terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Jimmy, o irmão esquecido de Jackie Stewart


Existem vários casos famosos de irmãos no automobilismo. É fácil se lembrar de Michael e Ralf Schumacher,  Emerson e Wilsinho Fittipaldi, Jody e Ian Scheckter, mas ainda existem alguns casos um tanto quanto esquecidos, na qual a relação de irmão para irmão é quase paternal. Os irmãos Stewart são um exemplo. Como se não fosse o suficiente, o pai, Robert Stewart, era ex-piloto de motocicletas da Ilha de Man e dono da concessionária da Jaguar em Dumbuck, enquanto a mãe, Jean, sempre amou carros.

Hoje se completam nove anos da morte de James Robert Stewart, irmão mais velho do famoso tricampeão Jackie Stewart e por isso vamos conhecer um pouco de sua história.

Nascido no dia 6 de março de 1931, em Milton, Escócia, desde jovem, Jimmy tinha a autorização de dar algumas voltas com os Jaguar entregados na garagem de seu pai antes de serem levados a seus donos. E ele fazia isso tão bem que ganhou de presente um C-Type, na qual participaria de várias corridas pelo Reino Unido ainda na década de 40.

No começo dos anos 50, serviu ao Royal Electrical and Mechanical Engineers, onde acabaria descobrindo ser um exímio piloto, se interessando ainda mais por corridas. Tempos depois, começou sua carreira profissional a bordo de um Healey Silverstone, participando de hillclimbs da região.

Logo, Stewart chamou atenção de homens ligados ao automobilismo. David Murray, que havia fundado a Ecurie Ecosse, equipe majoritariamente escocesa, se interessou pelo jovem e o chamou para correr algumas provas a bordo de um Jaguar C-Type azul, cor que simbolizava a Escócia nas corridas de automóveis.

Jimmy a frente de Ian Stewart, que não tem nenhum parentesco com os irmãos

Os ótimos desempenhos de Jimmy deram a oportunidade dele participar de provas da Fórmula 2, com um Connaught, e de Fórmula 1, com um velho Cooper Bristol T20 em 1953. Sua estreia acabaria sendo no dia 6 de abril, em Goodwood, onde terminaria apenas na décima segunda posição, atrás de seu companheiro de equipe e com a melhor colocação dos que estavam a bordo de um T20. Um mês depois, em Snetterton, Stewart abandonaria com a quebra de sua suspensão há três voltas do fim.

Agora, sua próxima participação em corridas de Fórmula 1 seria no mês de julho, no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, valido para o campeonato mundial. Naquele sábado, dia 18 de julho de 1953, a chuva marcou presença no ex-aeroporto de Silverstone, o que dava maiores chances para que Stewart mostrasse seu talento.

Com vinte e oito carros largando, Jimmy partia do meio do pelotão, na décima quinta colocação, ficando em situação difícil pelo menos no início da prova. O escocês largou mal, mas logo começou a se recuperar para assumir o décimo primeiro posto.


Aos poucos, pilotos como Peter Collins, Felice Bonetto, Lance Macklin, Tony Rolt e Roy Salvadori passam a ter problemas, colocando um surpreendente Stewart na sexta posição, logo atrás do último lugar pontuável, que era de Mike Hawthorn. E com um velho T20, Jimmy estava próximo de conquistar o melhor resultado de sua carreira quando acabou rodando há pouquíssimas voltas do final.

Muitos o criticaram, dizendo que estava a correr mais rápido do que seu talento natural permitia. Mas, em resposta, Jimmy disse que era demasiado rápido para o carro. Ainda sim, quatro semanas depois, Stewart estaria em Charterhall para sua terceira e última prova extra-campeonato, onde abandonaria por causas desconhecidas ainda na primeira volta.

Em 1954, durante as 24 Horas de Le Mans, sofreu um grave acidente com seu Aston Martin DB3S, sendo catapultado durante a capotagem. A Ecurie Ecosse culparia o carro, e não a audácia de Jimmy, que voltaria a correr pouco tempo depois. O resultado da batida foi um braço quebrado. E, para a sorte de sua mãe, a notícia só chegaria no outro dia, já que não havia transmissões ao vivo naquela época.


Um ano depois, nos 1000Km de Nürburgring, voltou a capotar, ficando mais de dez minutos preso debaixo do carro, ferindo o mesmo braço do ano anterior e que acabara por salvar sua vida no acidente. Isso acabou sendo suficiente para que Jimmy Stewart desse adeus ao esporte a motor.

Naquela altura, a mãe dos irmãos Stewart ameaçava expulsar o caçula de casa caso ele seguisse os mesmos passos do pai e do irmão mais velho. Mesmo assim, Jimmy encorajou Jackie, e convenceu um homem chamado Ken Tyrrell, que comandava uma jovem equipe de Fórmula 3, a fazer testes com ele. JRS, como era conhecido Jimmy, foi questionado se seu irmão realmente queria ser piloto, e como resposta, disse de forma irônica: "Sério? Tente para-lo!".

Jackie conseguiu ser mais rápido do que Bruce McLaren em seu primeiro teste, e logo passou a ser conhecido como "o irmão mais novo de Jimmy Stewart".

Durante o período de glória do irmão, ambos se distanciaram, enquanto Jimmy passou a cuidar dos negócios do pai. Apenas décadas depois, em 1997, quando JRS confessou ser alcoólatra, Jackie voltou a se aproximar do irmão mais velho, financiando seu tratamento em clinicas de Glasgow, na Escócia. Jackie comprou um carro para Jimmy quando este já estava sóbrio, dirigindo pelas margens do Lago Gare até seu novo apartamento em Rhu e nos seus encontros dos AA.


Os dois irmãos nunca estiveram tão próximos, especialmente quando Jimmy estava em suas últimas semanas de vida. Jackie cancelou seu cruzeiro de Natal e passou a caminhar vários quilômetros quase todos os dias para visitar o irmão em uma casa de repouso em Helensburgh, onde morreria no dia 3 de janeiro de 2008, aos 76 anos.

Quando perguntado o que devia a ele, o tricampeão respondeu: "Eu devo a ele quase tudo porque, quando eu era jovem e sofria na escola, o mundo parecia um lugar escuro, e acho minha salvação no automobilismo. Mas eu só encontrei isso porque, nos meus tempos de necessidade, foi meu irmão mais velho que carregou a tocha e desinteressadamente me mostrou o caminho. Era quase como se Jim estivesse me chamando para acompanha-lo em um passeio num tapete mágico, levando-me da escola para o mundo emocionante e glamoroso do automobilismo."

Imagens tiradas do Google Imagens

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