quinta-feira, 28 de abril de 2016

100 anos - Ferruccio Lamborghini


Há exatos 100 anos nascia Ferruccio Lamborghini, aquele que se tornou um dos maiores criadores de automóveis da história. O sobrenome não necessita de apresentações, mas devemos conhecer um pouco sobre a pessoa que já desafiou as palavras de Enzo Ferrari.

Nascido na cidade de Renazzo di Cento, na província de Ferrara, localizada quase que no centro da Itália, Ferruccio era filho de um proprietário agrícola, aprendendo a trabalhar no campo antes de, aos 14 anos, em pleno boom do fascismo, ir para Bolonha se tornar um aprendiz de mecânico na Casa Righi.

Depois da II Guerra, já como um mecânico com bases solidas para a realização de seus projetos, Ferruccio começou a criar tratores agrícolas, expandindo a produção de tal forma que foram necessários que novos centros fossem construídos. Lamborghini estava se tornando um dos homens mais ricos da Itália, dando uma grande virada na produção artesanal para essa se tornar algo industrial.


Com tanta riqueza em mãos, e um grande sonho na cabeça, Ferruccio teve a oportunidade de reclamar diretamente com Enzo Ferrari de problemas na embreagem de seu carro. A resposta do velho Comendador foi dura: "Você não sabe nada sobre carros, o melhor que pode fazer é deslocar-se com seus tratores...".

Lamborghini não se abalou com isso, muito pelo contrário, resolveu o problema em sua Ferrari e decidiu focar em seu projeto de produzir um carro de luxo. Ainda na década de 60, Ferruccio construiu um grande centro na cidade de Sant'Agata, de onde, a partir de 1967, começariam a sair os primeiros Miura...

Nascia uma lenda e uma marca que inspira luxo, mas com aquilo Ferruccio começava sua caminhada para a venda de uma das empresas mais famosas do mundo atual, algo que aconteceu no início dos anos 70.


O mecânico (se é assim que ainda podemos chama-lo) passou o resto de sua vida em em sua terra - La Fiorita - perto do lago Trasimone, recebendo visitas da nata da sociedade italiana e fazendo um reparo ali e outro refinamento aqui em seus tratores. Morreu no dia 20 de fevereiro de 1993, aos 76 anos, de ataque cardíaco...

100 anos de um dos homens mais importantes da história automobilística italiana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário