terça-feira, 9 de janeiro de 2018

GP Memorável #84 - Detroit 1986


No dia seguinte ao GP do Canadá, René Arnoux voou para o sul de Montreal para pescar com alguns amigos. Durante o voo, o hidroavião em que estava foi surpreendido por um tornado perto de Mont-Tremblant e por sorte, e pela experiência do piloto, conseguiram escapar da morte e aterrisar uma hora depois. Semanas após Surer, Arnoux poderia ter sido o próximo nome a se despedir da Fórmula 1 de maneira trágica.

Já em Detroit, as tensões de Montreal finalmente resultaram em conflito. Pelo fato das autoridades americanas exigirem a devolução de 30% do prêmio dos GPs de Detroit desde 1982, pilotos como Nelson Piquet e René Arnoux pedem pelo cancelamento da prova. Bernie Ecclestone precisa negociar de forma que não decepcione os pilotos, mas o veredicto é duro: 600 mil doláres tiveram que ser devolvidos para os Estados Unidos.

FOCA e FISA também decidem o futuro da categoria na América. Os ingleses pedem por mini-corridas aos sábados para evitar as perigosas qualificações e seus setups especiais, mas a ideia parece distante da realidade e Balestre recusou-a. A FISA pretende instalar uma flange nos turbos, mas as fornecedoras não querem perder o tempo gasto no desenvolvimento destes e um consenso parece longe de ser alcançado. Com essa disputa de interesses, BMW e Porsche flertam com a CART, enquanto Alfa Romeo teme perder o investimento no novo motor turbo de quatro cilindros, já testado e prestes a equipar Tyrrell e Ligier em 1987.

Eddie Cheever volta à Fórmula 1

Patrick Tambay pensa na aposentadoria após o acidente no Canadá, sem se recuperar da forma devida e nem apresentar interessente num possível retorno. Carl Haas busca um substituto para a corrida caseira. O primeiro nome a ser cogitado é o de Michael Andretti, filho do campeão de 1978, muito bem na IndyCar, mas FISA negou conceder a super-licença ao americano. Com isso, Eddie Cheever deve retornar à Fórmula 1 nas ruas de Detroit, onde havia subido ao pódio em 1982.

Christian Danner fará sua estreia na Arrows, enquanto Enzo Osella opta pelo dinheiro mexicano vindo do jovem canadense Allen Berg para substituir o alemão ao lado de Ghinzani. Berg tinha uma rápida passagem pela Fórmula 3 Britânica na mesma época em que Brundle e Senna lutavam pelo título, o que ofuscou totalmente qualquer bom desempenho que pudesse ter.

Na McLaren, rumores indicam descontamento de Keke Rosberg e uma possível aposentadoria ao termino do ano. A nova Fórmula 1 não é para o finlandês. Stefan Johansson já teria assinado com Ron Dennis para correr em 1987, mas nada havia sido oficializado até Detroit. Na casa ao lado, de Ken Tyrrell, Philippe Streiff volta a correr com o velho 014.

Johansson perdeu o capacete. Mansell emprestou e este foi o resultado

Nos treinos de sexta, Mansell é o mais rápido, mas, no sábado, Ayrton Senna supera o tempo do inglês por meio segundo. O talento do brasileiro em pistas de rua é magnífico, algo totalmente contrário ao de seu compatriota da Williams, que não consegue acompanhar o companheiro ao passo que acusa os internos de sua equipe de favorece-lo. Piquet ainda consegue ser terceiro, com duas surpreendentes Ligier, Arnoux quarto, Laffite sexto, divididos por Johansson, constantemente mais rápido que Alboreto, apenas décimo primeiro.

Alain Prost era apenas o sétimo mais rápido, seguido por Riccardo Patrese de Brabham, Keke Rosberg e um entusiasmado Eddie Cheever na décima posição. Berger era o melhor dos Benetton em décimo segundo, ao lado de Thierry Boutsen e a frente de Johnny Dumfries, que sofre durante todo o fim-de-semana. Martin Brundle e Philippe Streiff não tiram proveito do ótimo chassis Tyrrell, e mal conseguem se colocar nos vinte melhores, misturando tinta com Warwick, Fabi, Danner e Palmer. Fechando o grid, Jones, cada vez mais desanimado, a Osella de Ghinzani, as Minardi de de Cesaris e Nannini, um lentíssimo Berg, dez segundos atrás do poletime, e Huub Rothengatter fechando o pelotão de 26 carros em Detroit.

Logo após o treino de sábado, franceses e brasileiro se juntam em frente à TV para acompanhar Brasil e França pelas quartas-de-final da Copa do Mundo. O esperado duelo entre Zico e Platini seria decidido nos penaltis e em favor aos europeus. Com a derrota, o sonho brasileiro havia acabado mais uma vez, menos traumático, mas tão doloroso quanto o de quatro ano antes. A moral do Brasil estava baixa...


O domingo em Detroit é de forte calor e ventania, mas a possibilidade de chuva é miníma. Logo na volta de apresentação, Huub Rothengatter é obrigado a abandonar com problemas elétricos. A prova mal começou. Na partida, Senna mantém a ponta com Mansell em segundo e Arnoux ultrapassando Piquet para ser terceiro. Mais atrás, Alboreto vai de décimo primeiro para oitavo e Alan Jones de vigésimo primeiro para décimo quinto (!). Uma corrida promissora para os carros da casa.

Pressionado, Ayrton é superado por Mansell na segunda volta, enquanto Laffite e Alboreto pressionam Prost pelo sexto posto até este ceder. A prova de Rosberg seria breve. Enfrentando problemas desde a sétima volta, o finlandês abandonaria na décima quarta posição. Os postulantes ao título agradecem.

Para recuperar a ponta, Senna faz belíssima manobra na saída do túnel, tarda a freada e passa por Mansell na oitava volta, com Arnoux fazendo o básico sobre o inglês logo depois. Desesperado para entrar na briga pela vitória, Laffite supera, em seis voltas, Johansson, Piquet e Mansell, assumindo a terceira posição. Alain Prost se recupera das adversidades e retoma o sexto posto das Ferrari.


Piquet é cauteloso nesse início de corrida, sendo superado inclusive por Prost na volta treze, ao mesmo tempo em que Alboreto passa por Johansson na briga pela sétima posição Na liderança, Senna tem um furo. Pode ser um desastre para o brasileiro, que vai aos boxes fazer sua troca, retornando em oitavo, atrás das Ferrari e à frente de um surpreendente Eddie Cheever. Agora quem lidera é Arnoux com Laffite em segundo! As Ligier tem sua melhor perfomance desde 1981.

Com pneus desgastados, Arnoux não é capaz de segurar Laffite, que inicia um ataque dura voltas intermináveis para o velho francês, que só superaria o companheiro com uma enfurecida reclamação clássica após a Rua Larned. Esta foi a primeira vez que ambos lideraram desde 1983. E também a última...

O maravilhoso desempenho da Ligier de Laffite não permite o ataque de Arnoux, que vira alvo fácil de Mansell, Prost e Piquet, que se aproximam. Fazendo volta mais rápida atrás de volta mais rápida, Ayrton já é sexto. Agora temos uma das partes mais interessantes da prova. Na volta vinte e sete, René Arnoux faz sua parada ao mesmo passo em que, pouco antes, tanto Piquet quanto Senna fizeram belíssimas manobras para superar Prost. É a alegria de Brasil superar França!

Allen Berg estreando pela Osella

Seguindo, três giros depois, Piquet e Senna também passam por Mansell, não demorando para fazerem o mesmo com Jacques Laffite, que vai aos boxes fazer sua troca. O oldman voltaria logo atrás de René Arnoux, para seu desespero. Mansell também tinha parado e era sexto, logo atrás das Ligier.

Na volta trinta e sete, Eddie Cheever, numa promissora décima colocação é obrigado a abandonar. É o segundo carro de Carl Haas a enfrentar problemas com a porca da roda, agora levando o bólido diretamente para o muro. É o fim do sonho americano, mais um pesadelo australiano para Jones e um retorno desilusório de Cheever.

Senna e Piquet lutam pela ponta. Brasil na frente com três franceses logo atrás. Na trigésima nona volta, Nelson vai para sua troca, mas enfrenta problemas com o dianteiro direito e perde quase vinte segundos nos boxes. No giro seguinte, Ayrton faz sua segunda e última parada para voltar em primeiro, com uma boa diferença para o ex-líder Piquet.


Com problemas nos freios, Mansell perde o sexto posto para Johansson, Patrese, que decidiu não parar, e Alboreto. A situação é delicada para o britânico, fora dos pontos enquanto Senna caminha para a vitória. Nessa altura, Piquet ataca as curvas de Detroit para recuperar o terreno perdido para o compatriota. É nisso que, na volta quarenta e dois, na curva 17, o bicampeão do mundo erra o cálculo, bate na parte interna da curva e vai parar do outro lado da pista. Seis pontos preciossímos perdidos por Piquet.

Tendo passado Prost, Arnoux agora sonha com a vitória em Detroit. Com pneus mais novos, a façanha é completamente possível e só seria concretizada após outra conquista sobre... um brasileiro. O carro de Piquet ficou simplesmente largado na saída da 17, numa posição perigosa e sem possibilidade de ser retirado. As bandeiras amarelas são agitadas.

Durante as voltas que seguiram, Mansell passaria por Patrese e Alboreto, retomando o quinto lugar, com o ferrarista em sexto e o italiano da Brabham em sétimo. A corrida tomaria contornos infelizes para a França. As bandeiras amarelas pararam de ser mostradas na Atwater Street e nas curvas 16 e 17, onde o carro de Piquet ainda está. Na volta quarenta e sete, imaginando a pista limpa, Arnoux contorna aberto e vai direto para o Williams. É fim de corrida para o francês, que rapidamente tenta dar ré e abandonar o carro do outro lado da pista. Mas nesse movimento, Thierry Boutsen abaldoa o Ligier por trás. Dois homens fora, um postulante à vitória, num golpe de irresponsabilidade e amadorismo dos organizadores.


Críticas voltam a estourar entre os americanos e a FISA. Culpam Balestre por um regulamento falho, onde o pace car não existe e as bandeiras amarelas só são mostradas por cinco voltas! O tormento maior é na cabeça de Arnoux, que perde sua última chance de conquistar uma vitória. É triste para o francês, mas alegria para o Brasil. Uma vingança, se mal dizer...

Poucas voltas depois, Laffite superou facilmente Prost para assumir o segundo posto. Ainda antes do fim, Michele Alboreto recuperaria a frente de Mansell. Com dez carros sobrando na pista, Ayrton Senna conquista sua quarta vitória, com o velho Jacques Laffite, enfrentando com problemas na embreagem e no câmbio, em segundo e Prost em terceiro. Alboreto, Mansell e Patrese fecharam os lugares pontuáveis.

Depois da corrida, Senna pega a bandeira brasileira e desfila com ela pela pista. É a primeira vez que o "rito" é feito. Com profunda desaprovação, o brasileiro criticou "O que aconteceu é escandaloso, criminoso. Nunca deixamos um F1 abandonado na trajetória. Um perigo colossal.". René Arnoux está desolado, enquanto Laffite comemora o seu último pódio mesmo com as enormes adversidades.


No fim, a edição de 1986 do GP de Detroit foi um dos mais desafiadores para os pilotos. Calor escaldante num circuito cansativo, cheio de ondulações e armadilhas em todas as esquinas. A vitória de Senna coloca o Brasil de volta à ponta no campeonato de pilotos, com três pontos de vantagem para o segundo colocado Alain Prost.

RESULTADOS:
  1. 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - 1:51:12.847 - 9pts
  2. 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - +30.837 - 6pts
  3. 1 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +31.824 - 4pts
  4. 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +1:30.936 - 3pts
  5. 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - +1 Volta - 2pts
  6. 7 - ITA - Riccardo Patrese - Brabham BMW - +1 Volta - 1pt
  7. 11 - GBR - Johnny Dumfries - Lotus Renault - +2 Voltas
  8. 14 - GBR - Jonathan Palmer - Zakspeed Racing - +2 Voltas
  9. 4 - FRA - Philippe Streiff - Tyrrell Rrenault - +2 Voltas
  10. 8 - GBR - Derek Warwick - Brabham BMW - +3 Voltas
  11. 17 - ALE - Christian Danner - Arrows BMW - Elétrico - OUT
  12. 25 - FRA - René Arnoux - Ligier Renault - Colisão - OUT
  13. 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Colisão - OUT
  14. 23 - ITA - Andrea de Cesaris - Minardi Motori Moderni - Diferencial - OUT
  15. 6 - BRA - Nelson Piquet - Williams Honda - Acidente - OUT
  16. 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - Alternador - OUT
  17. 19 - ITA - Teo Fabi - Benetton BMW - Câmbio - OUT
  18. 16 - EUA - Eddie Cheever - Lola Ford - Porca da roda - OUT
  19. 15 - AUS - Alan Jones - Lola Ford - Porca da roda - OUT
  20. 22 - CAN - Allen Berg - Osella Alfa Romeo - Turbo - OUT
  21. 2 - FIN - Keke Rosberg - McLaren TAG-Porsche - Transmissão - OUT
  22. 20 - AUT - Gerhard Berger - Benetton BMW - Ignição - OUT
  23. 24 - ITA - Alessandro Nannini - Minardi Motori Moderni - Turbo - OUT
  24. 29 - HOL - Huub Rothengatter - Zakspeed Racing - Elétrico - DNS
Esses foram os pilotos que correram no fim-de-semana.
Volta Mais Rápida: Nelson Piquet - 1:41.233 - Volta 41


Curiosidades:
- 427º GP
- V Grande Prêmio de Detroit
- Realizado no dia 22 de junho de 1986, em Detroit
- 4º vitória de Ayrton Senna
- 32º e último pódio de Jacques Laffite
- 77º vitória da Lotus
- 400º GP da Ferrari
- 20º vitória do motor Renault


  • MELHOR PILOTO: Ayrton Senna / Jacques Laffite
  • SORTUDO: Alain Prost
  • AZARADO: Nelson Piquet / René Arnoux
  • SURPRESA: Eddie Cheever
Ayrton Senna foi espetacular mais uma vez. Mesmo depois do furo, o brasileiro se recuperou e venceu a corrida com méritos. Já Laffite fez todo trabalho possível com seu Ligier, enfrentando gravíssimos problemas na embreagem, no câmbio e com um vazamento de óleo para, ainda assim, terminar em segundo. Prost teve sorte, mesmo sem uma brilhante performance durante o fim-de-semana, subiu ao pódio e conquistou mais preciosos pontos, algo que Piquet não conseguiu ao bater antes da chicane que antece os boxes, mesmo problema que Arnoux, muito desiludido, teve. Eddie Cheever já havia subido ao pódio em Detroit, e no seu retorno foi fenomenal, superando com sobras Alan Jones e andando sempre entre os dez primeiros antes de abandonar.

Campeonato de pilotos:
  1. 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - 36pts
  2. 1 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 33pts
  3. 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - 29pts
  4. 6 - BRA - Nelson Piquet - Williams Honda - 19pts
  5. 2 - FIN - Keke Rosberg - McLaren TAG-Porsche - 14pts
  6. 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - 13pts
  7. 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 7pts
  8. 20 - AUT - Gerhard Berger - Benetton BMW - 6pts
  9. 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 6pts
  10. 25 - FRA - René Arnoux - Ligier Renault - 6pts
  11. 19 - ITA - Teo Fabi - Benetton BMW - 2pts
  12. 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Renault - 2pts
  13. 7 - ITA - Riccardo Patrese - Brabham BMW - 2pt



Campeonato de construtores:
  1. GBR - Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW11 - MAN/PIQ - G - 48pts
  2. GBR - Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2C - PRO/ROS - G - 47pts
  3. GBR - John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 98T - DUM/SEN - G - 36pts
  4. FRA - Equipe Ligier - Ligier Renault - JS27 - ARN/LAF - P - 19pts
  5. ITA - Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - F1/86 - ALB/JOH - G - 13pts
  6. GBR - Benetton Formula Ltd. - Benetton BMW - B186 - FAB/BER - P - 8pts
  7. GBR - Data General Team Tyrrell - Tyrrell Renault - 014/015 - BRU/STR - G - 2pts
  8. GBR - Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT55 - PAT/ANG - P - 2pts
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExpert.com.br - F1-History.deviantart.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário