segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Grande Prêmio do Brasil de 2014

#ForzaJules e #ForçaEquipes


Na segunda corrida com apenas 18 carros na temporada, a noticia não era das boas, a Marussia tinha fechado as portas, e a Caterham (teoricamente em pior situação) ainda sofre com as dividas. Nos treinos livres vimos uma prévio do que aconteceria no fim-de-semana inteiro, Mercedes e Williams dominando. Os principais momentos do treino livre foi quando Kimi acabou saindo de traseira no inicio da subida do café e ,já tendo experiencia, deu meia volta antes de passar pelo antigo traçado. O outro acontecimento, foi por sorte (ou talvez talento), de Verstappen, que fez um lindo drift,na descida depois do Bico de Pato.

Nos treinos de classificação, vimos como é ruim o carro da Lotus e Vergne sofreu para tentar ir para o Q2. No Q2 Alonso teve sorte, se não fosse a diferença de carro, Gutierrez tiraria o espanhol do Q3. Ainda no 2º Treino de Qualificação, Massa foi mais rápido que Hamilton, Bottas também conseguiu a façanha, o que dava a nós brasileiros uma esperança de 1º fila. Já no Q3, Hamilton teve azar, se não fosse aquela travada que ele deu na parte do miolo, o inglês seria pole.

Na corrida, o pole Nico Rosberg, pulou para primeiro logo na primeira curva, seguido por Hamilton, Massa e Bottas. O desgaste de pneus foi muito grande, com os pneus macios mais ainda, fazendo que muitos parassem nos boxes antes das 10 voltas. Hulkenberg, que largou com pneus médios, assumiu a liderança seguido das Toro Rosso e por Grosjean. As duas Mercedes logo se recuperariam, e antes mesmo de Hulk parar eles já estavam nas primeiras posições novamente.

De repente aparece que Felipe Massa estava sobre investigação por excesso de velocidade nos boxes, logo depois aparece a punição, que era de 5 segundos. Era um pesadelo para nós brasileiros que torciamos por outro pódio de Massa, mas a sorte o ajudou, quando Bottas tem problemas com o cinto que fica nas "partes baixas" dos pilotos.


Na segunda parada, Massa cumpri sua punição e Bottas arruma seu cinto. Mas diferentemente de Bottas, o brasileiro não perde nenhuma posição, porém tinha Jenson Button como rival para chegar ao pódio. Enquanto isso, Hamilton forçava demais para se aproximar de Rosberg durante as paradas, até que o inglês rodou e perdeu muito tempo, mas se não fosse aquela rodada, ele seria o lider da corrida.

Para piorar, Bottas teria outro problema, uma sobreviseira estava presa na asa de seu Williams, o que fez ele perder muitas posições, desde a falta de velocidade na pista quanto nos boxes. Lá na frente, Grosjean e Hulkenberg iam dando show de economia de pneus.

No resto da corrida, tivemos a briga interna da Ferrari, Kimi e Alonso, o finlandes com pneus desgastados e o espanhol com pneus novos. O duelo durou algumas voltas, e o vencedor foi Fernando Alonso. Na volta 40 Ricciardo tem problemas com a suspensão, fazendo o australiano abandonar.


A briga pela liderança ficava eletrizante a cada volta, mas acabamos não vendo Hamilton passar Rosberg. Há 8 voltas do fim, Grosjean parou o carro e abandonou. A vitória acabou ficando para o alemão Rosberg, que precisa vencer em Abu Dhabi e torcer para que Hamilton termine em 3º, coisa quase impossivel.

Minha Opinião Sobre a Corrida          NOTA: 9,4


  • MELHOR PILOTO: Nico Rosberg
  • SORTUDO DA CORRIDA: Felipe Massa
  • AZARADO DA CORRIDA: Valtteri Bottas
  • DECEPÇÃO DA CORRIDA: Esteban Gutierrez
  • SURPRESA DA CORRIDA: Nico Hulkenberg
Rosberg fez no Brasil, o que ele deveria ter feito no ano todo, segurar Hamilton. Massa teve sorte, mesmo com sua punição e passando nos boxes da McLaren na 3º parada. Bottas teve o azar de ter dois problemas que fez ele perder tempo, terminando apenas em 10º. Gutierrez se mostrou forte nos treinos e tinha chances de pontos na corrida, mas o que vimos foi uma péssima corrida, terminando em 14º. Hulkenberg, sempre andou bem no Brasil, e dessa vez não foi diferente, o alemão largou em 12º e chegou a liderar a prova, fazendo uma estrategia de usar os pneus mais duros nas 3 primeiras paradas e só no final usar o macio, o que o ajudou muito.



Resultados da Corrida       NP: Não Participou

  1. Nico Rosberg - Mercedes
  2. Lewis Hamilton - Mercedes
  3. Felipe Massa - Williams
  4. Jenson Button - McLaren
  5. Sebastian Vettel - Red Bull
  6. Fernando Alonso - Ferrari
  7. Kimi Raikkönen - Ferrari
  8. Nico Hulkenberg - Force India
  9. Kevin Magnussen - McLaren
  10. Valtteri Bottas - Williams
  11. Daniil Kvyat - Toro Rosso
  12. Pastor Maldonado - Lotus
  13. Jean-Éric Vergne - Toro Rosso
  14. Esteban Gutiérrez - Sauber
  15. Sérgio Pérez - Force India
  16. Adrian Sutil - Sauber
  17. Romain Grosjean - Lotus
  18. Daniel Ricciardo - Red Bull
  19. Marcus Ericsson - Caterham  NP
  20. Kamui Kobayashi - Caterham  NP
Classificação do Campeonato
Hamilton - 334 pts                           Mercedes - 651 pts
Rosberg - 317 pts                              Red Bull - 373 pts
Ricciardo - 214 pts                            Williams - 254 pts
Vettel - 159 pts                                  Ferrari - 210 pts
Alonso - 157 pts                                McLaren - 161 pts

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário