No paddock, um novo rosto. Patrick Faure, novo presidente da Renault Sport que está lá para fazer as vontades de Georges Besse. Logo, disse que a marca forneceria motores apenas para duas equipes em 1987 ao invés de três. A Lotus seria a mais beneficiada, mas Peter Warr está sabendo esconder tão bem as conversas com a Honda que a Renault ainda acredita que manterá a parceria nos próximos anos. Sem perder tempo, Guy Ligier voltou a criticar os compatriotas, dizendo que seus turbos eram caros demais e que isto estava atrapalhando sua equipe. Faure respondeu dizendo que não poderia fornecer motores de graça só para fazer marketing, concordando que os turbos deveriam ter um limite de custo. Mesmo assim, Lotus e Ligier parecem ser as claras equipes a receberem, em 1987, os motores franceses, enquanto Ken Tyrrell já começa a buscar um novo fornecedor.
Em relação aos carros, a Ferrari voltou a utilizar os freios Brembro, tendo trazido novas entradas de ar para a prova e um turbo menor para seu motor. Patrick Tambay fará a estreia de seu motor Ford Cosworth turbo, enquanto Philippe Streiff finalmente terá em suas mãos o 015 da Tyrrell, que deve fazer sua estreia. Tendo marcado testes privados em Paul Ricard, Ligier teria em seus carros o patrocínio do pastis da Ricard. No fundo do pelotão, Piercarlo Ghinzani tinha uma nova injeção eletrônica para seu V8t da Alfa Romeo.
E, mais uma vez, a Brabham BT55 foi redesenhada, com os engenheiros de Chessington e Munique trabalhando duro para melhorar a tração das rodas motrizes e no aumento de potência do motor BMW. Resultado? Todos os componentes do motor foram trocados de lugar para uma melhor distribuição de peso. Já em Mônaco, Gordon Murray apresentava um olhar cansado, fadigado, de quem nunca havia trabalhado tanto...
Gerhard Berger, após o pódio em Imola, era quinto no grid em Mônaco. Riccardo Patrese, para surpresa, mais uma vez, de todos, conquistou o sexto melhor tempo na qualificação. Jacques Laffite era sétimo, Patrick Tambay, com seu turbo Ford, era oitavo, Keke Rosberg, atrapalhado pelo tráfego, apenas nono e Martin Brundle o décimo. Depois de problemas com o seletor de velocidades, além de odiar o circuito, Nelson Piquet era o décimo primeiro.
Ao lado do brasileiro estava René Arnoux, com Philippe Streiff em décimo terceiro e Thierry Boutsen em décimo quarto. Stefan Johansson, que atingiu Jean Sage no pit lane (o francês saiu apenas com uma luxação no ombro) era décimo quinto, ao lado de Teo Fabi. Marc Surer era décimo sétimo, com Alan Jones, que enfrentou problemas de suspensão, em décimo oitavo, Jonathan Palmer conseguiu um incrível décimo nono posto no grid, a frente de Elio de Angelis, último colocado após enfrentar problemas em seu motor BMW no segundo treino.
Na vigésima primeira posição, e fora da corrida, Piercarlo Ghinzani ficou a 0.097s do tempo de de Angelis. Johnny Dumfries, sem experiência e com problemas na transmissão, foi apenas o vigésimo segundo. Huub Rothengatter era vigésimo terceiro e Christian Danner o vigésimo quarto, com ambas as Minardi sofrendo com seu problemático motor Motori Moderni durante todos os treinos. de Cesaris vigésimo quinto e Nannini vigésimo sexto.
A prova de Fórmula 3 naquele fim-de-semana seria vencida por Yannick Dalmas, com Stefano Modena em seguindo e Michel Trollé, no segundo carro da ORECA, em terceiro. Nomes como os de Nicola Larini, Enrico Bertaggia, Maurizio Sandro Sala, Ermano Alboreto, Jean Alesi, Giovanna Amati, Marco Apicella, Julian Bailey, Paul Belmondo, Gary Brabham, Alex Caffi, Martin Donnelly, David Hunt, Kris Nissen e Peter Zakowski também estavam na corrida.
O domingo era de um belo sol, algo que não acontecia desde 1982 para o GP de Mônaco. No Warm-Up, Alain Prost foi o mais rápido com Riccardo Patrese em segundo. O piloto da Brabham vinha surpreendendo cada vez mais com seu problemático BT55. Depois de um vazamento de óleo, Patrick Tambay usaria seu carro reserva. Com problemas em seu JS27, Jacques Laffite deve largar no fundo do pelotão.
Com o francês da McLaren abrindo para o resto, Philippe Streiff e Alan Jones se tocam na Tabac. O piloto da Tyrrell consegue voltar perigosamente, após Palmer quase atropelar dois fiscais, enquanto Jones não é permitido que dê a volta pela chicane, tendo que abandonar seu Lola Ford intacto. Com isso, Jacques Laffite já é décimo quinto.
Na volta cinco, René Arnoux supera Thierry Boutsen e é décimo primeiro, logo atrás de um Piquet apagado, que não consegue passar por Tambay e Brundle. Liderando, Alain Prost abre para Senna, que é pressionado por Nigel Mansell, tal como Michele Alboreto por parte de Keke Rosberg. Depois de parar, Teo Fabi é o último colocado.
No giro seguinte, Laffite passa por Surer e vai à caça de Johansson, que seria superado de forma excepcional pelo francês na Rascasse. O velho piloto da Ligier se aproximava da fila de Brundle, Tambay, Piquet e Arnoux quando seu companheiro conseguiu superar a Williams do brasileiro, assumindo o décimo posto. Grande desempenho das Ligier nessa altura da prova.
No giro vinte e seis, Keke supera Mansell, que faz sua troca de pneus três voltas depois. Na mesma altura, René Arnoux faz uma dupla ultrapassagem nas ruas de Mônaco: Patrese e Berger ficam para trás. Pressionado, Senna vê Rosberg ir aos boxes para fazer sua parada, voltando logo atrás de Alboreto. Tambay, Patrese e Boutsen também fazem suas trocas, com o italiano caindo para as últimas posições após problemas.
E, no mesmo ponto que antes, Keke Rosberg passa por Michele Alboreto e assume o terceiro lugar. Na volta trinta e cinco, Alain Prost para, marca 9s e sai na segunda posição, atrás de Senna. Dois giros depois, é a vez de Brundle fazer sua parada. Tentando se manter na pista, o brasileiro da Lotus volta a ser atacado por uma McLaren, agora de Prost, antes de fazer sua troca de pneus, retornando atrás de Rosberg, no terceiro posto.
Pressionando Senna, Mansell se vê obrigado a abrandar pelo fato da Lotus do brasileiro estar respingando gostas de óleo na viseira do inglês. Liderando, Alain Prost faz volta mais rápida atrás de volta mais rápida, com Jacques Laffite, na volta cinquenta e um, superando Nelson Piquet na disputa pelo sexto lugar. O brasileiro é muito prejudicado por seus problemas no câmbio.
A Williams faz a troca do bicampeão, que volta entre Brundle e Tambay. Voltas depois, o francês consegue superar Piquet em plena reta dos boxes, deixando claro que a participação do brasileiro, naquela altura, era meramente "para fazer número". Mesmo assim, Nelson volta a passar por Tambay no túnel, uma vez que Ayrton Senna e Nigel Mansell se perdem entre eles.
Depois de sair do cockpit de seu carro, Martin Brundle vê a marca preta em seu capacete branco: é do pneu de Patrick Tambay. Pela segunda vez na carreira, o inglês teve muita sorte em sair com a cabeça intacta de um acidente. Se aproximando do fim, as posições se confirmam.
Alain Prost vence pela terceira vez em Mônaco, com Keke Rosberg em segundo e Ayrton Senna em terceiro. Mansell, Arnoux e Laffite fecham os lugares pontuáveis, enquanto Nelson Piquet era apenas sétimo colocado. Com a presença de sua majestade, Johansson termina na péssima décima colocação, atrás de ambas as Arrows. Streiff e Palmer são os dois últimos classificados.
Com a vitória, Prost toma a liderança do campeonato com vinte e dois pontos. Senna é segundo, Piquet terceiro e Keke Rosberg agora é quarto. Mansell desempata com Berger e assume definitivamente o quinto posto com nove pontos. Laffite e Arnoux tem os mesmos cinco, enquanto Johansson é nono, Brundle décimo, Fabi décimo primeiro e Patrese décimo segundo. Nos construtores, a McLaren abre quase 10 pontos de vantagem para a Williams. Lotus é terceira colocada, Ligier quarta, Benetton quinta, Ferrari sexta, Tyrrell sétima e Brabham oitava.
- 1 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:55:41.060 - 9pts
- 2 - FIN - Keke Rosberg - McLaren TAG-Porsche - +25.022s - 6pts
- 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - +53.646s - 4pts
- 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - +1:11.402s - 3pts
- 25 - FRA - René Arnoux - Ligier Renault - +1 Volta - 2pts
- 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - +1 Volta - 1pt
- 6 - GBR - Nelson Piquet - Williams Honda - +1 Volta
- 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - +3 Voltas
- 17 - SUI - Marc Surer - Arrows BMW - +3 Voltas
- 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - +3 Voltas
- 4 - FRA - Philippe Streiff - Tyrrell Renault - +4 Voltas
- 14 - GBR - Jonathan Palmer - Zakspeed Racing - +4 Voltas
- 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Renault - Colisão - OUT
- 16 - FRA - Patrick Tambay - Lola Ford - Colisão - OUT
- 20 - AUT - Gerhard Berger - Benetton BMW - Porca de Roda - OUT
- 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Turbo - OUT
- 7 - ITA - Riccardo Patrese - Brabham BMW - Bomba de Combustível - OUT
- 8 - ITA - Elio de Angelis - Brabham BMW - Turbo - OUT
- 19 - ITA - Teo Fabi - Benetton BMW - Freios - OUT
- 15 - AUS - Alan Jones - Lola Ford - Colisão - OUT
- 21 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - DNQ
- 11 - GBR - Johnny Dumfries - Lotus Renault - DNQ
- 29 - HOL - Huub Rothengatter - Zakspeed Racing - DNQ
- 22 - ALE - Christian Danner - Osella Alfa Romeo - DNQ
- 23 - ITA - Andrea de Cesaris - Minardi Motori Moderni - DNQ
- 24 - ITA - Alessandro Nannini - Minardi Motori Moderni - DNQ
Esses foram os pilotos que participaram do GP
Volta Mais Rápida: Alain Prost - 1:26.607 - Volta 51
Curiosidades:
- 424º GP
- XLIV Grande Prêmio de Mônaco
- Realizado no dia 11 de maio de 1986, em Mônaco
- 23º vitória de Alain Prost
- 17º e último pódio de Keke Rosberg
- 40º pódio de Alain Prost
- 100º GP de René Arnoux
- 108º e último GP de Elio de Angelis
- 50º vitória da McLaren
- 20º vitória do motor TAG-Porsche
- MELHOR PILOTO: Keke Rosberg / Jacques Laffite / René Arnoux
- SORTUDO: Martin Brundle / Patrick Tambay
- AZARADO: Johnny Dumfries / Nelson Piquet
- SURPRESA: Patrick Tambay
Rosberg deu show com uma estratégia diferente das dos ponteiros, conseguindo um impressionante segundo lugar após largar em nono. O resultado só não foi tão incrível como os de Laffite e Arnoux, que, partindo das últimas posições, conseguiram chegar aos pontos. Brundle e Tambay tiveram sorte em não se ferir gravemente na colisão que tiveram, enquanto o francês ainda surpreendia com o ótimo desempenho do motor turbo da Ford numa pista na qual os turbinados não são tão favorecidos. Dumfries, sem experiência e com problemas, piorou sua imagem com a não qualificação, enquanto Piquet passou todo o fim-de-semana lutando para entrar no top ten.
- 1 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 22pts
- 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - 19pts
- 6 - BRA - Nelson Piquet - Williams Honda - 15pts
- 2 - FIN - Keke Rosberg - McLaren TAG-Porsche - 11pts
- 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - 9pts
- 20 - AUT - Gerhard Berger - Benetton BMW - 6pts
- 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - 5pts
- 25 - FRA - René Arnoux - Ligier Renault - 5pts
- 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 3pts
- 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Renault - 2pts
- 19 - ITA - Teo Fabi - Benetton BMW - 2pts
- 7 - ITA - Riccardo Patrese - Brabham BMW - 1pt
Campeonato de construtores:
- GBR - Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2C - PRO/ROS - G - 33pts
- GBR - Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW11 - MAN/PIQ - G - 24pts
- GBR - John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 98T - DUM/SEN - G - 19pts
- FRA - Equipe Ligier - Ligier Renault - JS27 - ARN/LAF - P - 10pts
- GBR - Benetton Formula Ltd. - Benetton BMW - B186 - FAB/BER - P - 8pts
- ITA - Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - F1/86 - ALB/JOH - G - 3pts
- GBR - Data General Team Tyrrell - Tyrrell Renault - 014/015 - BRU/STR - G - 2pts
- GBR - Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT55 - PAT/ANG - P - 1pt
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExpert.com.br - F1-History.deviantart.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário