Correndo ao lado de seu amigo Michel Wyder, Surer sofreria um grave acidente após perder o controle de seu carro e bater, violentamente, numa árvore. A explosão do Ford Escort RS200 seria imediata. No impacto, o suíço acabaria sendo ejetado para fora do veículo, enquanto seu co-piloto ficara preso nos chamas...
Surer sofreu várias queimaduras e múltiplas fraturas na perna e na pélvis, sendo hospitalizado em Gießen em estado crítico. O piloto, que naquela altura servia a Arrows, não teria condições físicas e nem psicológicas de seguir participando da temporada de 1986 da Fórmula 1. Seria esse o fim da carreira de um suíço que jamais teve a oportunidade de pilotar um carro realmente competitivo, mesmo após brilhar no GP do Brasil de 1981 com um Ensign. A morte de Michel Wyder ficaria para sempre ligada ao nome de Marc Surer...
No outro dia, já no mês de junho, outra fatalidade abala o automobilismo mundial. As 24 Horas de Le Mans estavam à todo vapor e entravamos no dia 1 de junho. Correndo pela Kremer, Jo Gartner sonha em conquistar uma vaga na equipe de fábrica da Porsche, mas, antes disso, deveria andar bem na prova mais importante do endurance. Dividindo seu 962C com van der Merwe e Takahashi, o austríaco assumiria seu carro no começo da madrugada.
Minutos depois, a notícia de que um carro negro havia embatido fortemente num poste telefônico abalou o paddock, não demorando muito para que aquilo que todos temiam se confirmasse: Jo Gartner havia quebrado o pescoço e morrido no local. Em sinal de luto, a Kremer se retirou da prova, que seria vencida pelo carro de Bell, Stuck e Holbert, na qual o austríaco tanto sonhava em correr no ano seguinte.
As causas do acidente ainda são um mistério. Um animal poderia ter atravessado a pista no momento em que Gartner passava, mas o que é mais plausível e provável é que as rodas traseiras de seu Porsche travaram em plena reta, quando um problema entre a quarta e a quinta marcha travou a caixa de câmbio.
Os pilotos chegam a Montreal preocupados, podendo perder parte da premiação que ganharam nos últimos dois GPs de Detroit. A situação causa insatisfação, e alguns nomes chegam a abrir a possibilidade de boicotar o GP dos EUA, que acontece na próxima semana. Temendo as ameaças feitas por Nelson Piquet, por exemplo, Bernie Ecclestone foi ao governo americano tentar resolver o problema.
Alguns jornalistas chegaram a ligar o fato com uma provável guerra entre CART e FISA, já que a federação não permitia que licenças não americanas participassem de provas da categoria estadunidense.
Dentro da Williams as coisas começam a desandar, com Patrick Head demonstrando sua clara preferência por Nigel Mansell ao se dedicar, exclusivamente, ao carro do compatriota, deixando o bólido de Piquet nas mãos de seu assistente Frank Dernie. O fato de poder ser o primeiro piloto da equipe levou o brasileiro a sair da Brabham e, agora, as coisas pareciam estar longe de serem assim, com Mansell tendo vencido na Bélgica e o superado no campeonato de pilotos.
Gabriele Cadringher, engenheiro da FISA, marcou uma reunião para decidir o futuro dos motores turbo, tendo Ferrari, Renault, Motori Moderni, BMW, Ford e Honda não chegado a um consenso. Enquanto alguns pedem pela diminuição da cilindrada, outros querem a introdução de uma flange ou uma válvula de escape. E, mais uma vez, a decisão pode vim cair nas mãos de Jean-Marie Balestre.
Para melhorar o fluxo de ar, o Williams FW11 recebe uma nova suspensão traseira, enquanto a Benetton mantem saias semi-flexíveis na asa dianteira, aprovada pelo engenheiro da FISA. Na Tyrrell, as coisas vão de mal à pior para Philippe Streiff, muito críticado, que correrá com o modelo antigo por ter danificado o 015 em testes em Brands Hatch. A última informação relevante vem de Maranello, onde Enea Spallanzini assumiu o posto de engenheiro dos motores Ferrari.
A sexta foi de chuva, o que deixou a decisão da pole position para sábado, onde Nigel Mansell surpreenderia para arrancar a primeira posição de Ayrton Senna por sete centésimos de segundo. No terceiro posto, Nelson Piquet era o último do grid que estava abaixo de um segundo de diferença para o britânico. Alain Prost fechava a segunda fila, seguido por René Arnoux, Keke Rosberg, Gerhard Berger, Jacques Laffite, Riccardo Patrese e Derek Warwick, que completam os dez melhores.
Com a pista menos emborrachada do que o de costume, o domingo era de sol e sem previsão de chuva, o que não evitou que Patrick Tambay sofresse grave acidente durante o warm-up. O francês escapou nos esses e foi hospitalizado com fraturas na perna e nas vertebras. Com isso, vinte e quatro carros devem largar à tarde. Pelo menos é o que se esperava até que Christian Danner e Jonathan Palmer enfrentassem problemas na partida para a volta de aquecimento de pneus. Felizmente, conseguiram retornar para a corrida.
Christian Danner seria o primeiro a abandonar na volta sete. Enquanto, nas primeiras posições, Piquet não consegue avançar por problemas nos freios e Prost por um defeito no computador de bordo, o que impede-o de saber o consumo de combustível. Sempre agressivo, Keke Rosberg passaria pelo seu companheiro na volta treze, partindo para o ataque de Mansell ao mesmo tempo em que Ayrton recuperava a quinta posição de René Arnoux.
Frio como qualquer escandinavo, Rosberg conquista a ponta numa bela manobra no hairpin, com Prost se aproximando de Mansell que perde rendimento. Infelizmente para o campeão de 1982, Philippe Streiff e Alan Jones são retardatários de difícil compreensão. Com isso, o britânico retoma a liderança com Prost a atacar Rosberg pelo segundo lugar.
![]() |
Ah os retardatários... |
Mansell para e retorna à frente de Piquet e Rosberg. Prost lideraria por uma volta até fazer sua desastrosa troca, voltando à pista na quinta posição, atrás de Senna que faz sua parada logo depois. Na volta trinta e cinco, Nelson é o último dos grandes a parar. Com a corrida nas mãos, Mansell não deve mais ser ameaçado por Keke, que agora desperadamente economiza para chegar ao final.
Sem pneus, Nelson Piquet tem de fazer uma segunda parada, voltando com todo o fôlego para superar, mais uma vez, Rosberg e ir ao ataque de Prost. A corrida está decidida. Nigel Mansell completa as 69 voltas e vence o GP do Canadá de maneira espantosamente fácil, com Alain Prost e Nelson Piquet completando o pódio.
Com a vitória, Mansell empata com Ayrton Senna na segunda posição da tabela de pilotos, enquanto Alain Prost abre dois pontos de vantagem para a dupla. Piquet ainda é apenas quarto, com dezenove pontos, dez atrás do líder. No campeonato de construtores, a Williams superou a McLaren e assumiu a ponta por três adendos.
RESULTADOS:
- 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - 1:42:526.415 - 9pts
- 1 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche -
- 6 - BRA - Nelson Piquet - Williams Honda -
- 2 - FIN - Keke Rosberg - McLaren TAG-Porsche -
- 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - +1 Volta - 2pts
- 25 - FRA - René Arnoux - Ligier Renault - +1 Volta - 1pt
- 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - +1 Volta
- 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +1 Volta
- 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Renault - +2 Voltas
- 15 - AUS - Alan Jones - Lola Ford - +3 Voltas
- 4 - FRA - Philippe Streiff - Tyrrell Renault - +4 Voltas
- 29 - HOL - Huub Rothengatter - Zakspeed Racing - +6 Voltas
- 7 - ITA - Riccardo Patrese - Brabham BMW - Turbo - OUT
- 21 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Câmbio - OUT
- 23 - ITA - Andrea de Cesaris - Minardi Motori Moderni - Transmissão - OUT
- 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Elétrico - OUT
- 20 - AUT - Gerhard Berger - Benetton BMW - Turbo - OUT
- 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - Colisão - OUT
- 11 - GBR - Johnny Dumfries - Lotus Renault - Colisão - OUT
- 14 - GBR - Jonathan Palmer - Zakspeed Racing - Motor - OUT
- 8 - GBR - Derek Warwick - Brabham BMW - Motor - OUT
- 24 - ITA - Alessandro Nannini - Minardi Motori Moderni - Turbo - OUT
- 19 - ITA - Teo Fabi - Benetton BMW - Bateria - OUT
- 22 - ALE - Christian Danner - Osella Alfa Romeo - Turbo - OUT
- 16 - FRA - Patrick Tambay - Lola Ford - Acidente - DNS
- 17 - SUI - Marc Surer - Arrows BMW - Lesionado - NP
Esses eram os pilotos inscritos para a corrida.
Volta Mais Rápida: Nelson Piquet - 1:25.443 - Volta 63
Curiosidades:
- 426º GP
- 426º GP
- XXV Grande Prêmio do Canadá
- Realizado no dia 15 de junho de 1986, em Montreal
- 4º vitória de Nigel Mansell
- 25º vitória da Williams
- 10º vitória do motor Honda
- 10º volta mais rápida do motor Honda
- MELHOR PILOTO: Nigel Mansell
- SORTUDO: Alain Prost
- AZARADO: Ayrton Senna
- SURPRESA: N/h
Mansell pilotou como poucas vezes havia feito antes. Usou a cabeça e venceu sem muitas dificuldades uma corrida que prometia ser difícil na questão de consumo de combustível. Méritos ao Leão e à toda equipe da Honda que contribuiu. Com problemas no computador de bordo, Prost conseguiu terminar com a mesma quantidade de combustível de Mansell. Precisa falar mais? Já Ayrton Senna foi o grande azarado, pois perdeu a ponta do campeonato na volta cinco, quando quase rodou, raspou os pneus e despencou para uma mera briga pelo quinto lugar contra Arnoux. Poderia ter beliscado um quarto, se estivesse no lugar certo.
Campeonato de pilotos:
- 1 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 29pts
- 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - 27pts
- 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - 27pts
- 6 - BRA - Nelson Piquet - Williams Honda - 19pts
- 2 - FIN - Keke Rosberg - McLaren TAG-Porsche - 14pts
- 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 7pts
- 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - 7pts
- 20 - AUT - Gerhard Berger - Benetton BMW - 6pts
- 25 - FRA - René Arnoux - Ligier Renault - 6pts
- 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 3pts
- 19 - ITA - Teo Fabi - Benetton BMW - 2pts
- 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Renault - 2pts
- 7 - ITA - Riccardo Patrese - Brabham BMW - 1pt
- GBR - Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW11 - MAN/PIQ - G - 46pts
- GBR - Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2C - PRO/ROS - G - 43pts
- GBR - John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 98T - DUM/SEN - G - 27pts
- FRA - Equipe Ligier - Ligier Renault - JS27 - ARN/LAF - P - 13pts
- ITA - Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - F1/86 - ALB/JOH - G - 10pts
- GBR - Benetton Formula Ltd. - Benetton BMW - B186 - FAB/BER - P - 8pts
- GBR - Data General Team Tyrrell - Tyrrell Renault - 014/015 - BRU/STR - G - 2pts
- GBR - Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT55 - PAT/ANG - P - 1pt
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExpert.com.br - F1-History.deviantart.com
Excelente blog
ResponderExcluirMuitos detalhes Além da corrida