrida seria com disputas em todos os momentos (incluindo um capotagem, após 8 anos, desde Heidfeld nos EUA em 2006), enquanto uma acabava, outra começava. Lá no deserto de Sakhir ocorreu o primeiro grande embate de Lewis e Nico, que acabou com a vitória do inglês. Para completar o pódio Sergio Perez surpreende a todos e leva a Force India ao 3º posto, enquanto no Campeonato de Pilotos, Hulkenberg era o 3º colocado.


GP da China: Hamilton dá mais um show, mostrando a Nico que manda na China. As Red Bulls largam em 2º e 3º, mas não resistem a Nico Rosberg e Fernando Alonso. Kvyat mais uma vez se mostra como uma promessa, pontuando de novo. Hulkenberg se mantém bem no Campeonato terminado o GP em 6º. Felipe Massa acaba perdendo a chance de pódio tocando em Alonso na largada.


GP da Espanha: Vettel leva sua RBR, ao 4º lugar após largar em 15º, Hamilton vence novamente, e Ricciardo começa a aparecer como provável 3º colocado no campeonato. Massa mais uma vez decepciona, enquanto Bottas briga por pódio. Grosjean faz milagre e leva a Lotus aos pontos.

GP de Mônaco: Outro GP bem disputado, Rosbger mostrou que pode segurar Hamilton, e Ricciardo mais uma vez no pódio mostra quem seria sem dúvida o 3º colocado. Hulkenberg consegue terminar em 5º e Massa 7º, mas o mais surpreendente foi o resultado da Marussia de Jules Bianchi, que conseguiu um 9º lugar, deixando para trás Magnussen e Raikkönen, que também ficou atrás de outro resultado surpreendente, o 11º lugar de Marcus Ericsson.


GP do Canadá: Nas primeiras voltas do GP do Canadá, vimos um acidente que envolveu as duas Marussias, com isso pela primeira vez na carreira, Max Chilton não completou um GP. Lá na frente, Lewis e Nico travaram uma dura briga e foi possível ver que eles (Mercedes) ainda tinham um ponto fraco, a disputa   interna. Hamilton teve problemas nos freios e Rosberg não conseguiu segurar o Red Bull de Daniel Ricciardo que vence, a corrida seria marcada também pela forte atuação de Felipe Massa, que acabou batendo e Pérez na última volta, quando o brasileiro ainda tinha chances de pódio.


GP da Áustria: Graças a Felipe Massa, não vimos o maior dominio da história nos treinos (igualando o da McLaren em 1988, quando Prost e Senna só não largaram na pole em 1 GP). Na corrida Massa não conseguiu se manter nos 3 primeiros, terminando em 4º. Rosberg venceu novamente, seguido por Lewis e Bottas. Pérez surpreendeu, mesmo com a punção, o mexicano terminou em 6º.


GP da Inglaterra: A Williams mais uma vez não tem uma boa classificação, tendo seus 2 carros fora do Q2, e Bianchi surpreendendo o mundo novamente após terminar em 4º o Q1 e em 12º no Q2. Na corrida Robserg teve seus primeiros problemas, dando a vitória para Hamilton. Antes, na largada, Kimi bate forte envolvendo Massa. Bottas leva a Williams para o 2º lugar, seguido por Ricciardo. A corrida também foi marcada pela briga entre Alonso e Vettel, que não disputavam mais um titulo e sim um posição no meio dos pontos.

GP da Alemanha: Nos treinos Hamilton bate, dando de bandeja a pole para Rosberg, que vence com facilidade. Magnussen toca em Massa que capota na largada. Lewis ainda levaria sua Mercedes ao 3º posto. Rosberg ainda seria beneficiado, com a rodada de Sutil, o SC acabou não entrando, atrapalhando a chance até mesmo de uma vitória de Bottas ou Hamilton.


GP da Hungria: Na Hungria, Hamilton enfrenta novamente problemas, dando a pole para Rosberg, que desperdiçou. Um GP com chuva, várias batidas e disputas. Mas o mais surpreendente foi a vitória de Ricciardo, que tirou a chance da Mercedes se igualar a McLaren de 1988, Alonso voltou a ter chance de vitória, mas acabou perdendo para o australiano que estava deixando o tetracampeão no chinelo. Hamilton ainda terminaria na frente de Rosberg.


GP da Bélgica: Nas primeiras voltas Rosberg acaba tocando em Hamilton, que fura o pneu e mais tarde abandona. Nico novamente faria uma péssima corrida, deixando Daniel Ricciardo vencer novamente, Kimi voltaria a disputar um pódio, mas não conseguiria deter seu compatriota. A disputa entre Vettel, Alonso, Button e Magnussen seria uma das melhores do ano, com Magnussen sendo o garoto que fez isso acontecer.


GP da Itália: Uma verdadeira pista feita para os motores Mercedes, Alonso e Chilton voltariam a abandonar, e Massa voltaria ao pódio. Hamilton venceria a corrida após dois erros bobos de Rosberg. As McLarens que prometiam não fizeram nada, terminado em 8º e 10º. Kvyat mostrou que também é bom em recuperar posições, largando em 21º, terminou em 11º.


GP de Cingapura: Outro GP terrível para Rosberg, que sofreu problemas no volante. Hamilton tinha a corrida na mão, mas quase perdeu ela nas voltas finais. Nunca vi Vettel tão perto de uma vitória nesse ano, como em Cingapura, mas a Mercedes mostrou quem manda. Vergne surpreendeu, mesmo tendo 10s, no total, de punição terminou em 6º e Bottas acabou perdendo tudo na última volta.


GP do Japão: Na estreia de Max Verstappen num fim-de-semana de GP, tivemos um triste incidente. A corrida começaria com o SC. A Williams perdeu facilmente para as RBRs, e Bianchi completaria em 3º a volta em quem todos estavam parando para colocar pneus intermediários. Hamilton ainda passaria por Rosberg, até que Sutil bate e você já conhece o resto da história............................


GP da Rússia: O GP mais monótono do séc XXI, com Putin, Bernie e Todt nos holofotes, enquanto na corrida nada. Hamilton venceu facilmente, seguido por Rosberg e Bottas.

GP dos EUA: O GP com 18 carros, teria mais uma vitória de Hamilton, após passar por Rosberg. Massa perderia outro pódio, dessa vez por causa dos boxes. Sutil perderia sua chance de levar a Sauber aos pontos.


GP do Brasil: O GP que Massa teve sorte do azar, mesmo com punição, teve seu pódio. Bottas teria dois problemas, Ricciardo quebraria a suspensão em plena reta, Hamilton perderia a chance de vencer novamente, por causa de uma rodada. Hulkenberg faria novamente um bom GP Brasil.


GP dos EAU: "Who is this Guy ?" Will Stevens estava inscrito pela Caterham para sua volta no GP dos EAU em Abu Dhabi. Hamilton pularia para 1º logo na largada, e teria sorte, já que Rosberg perderia potência, e terminaria em 14º. Massa quase tirou Hamilton do 1º posto. Bottas fechou o pódio, e conseguiu terminar em 4º no Campeonato. Que terminaria com Hamilton campeão.


Assim foi o campeonato de 2014, que eu coloco entre os 5 melhores campeonatos da F-1 nesse século XXI. O Campeonato com a volta dos turbos, uma briga de equipe, o que não acontecia desde 1988. Ricciardo sendo o salvador da pátria para a McLaren de 88, Senna e Prost. E o triste acidente de Bianchi, que muito provavelmente estaria na Ferrari em 2016, e selou o fim da Marussia na F-1.

Classficação Final
PILOTOS

  1. Lewis Hamilton - Mercedes - 384
  2. Nico Rosberg - Mercedes - 317
  3. Daniel Ricciardo - Red Bull - 238
  4. Valtteri Bottas - Williams - 186
  5. Sebastian Vettel - Red Bull - 167
  6. Fernando Alonso - Ferrari - 161
  7. Felipe Massa - Williams - 134
  8. Jenson Button - McLaren - 126
  9. Nico Hulkenberg - Force India - 96
  10. Sérgio Pérez - Force India - 59
  11. Kevin Magnussen - McLaren - 55
  12. Kimi Raikkönen - Ferrari - 55
  13. Jean-Éric Vergne - Toro Rosso - 22
  14. Romain Grosjean - Lotus - 8
  15. Daniil Kvyat - Toro Rosso - 8
  16. Pastor Maldonado - Lotus - 2
  17. Jules Bianchi - Marussia - 2
  18. Adrian Sutil - Sauber - 0
  19. Marcus Ericsson - Caterham - 0
  20. Esteban Gutiérrez - Sauber - 0
  21. Max Chilton - Marussia - 0
  22. Kamui Kobayashi - Caterham - 0
  23. Will Stevens - Caterham - 0
  24. André Lotterer - Caterham - 0

Classificação Final
CONSTRUTORES


  1. Mercedes - 701
  2. Red Bull - 405
  3. Williams - 320
  4. Ferrari - 216
  5. McLaren - 181
  6. Force India - 155
  7. Toro Rosso - 30
  8. Lotus - 10
  9. Marussia - 2
  10. Sauber - 0
  11. Caterham - 0
Imagens tiradas do http://www.f1-fansite.com e do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário