quinta-feira, 21 de abril de 2016

21 de abril de 1985 - Alegria e tristeza



A posse do novo Presidente da República estava marcado para o dia 15 de março de 1985. Tancredo Neves, o primeiro civil eleito desde o Golpe de 1964, iria assumir o cargo político mais importante de nosso país, mesmo com seu quadro clínico não sendo um dos mais empolgantes desde o início do ano. Nas vésperas dessa data não histórica, Tancredo Neves adoece e é levado às pressas para o Hospital de Base do Distrito Federal, onde é internado.

Os primeiros diagnósticos oficiais apontavam problemas de diverticulite, sendo escondidas as apurações de que um tumor estava infectando o Presidente. Enquanto Tancredo Neves tentava sobreviver às péssimas condições do hospital na qual foi internado, José Sarney assumia a presidência da república, se tornando, assim, o primeiro Presidente civil desde Jânio Quadros. Ainda em março, Tancredo foi transferido para o Hospital de Clínicas de São Paulo.


Enquanto o Brasil estava numa confusão generalizada, os pilotos e as equipes testavam no calor de 40º C do Rio de Janeiro, cerca de um mês antes do real início da temporada. Apenas no dia 7 de abril, o Grande Prêmio do Brasil deu o "pontapé inicial" do 35º ano da Fórmula 1. Na corrida, Alain Prost conseguiu desbancar todos os rivais para vencer, pela terceira vez, em Jacarepaguá.

No fim-de-semana do dia 21 de abril, o Grande Prêmio de Portugal era a segunda etapa do calendário da categoria, com o novíssimo circuito de Estoril. Com um traçado que já havia agradado Ayrton Senna no ano anterior, o brasileiro fez sua primeira pole position com o tempo de 1:21.007, colocando quase meio segundo em Alain Prost.

No domingo, uma forte chuva pegou todos de surpresa no Estoril, com todos os carros com configuração de pista seca. Após a luz verde se acender, as previsões de uma dura prova para os pilotos se confirmaram. Ayrton Senna pulou na ponta com Elio de Angelis em segundo, Alain Prost em terceiro, Michele Alboreto em quarto, Derek Warwick em quinto e Niki Lauda em sexto.

Asa dianteira de Bellof ficou danificada após acidente com Winkelhock

Logo, a corrida foi tomando seu formato, com o brasileiro escapando de qualquer ataque do companheiro de Lotus que já sofria com a aproximação de Prost. Mais atrás, um jovem alemão que havia espantado o mundo em 1984 estava de volta ao grid, pela mesma Tyrrell que quase destruíra sua carreira nos monopostos. Stefan Bellof atacava Manfred Winkelhock numa ferrenha batalha pelo décimo terceiro posto.

No giro cinco, ambos se tocam: Winkelhock cai para as últimas posições enquanto Bellof perde parte da asa e retorna no décimo nono posto. Mesmo com poucas esperanças de recuperação, o jovem da Tyrrell iniciava uma performance de deixar todos de queixo caído, enquanto lá na frente, Ayrton assombrava o mundo com uma pilotagem monstruosa sob forte chuva.

Depois de largar em 12º, Patrick Tambay já era o quinto tentando uma aproximação sobre Michele Alboreto. Com Alain Prost em seu cangote, Elio de Angelis não tem equipamento suficiente para segurar o atual "bi-vice-campeão" do mundo, que facilita o trabalho do italiano após simplesmente rodar em plena reta, bater e abandonar a corrida.


Lauda era outro piloto que não estava tendo um desempenho tão agradável, se tornando alvo da crescente dupla Mansell e Bellof. O austríaco abandonaria no giro 50. Já estávamos nas últimas voltas quando Elio de Angelis perdeu o terceiro lugar para Patrick Tambay, que assim tinha a última grande performance da Renault turbo numa corrida de Fórmula 1.

No fim, Ayrton Senna fechou 67 voltas no limite de duas horas, conquistando sua primeira vitória na Fórmula 1 de maneira magnífica. Michele Alboreto conquistou um importante resultado para o campeonato, seguido por Patrick Tambay que fechava os lugares no pódio. Elio de Angelis foi quarto com Nigel Mansell segurando Stefan Bellof até o final da prova.


O Brasil vivia a euforia de ter um novo vencedor na Fórmula 1, sendo ele alguém que prometia dar muitas alegrias nos próximos anos. Mas ainda havia algo que estava por vim no final daquele domingo...

No fim da noite, Antônio Britto anunciou para a imprensa: "Lamento informar que o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Tancredo de Almeida Neves, faleceu nesta noite no Instituto do Coração, às 10 horas de 23 minutos [...]"

Em um período tão conturbado de nossa política como nos dias atuais, vale relembrar que o Brasil já sofreu muito desde o retorno da democracia. Felizmente, naquela época tínhamos algo que pudesse equilibrar a tristeza com um pouco de alegria, algo que, infelizmente, não temos nos dias atuais (seja em qualquer esporte)...

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário