sexta-feira, 15 de abril de 2016

Pré-GP: China 2016 - É loucura, mas funcionaria

"#racingUnited
or in Bernie words:
#windbagsunited"

Nos últimos dias, uma curiosa foto tirada por Nico Rosberg que mostrava um jantar entre quase todos os pilotos do grid, sendo aqueles que preferiram viajar mais cedo para se adaptar ao fuso horário chinês, chamou a atenção de todos, sobretudo por causa de sua legenda, considerada uma forma de intimidação aos dirigentes da categoria. Com nomes de força presentes, criou-se a expectativa de que os pilotos poderão tomar alguma importante decisão neste fim-de-semana do GP da China.

Apesar do retorno do antigo formato de treinos, a Fórmula 1 vive uma grande crise, mais claramente no âmbito de sua direção, o que vem causando grandes discussões desde o início da pré-temporada. As loucuras cada vez maiores, e os erros altistas cometidos pelos dirigentes vem sendo apedrejados pelo público, que, de certa forma, gostaria de melhorar o espetáculo. A GPDA, para tentar resolver isso, lançou em carta sua opinião sobre o assunto (criticada por John Watson).

Já comentei sobre a greve dos pilotos em 1982 e a quase impossível realização de um novo protesto da estirpe em 2016. Mas a foto de Rosberg fez um sonho antigo voltar à tona: estariam os pilotos preparados para as consequências de alguma investida sobre os dirigentes ou isso seria apenas tempestade em copo d'água criada pelos fãs?

Independentemente da resposta, seria belíssimo ver os pilotos não comparecendo ao autódromo no dia da prova, mostrando toda sua insatisfação com a atual situação da Fórmula 1, que se perde em críticas feitas por todos os lados sendo incapaz de melhorar si mesma. As caduquices de seus comandantes parecem levar a categoria para a sepultura junto com eles.

Pode ser loucura, mas acredito que a única forma de derrubar os dirigentes seria haver um poderoso ataque vindo de todos os pilotos, até daqueles que não estão na GPDA. Além de aumentar seu respeito dentro do próprio circo, os showmans passariam a ser vistos como "heróis" pelos fãs, que poderiam esquecer a ideia de que "todo piloto atual é medíocre".

A greve seria a única grande solução, mas, como já disse, parece ser impossível acontecer pela enorme quantidade de dinheiro envolvido na Fórmula 1. Voltando para o que realmente importa: o que podemos esperar do Grande Prêmio?

Hamilton tem uma coleção de vitórias em Xangai, mas a sequência de conquistas de Nico Rosberg impõe respeito e certa dedicação por parte do inglês caso queria superar o companheiro. A perca de cinco posições no grid dificulta ainda mais o trabalho de Hamilton, prometendo assim um emocionante início de prova no domingo. Mas uma vitória ainda é possível.

A Ferrari tem condições de batalhar contra a Mercedes, e após um bom desempenho nos treinos livres, Kimi Räikkönen parece estar mais confiante após o pódio conquistado em Sakhir. Mas devemos ficar atentos para ver até quando essa confiança servirá sobre Sebastian Vettel. O alemão é, naturalmente, o único que pode aparecer no meio das flechas de prata e surpreender.

A Red Bull mostra sua clara evolução em seus quatro carros, com todos os seus pilotos fazendo ótimos trabalhos que podem render bons pontos  na corrida. Porém, a guerra, até agora verbal, entre Verstappen e Sainz Jr poderá estourar neste fim-de-semana, enquanto Kvyat parece afundado na dúvida se vai ficar ou não no time austríaco em 2017, o que acarreta numa onda de falta de confiança após dois resultados nada animadores.

No fim-de-semana que marca mais um aniversário de Frank Williams, o time de Grove está preso no mesmo nível da Force India, com Valtteri Bottas usando o novo bico enquanto Felipe Massa volta a utilizar o antigo. Apesar de não ter demonstrado bom desempenho no Bahrein, a nova frente do FW38 poderá evoluir durante esses três dias, dando condições para Bottas surpreender as Red Bulls.

Já a equipe indiana tem boas chances de se recuperar no campeonato, tendo uma animadora aproximação em cima das rivais do meio do pelotão. Hülkenberg e Pérez conseguiram bons tempos nos primeiros treinos livres, elevando ainda mais a confiança da dupla para esta prova em Xangai. Depois de resultados surpreendentes, a Haas finalmente poderá voltar de onde conseguiu sair, mas agora, confiante que pode bater Renault e McLaren.

Outro time que teve uma ótima performance em Sakhir foi a Manor, que, com Rio Haryanto quase em casa, poderá ver o piloto indonésio com um pouco mais de vontade para alcançar o que já pareceu impossível: superar Pascal Wehrlein. O alemão conquistou um incrível resultado no GP do Bahrein, e volta disposto para repetir a dose na China com uma provável evolução do MRT05.

McLaren e Renault se mantém na tentativa de sobreviver no fim do pelotão, com o retorno de Fernando Alonso ao certame mesmo ainda com dores nas costelas. Kevin Magnussen e Jolyon Palmer poderão finalmente demonstrar o que a equipe francesa pode ter evoluído após esses dois primeiros GPs da temporada.

Enquanto isso, no fim de tudo, Sauber continua tentando sobreviver, agora literalmente. As propostas vindas de dois interessantes nomes pouco servirão a curto prazo para a equipe, o que degrada ainda mais a imagem de Marcus Ericsson, e especialmente de Felipe Nasr na busca por um novo assento em 2017. Os problemas continuam, e nenhuma resolução parece pronta.

Os estranhos problemas enfrentados pelos pneus Pirelli de Massa e Magnussen levaram muitos à previsões precipitadas (inclusive eu), comparando esse estranho início de GP com o ocorrido em Indianapolis em 2005, quando apenas seis carros largaram após o boicote das equipes com borracha francesa. 

Curiosamente, a ideia de boicote poderia camuflar um certo "golpe" que se chamaria "greve dos pilotos". É loucura? É! Mas a crise não deve ser mascarada da forma que vem sendo, com poucas notícias ou novidades relacionadas aos problemas na direção da categoria. Todos os fãs querem mudar isso antes que seja tarde demais...

No fim, o GP da China continua sendo um dos mais imprevisíveis do ano, onde nós poderemos ver Ferrari finalmente batalhando com Mercedes e uma provável chuva podendo embaralhar o grid daqui alguns instantes. 

Até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário