|
No inicio de AVUS, as FLECHAS DE PRATA dominavam |
Com essa postagem começo mais um "quadro" aqui no blog, o dos circuito memoráveis. Pensei em fazer da minha pista preferida, mas vou deixar a pista belga para a próxima. Para quem não entendeu esse nome em alemão, vamos chama-lo de AVUS. Para aqueles que amam verdadeiramente o automobilismo, e vão á fundo nisso, o conhece.
|
AVUS no seu inicio |
No inicio do século XX, um clube de automóveis alemão decidiu criar um circuito para desenvolvimento da industria automobilistica. Após anos buscando recursos, AVUS começou a ser construida em 1913, mas após o inicio da I Guerra Mundial em 1914, paralisou a obra, que só voltaria em 1920, já com outra pessoa no comando. O primeiro grande evento de AVUS ocorreu no dia 24 de setembro de 1921, foi o primeiro IAA depois da guerra. IAA para aqueles que não sabem é Exibição Internacional de Carros em alemão. Isso tudo, atualmente, é conhecido com Salão de Frankfurt, que naquele ano foi em Berlim, localização de AVUS.
|
Circuito de AVUS após cada ano |
Em 1926 aconteceu lá o primeiro GP da Alemanha, que foi marcado pela vitória de Rudolf Caracciola com sua flecha de prata, e a morte de 4 pessoas, em dois acidentes. Anos depois o circuito foi reformado, e a "parede da morte" foi construida, com uma inclinação de 43 graus (a inclinação de Indianapolis era de 9), e sem nenhuma barreira.
Em 1937, Herrman Lang conseguiu uma média de 261,7 Km/h em AVUS, um recorde que só seria batido por ovais, mas nunca por um misto. Lang ainda tinha conseguido a chegar uma marca de 390Km/h nos treinos. Então veio a II Guerra, e com a derrota dos alemães, os americanos se instalaram na parte ao lado da curva do sul.
|
GP da Alemanha de 1959 |
|
Jean Behra prestes a voar para a morte |
14 anos depois, em 1951 foi possível ouvir o ronco dos motores no mais rapido circuito do mundo, mas infelizmente (na minha visão), o traçado foi encurtado de 19,569m para 8,229m. No meio dos anos 50 a F-1 esteve lá, mas só para uma corrida de demonstração, que anos depois se tornaria oficial. Em 1959, o GP da Alemanha foi disputada no circuito de AVUS, Tony Brooks foi o vencedor, mas no sabado numa corrida de demonstração, Jean Behra voou para fora da "parede da morte" e acabou falecendo. Além dele, o próprio circuito de AVUS faleceu no cenário internacional.
Os anos seguintes seriam marcados por provas apenas da DTM e F-3, mas nenhuma competição internacional. Em 1995, Keith Odor, morreria em uma das últimas provas de AVUS, que teve seu último GP em 1998.
Atualmente a torre do circuito é um hotel e restaurante. Agora aquele gigantesco circuito não passa de uma autoestrada (na decada de 10 ele já fazia parte dela), mas há 100 anos era uma promessa para o automobilismo. Os anos dourados de AVUS:
https://www.youtube.com/watch?v=whTYoQ2J800&index=3&list=PLlELf9aRtDLqFuTWWUY69LIG63fU5-ALz
Imagens tiradas do http://www.flatout.com.br e do Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário