segunda-feira, 31 de agosto de 2015

30 Anos Sem Stefan...


Estou preparando a postagem de amanha há meses, mas não dou como certa que ele poderá ser publicado ainda no mesmo dia, afinal, vai ser um especial, mostrando como foi a carreira de um dos melhores pilotos alemães da história. Nesse vídeo, gravado há exatos 30 anos, Stefan descreve a Eau Rouge, um dia antes de sua morte no mesmo local.

Isso me faz lembrar quando Ayrton Senna falou da Tamburello no início de 1994, e como ela poderia ser perigosa para os pilotos naquela temporada. Já Bellof, disse como se deve fazer uma das mais fantásticas curvas do automobilismo mundial. É.... espero que vocês vejam o grande post que preparo para um dos meus grandes ídolos....


Imagens tiradas do Google Imagens

domingo, 30 de agosto de 2015

GP Memorável 58# - Alemanha 1984


Dias depois do GP da Grã-Bretanha, em Brands Hatch, a F-1 chegava á Alemanha, para mais uma corrida em Hockenheimring. Nesses quinze dias que haviam se passado, o Caso Tyrrell ainda pegava mais fogo do que o motor BMW. Stefan Bellof, sabendo que isso daria com uma exclusão á Tyrrell, já nem queria mais saber da categoria, e por isso decidiu focar no Campeonato de Marcas, onde estava disputando pelo título.

Com isso, a Tyrrell perdeu um de seus pilotos, e por isso teve que correr atrás do atual líder do campeonato de Fórmula 2, Mike Thackwell. A Toleman ainda não arranjara um segundo piloto, já que ela não tinha um segundo chassis pronto. Mas a equipe já começava a sondar outro piloto, que poderia vim da equipe do "Tio Ken", quando ela não corresse mais naquela temporada.


Nos treinos, o motor seria fundamental, por isso não surpreenderia caso uma McLaren ou uma Brabham partisse da ponta. Prost sofreu para conseguir a ponta, não enfrentando Lauda ou Piquet, mas Elio de Angelis que foi fantástico com sua Lotus, para ser o segundo. As duas Renaults faziam a segunda fila, com Warwick afrente de Tambay. Piquet era apenas o quinto, tendo Michele Alboreto entre ele e Niki Lauda.

Teo Fabi se beneficiou do motor BMW e da experiência que vinha conquistando para largar em oitavo, na frente da Toleman de Ayrton Senna. Fechando o top ten, René Arnoux. Andrea era o 11º colocado, com Laffite e Winkelhock logo atrás. Na batalha interna da Arrows, Surer foi mais rápido do que Boutsen. Nigel Mansell era apenas décimo sexto, um mico para alguém que tinha um companheiro largando na primeira fila.


François Hesnault era o 17º, com Eddie Cheever ao seu lado. Keke Rosberg era apenas o 19º colocado, outro mico, mas que dessa vez não teve o piloto como culpado, mas o motor Honda, que não rendeu bem. Patrese foi um dos poucos homens a fazer no Q1 sua volta mais rápida, por isso era o vigésimo. Ghinzani conseguiu se classificar na frente de Alliot e Gartner, enquanto Huub Rothengatter "voou" com sua Spirit para largar na frente de Palmer, que por sua vez tinha ambas as Tyrrells atrás.

Stefan Johansson e Mike Thackwell sofreram muito, mas quem conseguiu tirar tudo do carro foi o sueco, que conseguiu o 26º tempo, eliminando seu companheiro neozelandês. No domingo, apesar de um templo nublado, a probabilidade era de uma corrida no seco, com boas chances de surpresa, já que o circuito de Hockenheimring permitia muitos abandonos.


Na largada, Piquet surpreendeu a todos a pular de 5º para 3º, superando as Renaults, que viram Elio de Angelis fazer uma saída excepcional e tomar a ponta de Alain Prost. Ayrton Senna também largou bem, de nono foi para sexto. O brasileiro da Toleman logo conseguiria passar por Tambay, indo em busca de um quarto lugar, que era de Derek Warwick.

Keke Rosberg, que vinha lá de trás, fez uma ótima corrida. Em duas voltas, sua 19º colocação se tornou 12º. Outro piloto que se recuperava era Nigel Mansell, que atacava Laffite e Cheever. Na 4º volta, Ayrton roda e abandona após bater no guard-rail. Apesar do forte impacto, sai bravo e sem apresentar qualquer dor.

Antes desse abandono, Tambay já havia perdido posições Lauda, Fabi e Lauda, e agora para Keke Rosberg, que por sua vez passa por Teo e vai para cima do carro da McLaren, que também consegue fazer a manobra em cima da Renault de Warwick, que é mais uma vítima da fantástica recuperação do finlandês da Williams.


Na 7º volta, o turbo Renault da Lotus de de Angelis estoura, e lá se vai a chance de uma fantástica vitória do italiano, que, enquanto vai para os boxes recolher, vê Nelson Piquet passar por Alain Prost e tomar a ponta. Três voltas depois, foi a vez de Rosberg parar, mas com problemas elétricos, uma pena, já que o finlandês vinha muito bem...

Jacques Laffite, companheiro de Rosberg, vinha se recuperando bem também, mas, na mesma volta do finlandês teve problemas, quando era o 8º. Outros pilotos também faziam boa prova, Arnoux já tinha passado por Michele Alboreto, Mansell era o oitavo agora, Cheever, Boutsen e Hesnault passariam por de Cesaris e estariam a beira do top ten, que rapidamente poderia se tornar top six...


Até a 20º volta a classificação era: Piquet, Prost, Lauda, Warwick, Fabi, Tambay, Mansell, Arnoux, Cheever, de Cesaris, Hesnault, Winkelhock, Johansson e Rothengatter. Até então, o motor e o turbo eram as principais causas de abandonos, que já assolavam os carros de motores Alfa Romeo, Hart, Honda e até Ferrari, com a desistência de Alboreto...

Agora o motor BMW não aguentaria mais, infelizmente, e com isso Nelson Piquet perderia mais uma vitória por causa de seu motor. Com isso, Mansell já era o sexto, enquanto, caso não houvesse abandonado, Rosberg poderia ser o segundo. Na 28ª volta foi a vez de Teodorico Fabi parar por causa de seu motor alemão.


Eddie Cheever e Manfred Winkelhock seriam os últimos pilotos a abandonar, enquanto Prost e Lauda dominava a corrida lá na frente, sem nenhuma disputa. A maior disputa agora era entre as Ligiers, com Hesnault tomando a frente de de Cesaris duas vezes até o italiano parar de brincar e finalmente ficar com o sétimo lugar.

Na 33º volta, Nigel Mansell conseguiu passar Tambay no que foi a última ultrapassagem que valia pontos, já que ao fim de 44 voltas tudo acabou, com Alain Prost vencendo, seguido por Niki Lauda e Derek Warwick. E na última posição pontuável, René Arnoux, que ainda queria voltar a disputar um título...


RESULTADOS:
  1. 7 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:24:43.210 - 9pts
  2. 8 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - +3.149s - 6pts
  3. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - +36.423s - 4pts
  4. 12 - Nigel Mansell - Lotus Renault - +51.663s - 3pts
  5. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - +1:11.949 - 2pts
  6. 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - +1 Volta - 1pt
  7. 26 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - +1 Volta
  8. 25 - François Hesnault - Ligier Renault - +1 Volta
  9. 4 - Stefan Johansson - Tyrrell Ford - +2 Voltas
  10. 21 - Huub Rothengatter - Spirit Hart - +4 Voltas
  11. 14 - Manfred Winkelhock - ATS BMW - Câmbio - OUT
  12. 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Motor - OUT
  13. 2 - Teodorico Fabi - Brabham BMW - Turbo - OUT
  14. 1 - Nelson Piquet - Brabham BMW - Motor - OUT
  15. 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - Alimentação - OUT
  16. 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Falha Elétrica - OUT
  17. 30 - Jo Gartner - Osella Alfa Romeo - Turbo - OUT
  18. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Motor - OUT
  19. 10 - Jonathan Palmer - RAM Hart - Turbo - OUT
  20. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - Falha Elétrica - OUT
  21. 5 - Jacques Laffite - Williams Honda - Motor - OUT
  22. 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Motor - OUT
  23. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - Turbo - OUT
  24. 9 - Philippe Alliot - RAM Hart - Temperatura - OUT
  25. 19 - Ayrton Senna - Toleman Hart - Acidente - OUT
  26. 17 - Marc Surer - Arrows BMW - Turbo - OUT
  27. 3 - Mike Thackwell - Tyrrell Ford - DNQ
Esses eram os pilotos inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Alain Prost - 1:53.538 - Volta 31


Curiosidades:
- 399º GP
- 13º Vitória de Alain Prost
- 4º E Último Pódio de Derek Warwick
- 37º Vitória da McLaren
- 20º Pole Position da McLaren
- 25º Melhor Volta da McLaren
- 7º Vitória do Motor TAG-Porsche


  • MELHOR PILOTO: Nigel Mansell / Keke Rosberg
  • SORTUDO: Alain Prost
  • AZARADO: Nelson Piquet / Elio de Angelis
  • SURPRESA: N/H
Mansell fez uma corrida fantástica, saindo da 16º colocação, escalar o grid, até chegar ao fantástico 5º posto, entre as Renaults. Rosberg então nem se fala, fazendo uma linda corrida até onde seu carro resistiu, o que não foi muito... Alain Prost, teve sorte, pois se Elio de Angelis e Nelson Piquet não tivessem problemas terminariam no pódio.


Campeonato de Pilotos:
  1. 7 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - 43,5pts
  2. 8 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - 39pts
  3. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - 95T - 36,5pts
  4. 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 126C4 - 24,5pts
  5. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - RE50 - 23pts
  6. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - FW09/FW09B - 20pts
  7. 1 - Nelson Piquet - Brabham BMW - BT53 - 18pts
  8. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 126C4 - 11pts
  9. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - RE50 - 9pts
  10. 12 - Nigel Mansell - Lotus Renault - 95T - 9pts
  11. 19 - Ayrton Senna - Toleman Hart - TG183B/TG184 - 8pts
  12. 3 - Martin Brundle - Tyrrell Ford - 012 - 8pts
  13. 4 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 012 - 5pts
  14. 5 - Jacques Laffite - Williams Honda - FW09/FW09B - 4pts
  15. 2 - Teodorico Fabi - Brabham BMW - BT53 - 3pts
  16. 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - 184T - 3pts
  17. 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - 184T - 3pts
  18. 26 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - JS23 - 2pts
  19. 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - FA1F - 2pts
  20. 18 - Thierry Boutsen - Arrows Ford/BMW - A6/A7 - 1pt

Campeonato de Construtores:
  1. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - PRO/LAU - M - 82,5pts
  2. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 126C4 - ALB/ARN - G - 35,5pts
  3. John Player Team Lotus - Lotus Renault - 95T - ANG/MAN - G - 35,5pts
  4. Équipe Renault Elf - Renault - RE50 - TAM/WAR - M - 32pts
  5. Williams Grand Prix Engineering - Williams Honda - FW09/FW09B - LAF/ROS - G - 24pts
  6. MRD International - Brabham BMW - BT53 - PIQ/TFA/CFA - M - 21pts
  7. Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford - 012 - BRU/JOH/BEL/THA - G - 13pts
  8. Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - TG183B/TG184 - G - 8pts
  9. Benetton Team Alfa Romeo - Alfa Romeo - 184T - PAT/CHE - G - 6pts
  10. Ligier Loto - Ligier Renault - JS23 - HES/CES - M - 2pts
  11. Osella Squadra Corse - Osella Alfa Romeo - FA1F - P - 2pts
  12. Barclay Nordica Arrows BMW - Arrows Ford/BMW - A6/A7 - SUR/BOU - G - 1pt
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExperts.com.br - F1-history.deviantart.com

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Quinze Anos...


Como o tempo passa rápido.... e pensar que eu ainda nem sequer estava nascido no dia 27 de agosto de 2000, quando a categoria mais rápida do mundo chegou ao paraíso belga, Spa-Francorchamps, que mais uma vez sediava o GP da Bélgica. A situação de Michael Schumacher no campeonato de pilotos era preocupante, com o alemão sofrendo vários abandonos durante boa parte da temporada europeia.

Depois de um começo de temporada melhor da Ferrari, a segunda metade mostrava a potencia da McLaren em busca de um tricampeonato. Mika se beneficiou dos abandonos do rival alemão e assumiu a ponta da tabela, aumentando a diferença mais ainda após a vitória em Hungaroring. Parecia que o pesadelo italiano estava acontecendo novamente: Será que eles perderiam para a McLaren pelo terceiro ano consecutivo?


Em Spa, Häkkinen cravou a pole depois de um treino fantástico, que viu Jarno Trulli ser segundo e Schumacher o terceiro. Na corrida, depois de batalhar com Coulthard, o alemão finalmente pode se concentrar no ataque á Mika, que fazia uma corrida tranquila. Depois das paradas o finlandês ainda se matinha na ponta, mas por pouco tempo, já que cometeria um erro que colocaria o carro vermelho em primeiro lugar.

Foi agora que o motor Mercedes realmente fez diferença, rasgando as retas e as curvas velozes de Spa em busca de Schumacher, que pouco imaginava um ataque tão forte de seu grande rival. Mika tentou várias vezes, mas sempre quando conseguia chegar no alemão a reta acabava. Foi quando Ricardo Zonta apareceu no horizonte deles. O que parecia ser um simples obstaculo virou um tremendo trampolim...


Häkkinen usou o brasileiro para ultrapassar o ferrarista por dentro. Uma manobra incrível, que entrou no hall dos melhores momentos da história da categoria, que voltou a ver uma ultrapassagem tão fantástica. Na minha opinião, essa é uma das três melhores manobras já filmadas na história da Fórmula 1, dividindo o pódio com a fritada de Gilles Villeneuve em cima de René Arnoux e aquela clássica de Piquet sobre Senna...

No fim, Mika Häkkinen venceu a corrida e abriu ainda mais a diferença no campeonato, que chegava á 6 pontos. Mas ainda tinha muito asfalto para ser andado, e o que vimos foi uma virada estrondosa de Schumacher em cima do finlandês, que perdeu a chance de ser tricampeão, feito que até então era apenas de Juan Manuel Fangio.

Então já se passam 15 anos... O que você estava fazendo nesse domingo, 27 de agosto de 2000?

Imagens tiradas do Google Imagens e GPExperts.com.br

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

GP Memorável 56# - Holanda 1985


Apenas uma semana depois do GP da Áustria, a Fórmula 1 voltava á correr no belo circuito de Zandvoort, na Holanda, que, infelizmente, sediaria o último grande prêmio holandês. De qualquer maneira essa corrida seria especial, afinal, Ken Tyrrell conseguiu arrumar dois motores turbo antes do GP da Itália. Com isso, a categoria viu pela primeira vez um GP totalmente turbo.

Apesar da potência, muitos criticavam que o motor de treino era extremamente potente enquanto na corrida o outro motor não era, o que dava aos espectadores uma sensação irreal de velocidade e tempo na sexta e no sábado comparados com domingo. Nos treinos, Nélson Piquet surpreendeu a todos depois de fazer a pole position colocando meio segundo em cima de Keke Rosberg, segundo colocado.


Alain Prost era o terceiro, com Ayrton Senna se recuperando da péssima classificação em Öesterreichring. Teodorico Fabi fez, mais uma vez, um ótimo trabalho com a Tolema para coloca-la na quinta colocação, tendo Patrick Tambay ao seu lado. Nigel Mansell era sétimo, Thierry Boutsen o oitavo, Marc Surer nono e, fechando o top ten, Niki Lauda com seu potente McLaren TAG-Porsche.

O décimo primeiro lugar era de Elio de Angelis, com Derek Warwick ao seu lado, seguidos por Jacques Laffite e Gerhard Berger. Na melhor chance de sua carreira, Piercarlo Ghinzani mais uma vez vai mal nos treinos comparado com seu companheiro, saindo da 15º colocação. O carro da Ferrari começou a perder rendimento depois do GP da Alemanha, o que era mal presságio para o concorrente ao título, Michele Alboreto, que largava na décima sexta colocação.

poeticsofspeed.com

Stefan Johansson estava logo atrás do companheiro, para escolta-lo. Andrea de Cesaris aparecia por ali, por incrível que pareça, já que havia sido demitido por Guy Ligier, que correu atrás dele de volta, já que Philippe Streiff ainda não estava disponível. Com os péssimos Alfa, Riccardo Patrese e Eddie Cheever ficaram com a 19º e a 20º colocação.

Fechando o grid, Martin Brundle conseguiu se classificar na frente de Bellof na sua volta aos turbos. Na 23º colocação, Jonathan Palmer, com Pierluigi Martini, Philippe Alliot e Huub Rothengatter, fechando o grid, já que Kenny Acheson não conseguiu se classificar. O motivo de alguns embaralhamentos? Um forte chuva caiu no sábado, o que impossibilitou a melhora dos tempos. Quase todos os pilotos já haviam aprendido a lição de Nürburgring, mas outros não, como no caso de Niki Lauda, Stefan Bellof, Elio de Angelis e Gerhard Berger...


No domingo, Patrick Tambay acabou batendo na volta de apresentação, e correu para pegar o carro reserva, que estava prontinho para o francês. Na largada, Piquet fica, da mesma forma de Thierry Boutsen, enquanto Rosberg e Senna pulam para as primeiras colocação. Alain Prost não consegue manter o último lugar do pódio, que agora é de Teo Fabi. Mais atrás, Lauda ganhou cinco posições, enquanto, em apenas uma volta, Tambay já recuperou seis colocações.

Outros pilotos que fizeram uma primeira volta de invejar foram Michele Alboreto (de 16º para 12º), Stefan Johansson (de 17º para 11º), Stefan Bellof (22º para 24º) e Martin Brundle (21º para 15º). Logo, Ayrton Senna perdeu terreno para Keke Rosberg, sendo pressionado por Teo Fabi, que não resistiu muito tempo na prova, já que sua Toleman começou a enfrentar problemas.


Alain Prost agora era o terceiro, enquanto Elio de Angelis tomava o 8º lugar de Marc Surer e ia em busca do sétimo posto que era ocupado por Derek Warwick, que por sua vez ataca Nigel Mansell. Mais atrás, Michele Alboreto e Stefan Johansson invertem as posições, colocando o italiano na décima colocação. Stefan Bellof fazia pressão em cima de Gerhard Berger, que deixou espaço para o alemão fazer a manobra e ir ao ataque de Jacques Laffite.

Jonathan Palmer segurou muito bem Patrick Tambay, que só depois de três voltas conseguiu passar o britânico. Lá no fundão, Nélson Piquet efetua sua primeira ultrapassagem, em cima de Huub Rothengatter, que foi para os boxes, com problemas em sua Osella. Agora Lauda passa por Teo Fabi e vai em busca do companheiro de equipe.


Antes de tudo isso, ainda na primeira volta, Pierluigi Martini acabou se acidentando e Eddie Cheever e Riccardo Patrese tiveram problemas no turbo de seus péssimos motores Alfa Romeo. Stefan Johansson estoura seu motor, colocando Stefan Bellof na ótima 11º colocação, já que o alemão já havia passado por Jacques Laffite. Mais atrás, Patrick Tambay já tomara as posições de Brundle e Berger e ia para cima da Ligier do experiente compatriota.

Um erro de Ayrton Senna fez que as McLarens tomassem sua segunda colocação. Na 20º volta, o Honda de Keke Rosberg não resiste e estoura. Imediatamente, Niki Lauda vai para os boxes, dando a segunda colocação para o brasileiro da Lotus. Com mais uma abandono, o de Fabi, e depois de finalmente passar por Mansell, Derek Warwick era o 3º, uma posição jamais esperada no meio de tantos problemas na equipe francesa.


Outro que aproveitou para parar nos boxes foi Stefan Bellof, que fez Nélson Piquet e Elio de Angelis, que já havia parado, subirem de posição. Mansell também para, colocando Brundle numa ótima posição para a Tyrrell, mas por pouco tempo, já que o número 11 da Lotus acabaria tomando sua oitava colocação. Pressionando o companheiro, Tambay vê a sua frente um pódio inimaginável, que se tornar impossível após seu triste abandono depois de uma prova tão fantástica...

Quem tinha que mostrar serviço agora era Piquet, que estava preso atrás da RAM de Philippe Alliot. Apenas Prost e Alboreto, dos ponteiros não haviam parado até a volta 31, quando o italiano, que fazia linda prova, foi aos boxes. Duas voltas depois, o francês para, perde muito tempo na troca dos pneus e volta na terceira colocação. Infelizmente, Derek Warwick já havia deixado a disputa na volta 27.


Stefan Bellof e Michele Alboreto começariam a retomar as posições conquistadas antes das paradas. Primeiro, o alemão passa por Martin Brundle e Thierry Boutsen, assumindo a nona colocação e indo em busca de Gerhard Berger. Depois, o italiano ferrarista deixa Mansell e Surer para trás, correndo agora para pressionar Elio de Angelis, que era o quarto. O péssimo desempenho durante os treinos estava compensando o ótimo no final da prova.

Na 39º volta, Bellof passa por Berger e assume uma fantástica 8º colocação, que estava prestes a se tornar 7º com os problemas de Surer, e até um 6º com Mansell tendo péssimo rendimento. Infelizmente, o alemão parou sua Tyrrell e abandonou com problemas no motor Renault. Esse foi o fim de Stefan Bellof na Fórmula 1...


Brundle ainda teria uma missão mais difícil, com Nigel Mansell voltando a andar bem e o jovem britânico tendo que segurar a sexta colocação do Leão, que recebeu de bandeja esses pontos, para a loucura de Ken Tyrrell nos boxes, que viu seu piloto dificultar a ultrapassagem de Senna, e facilitar de Prost e Mansell...

Na 45º volta, Michele Alboreto assume a quarta colocação após passar por Elio de Angelis, enquanto mais atrás Nélson Piquet finalmente conseguia passar por Philippe Alliot. Na volta 46, Ayrton Senna não resiste aos ataques de Prost e cede o segundo lugar. Com o abandono de Boutsen, os problemas de Marc Surer, e a ultrapassagem sob Alliot, Piquet era 9º agora.


A partir daí, nada mudaria na corrida, apenas outra ultrapassagem, que foi feita pelo bicampeão da Brabham em cima de Berger. Lá na frente, uma linda disputa nas últimas voltas, com Alain Prost colocando roda para fora da pista em busca de mais uma vitória em Zandvoort. Bravamente, Niki Lauda segura a posição diante de tantos ataques do francês, que aumentaram na última volta.

No fim de tudo, Prost chega 0.232s atrás de Niki Lauda, que vence pela última vez. Michele Alboreto tirava três segundos por volta para Senna, que fantasticamente ainda segurou o pódio, enquanto Elio de Angelis e Nigel Mansell fechavam os lugares pontuáveis, com Martin Brundle batendo na trave de conquistar seus primeiros pontos na temporada.


RESULTADO:
  1. 1 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 1:32:29.263 - 9pts
  2. 2 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +0.232s - 6pts
  3. 12 - Ayrton Senna - Lotus Renault - +48.491s - 4pts
  4. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +48.837s - 3pts
  5. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 2pts
  6. 5 - Nigel Mansell - Williams Honda - +1 Volta - 1pt
  7. 3 - Martin Brundle - Tyrrell Renault - +1 Volta
  8. 7 - Nelson Piquet - Brabham BMW - +1 Volta
  9. 17 - Gerhard Berger - Arrows BMW - +2 Voltas
  10. 8 - Marc Surer - Brabham BMW - Escapamento
  11. 24 - Huub Rothengatter - Osella Alfa Romeo - NC
  12. 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Suspensão - OUT
  13. 9 - Philippe Alliot - RAM Hart - Motor - OUT
  14. 4 - Stefan Bellof - Tyrrell Renault - Motor - OUT
  15. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - Caixa de Câmbio - OUT
  16. 25 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Turbo - OUT
  17. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - Transmissão - OUT
  18. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - Motor - OUT
  19. 19 - Teodorico Fabi - Toleman Hart - Roda - OUT
  20. 26 - Jacques Laffite - Ligier Renault - Elétrico - OUT
  21. 30 - Jonathan Palmer - Zakspeed Racing - Pressão de Óleo - OUT
  22. 20 - Piercarlo Ghinzani - Toleman Hart - Motor - OUT
  23. 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - Motor - OUT
  24. 29 - Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - Acidente - OUT
  25. 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Turbo - OUT
  26. 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - Turbo - OUT
  27. 9 - Kenny Acheson - RAM Hart - DNQ
Esses eram os pilotos inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Alain Prost - 1:16.538 - Volta 57

poeticsofspeed.com

Curiosidades:
- 415º GP
- 25º E Última Vitória de Niki Lauda
- 54º E Último Pódio de Niki Lauda
- 47º Vitória da McLaren
- 150º Pódio da Lotus
- 150º GP da Ligier
- 21º E Último GP de Stefan Bellof
- 1º GP Totalmente Turbo

poeticsofspeed.com

  • MELHOR PILOTO: Patrick Tambay / Michele Alboreto
  • SORTUDO: Niki Lauda
  • AZARADO: Patrick Tambay / Alain Prost
  • SURPRESA: N/H
  • Prêmio Bônus - ADEUS: Stefan Bellof / Zandvoort
  • Prêmio Bônus - CORRER? ATÉ MESMO DEMITIDO - Andrea de Cesaris
  • Prêmio Bônus - ALELUIA: Tyrrell
Tambay e Alboreto fizeram corridas fantásticas, com o francês largando dos boxes e já estando nos pontos na volta 22, enquanto o italiano, mesmo com uma Ferrari ruim fazendo pressão em Ayrton Senna e quase conseguindo um pódio. Lauda viu Prost ter um péssimo pit stop e voltar em terceiro, o que beneficiou o austríaco ter sua última vitória. Infelizmente, essa foi a última vez que vimos Stefan Bellof e Zandvoort na Fórmula 1... enquanto o MITO MITAVA correndo mesmo demitido da Ligier, já que Philippe Streiff não estava apto para participar da prova. Com a Tyrrell aceitado a "Era Turbo", a Fórmula 1 finalmente viu um GP totalmente turbo...


Campeonato de Pilotos:
  1. 2 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - 56pts
  2. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 156/85 - 53pts
  3. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - 97T - 30pts
  4. 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 156/85 - 19pts
  5. 12 - Ayrton Senna - Lotus Renault - 97T - 19pts
  6. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - FW10 - 18pts
  7. 1 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - 14pts
  8. 7 - Nelson Piquet - Brabham BMW - BT54 - 13pts
  9. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - RE60/RE60B - 11pts
  10. 26 - Jacques Laffite - Ligier Renault - JS25 - 10pts
  11. 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - A8 - 9pts
  12. 5 - Nigel Mansell - Williams Honda - FW10 - 7pts
  13. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - RE60/RE60B - 4pts
  14. 4/3 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - 4pts
  15. 25 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - JS25 - 3pts
  16. 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 156/85 - 3pts
  17. 8 - Marc Surer - Brabham BMW - BT54 - 2pts


Campeonato de Construtores:
  1. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - ALB/ARN/JOH - G - 75pts
  2. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - LAU/PRO - G - 70pts
  3. John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - ANG/SEN - G - 49pts
  4. Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW10 - MAN/ROS - G - 25pts
  5. Équipe Renault Elf - Renault - RE60/RE60B - HES/TAM/WAR - G - 15pts
  6. Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT54 - PIQ/HES/SUR - P - 15pts
  7. Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - CES/LAF - P - 13pts
  8. Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - BER/BOU - G - 9pts
  9. Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - BRU/JOH/BEL - G - 4pts
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExperts.com.br - F1-History.Deviantart.com - http://poeticsofspeed.com/

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

VÍDEO: Acidente de Justin Wilson em Pocono


É a primeira vez que posto alguma coisa sobre a IndyCar da atualidade aqui no blog, pena que não é para comemorar algo, e sim para se preocupar. Justin Wilson, que correu pela Minardi e Jaguar em 2003, sofreu um grave acidente na Pocono 500. Esse incidente foi ocasionado pela batida de Sage Karam, que, é claro, jogou destroços para o meio da pista, e um deles, provavelmente o cone do bico, acabou atingindo o capacete do piloto britânico.

O estado de saúde de Wilson é crítico, tendo apenas 20% de chances de sobreviver (caso as especulações sobre o impacto estejam corretas). Ele está em coma profundo e não responde a estímulos externos, o que é um péssima notícia, que para muitos pode já significar a morte cerebral do piloto.

Que Deus te proteja, Justin...

É triste falar sobre isso... depois de tudo que se passou com Bianchi, e agora se passa com Wilson. Nossas rezas estão com você, Justin...

Imagens tiradas do Google Imagens

Adeus, Guy Ligier


Eu falei no facebook que esse domingo foi "O Domingo Les Blues", seja na alegria, seja na tristeza. Para começar, ontem fez 28 anos da morte de Didier Pironi, um dos melhores franceses a jamais terem ganhado um título. Depois, vimos Romain Grosjean dar um belo show e conquistar um pódio na Bélgica (onde uma das línguas faladas é o francês) com a Lotus, que já foi, e por voltar a ser Renault, enquanto Charles Pic entra com uma ação contra a equipe de Enstone. E por último, veio a pior notícia (envolvendo Fórmula 1) do dia, Guy Ligier havia morrido aos 85 anos de idade.


Com isso deixo essa imagem de um teste realizado no antigo Magny-Cours no ano de 1979, com Guy Ligier (isso mesmo) dando umas voltas do JS11 de Jacques Laffite, que não pode comparecer ao teste (pelo que eu saiba). Ao fim do dia, estamos todos preocupados com a situação crítica de Justin Wilson, e ao mesmo tempo muito tristes com a perca de alguém como Guy Ligier.


Vamos conhecer um pouco da história da Ligier, que teve início em 1976 na Fórmula 1, conquistando bons resultados e já sendo considerada equipe média. No ano seguinte, Jacques Laffite conquista a primeira vitória da equipe francesa, que cresce mais ainda até atingir o pico entre 1979 e 1980, tendo um ótimo começo de temporada em 79, e um ótimo final de temporada em 80. Com isso, a equipe conquistou seus melhores resultados no Campeonato de Construtores, 3º e 2º, respectivamente, em 1979 e 1980.

Jacques Laffite (O Homem Ligier) e Guy Ligier (O Senhor Ligier

Os anos que se seguiam seriam de dificuldades, com um carro pouco confiável chegando a passar uma temporada inteira sem pontos. Em 1985 a equipe volta a subir ao pódio. No ano seguinte, parecia que a vez da equipe finalmente havia chegado, com ela andando no mesmo nível de carros da Lotus e da McLaren, mas sem conquistar nenhuma vitória além de perder Jacques Laffite...

A Ligier é tão mitológica que até o MITO já passou por ela...

Mesmo com pilotos da estirpe de René Arnoux, Stefan Johansson e Thierry Boutsen, a equipe passou anos sem conseguir pontuar, e só conseguindo alguma coisa quando a prova tinha muitos abandonos. Em 1992 a alegria retornou, mesmo tímida, com Érik Comas pontuando em algumas provas no meio da temporada.

Em 1993 a equipe volta a ter um carro competitivo, que chegava, muitas vezes, a duelar com as McLarens e Benettons. No ano seguinte, as dificuldades retornam, mas Olivier Panis mostra seu talento ao lado de Bernard para conseguir um ótimo pódio na Alemanha. No ano de 1995, com Brundle e Panis, a equipe tem uma de seus duplas mais rápidas, que sempre conseguiam pontos quando possível.


Há anos a Ligier não era mais de Guy Ligier, mesmo assim o mítico nome da equipe francesa ainda estava no grid, mas com dias contados. O ano de 1996 viu Olivier Panis fazer ótimas provas, mas bater na trave em muitas por falta de rendimento, mas... em Mônaco, o mundo se chocou ao ver a Ligier voltar a vencer na Fórmula 1 com o francês, depois de 15 anos...

Essa acabou sendo a trajetória da Équipe Ligier na Fórmula 1, uma equipe que deixou saudade por onde passou, especialmente na categoria máxima do automobilismo, onde colecionou fãs e lindos carros pintados com as cores da França...

Vá com Deus, Guy

Imagens tiradas do Google Imagens

sábado, 22 de agosto de 2015

GP Memorável 52# - Grã-Bretanha 1984


Semanas depois do fantástico GP de Dallas a Fórmula 1 chegava á Brands Hatch, que novamente sediava o GP britânico, que prometia para aquele ano. A descoberta das irregularidades do carro da Tyrrell colocou a equipe em xeque para a disputa da corrida em casa, já que, depois de descobrirem que o carro estava abaixo do peso, foi descoberto bolinhas de chumbo que os carros levavam nos depósitos de água, o que era proibido.


Ken Tyrrell teve que apelar para conseguir correr em Brands Hatch, entrando com um recurso no tribunal, para evitar a exclusão de sua equipe da temporada de 1984. No meio de toda essa confusão, o "Tio Ken" teve que anunciar um substituto para Martin Brundle, que sofreu um forte acidente em Dallas. Além de Stefan Johansson, outro que voltava á categoria era Jo Gartner, novamente pela Osella que estava animada depois dos pontos conquistados no calor dos EUA.


E por último, antes de começar os treinos foi anunciado a entrada de uma nova equipe para a temporada de 1985, a Minardi... Depois de tudo isso, mais drama com o gravíssimo acidente de Johnny Ceccoto na sexta-feira, quando o venezuelano acabou saindo da pista e batendo de frente no muro. O impacto causou graves fraturas em suas pernas, que chegaram a correr risco de serem amputadas pela falta de circulação de sangue.

Ao fim dos treinos, Nelson Piquet surpreendeu a todos com a pole com um tempo de 1:10.869, quase 0.200s mais rápido do que Alain Prost. Na segunda fila tínhamos Niki Lauda com Elio de Angelis ao seu lado, Keke Rosberg era 5º, com Derek Warwick logo atrás e Ayrton Senna conquistando um ótimo 7º posto. Fechando o TOP TEN estavam Michele Alboreto, Nigel Mansell e Patrick Tambay.


Com a ajuda dos motores BMW, Manfred Winkelhock era o 11º colocado e Thierry Boutsen era o 12º, seguidos por René Arnoux, Teo Fabi e Marc Surer. Em 16º estava Jacques Laffite, Riccardo Patrese era 17º, Eddie Cheever o 18º, o MITO o 19º e 20º era François Hesnault. Nas últimas posições estavam Piercarlo Ghinzani, Huub Rothengatter, Jonathan Palmer, Philippe Alliot, Stefan Johansson, Stefan Bellof e Jo Gartner, que não se classificou para a prova.

Numa reviravolta, a Osella exigiu que Jo Gartner largasse, usando o argumento que Bellof e Johansson não deveriam largar. E com isso, 27 carros estavam no grid de Brands Hatch, esperando as luzes se apagarem para que a corrida se iniciasse. Na largada, tudo transcorre normalmente, com Piquet segurando Prost e Lauda.


Na descida para a Graham Hill, Eddie Cheever roda e causa vários acidentes, com Gartner batendo na barreira de pneus, Philippe Alliot passando por cima da Alfa e Stefan Johansson no meio de tudo isso. Com isso, já havíamos perdido quatro carros. Por incrível que pareça, a corrida continuou, com Warwick passando de Angelis e Senna passa Mansell e Tambay.

Ayrton Senna vinha fazendo uma prova fantástica em Brands Hatch, e agora já era o 6º colocado depois de passar por Michele Alboreto enquanto Keke Rosberg tinha problemas e ia para os boxes. Se aproximava-nos da 10º volta, e a única mudança que aconteceu foi que Teo Fabi passou por Thierry Boutsen. Mas a alegria do italiano não duraria uma volta, já que ele abandonaria.


Piquet tenta segurar Prost e Lauda e vem numa velocidade absurda conquistada por causa dos motores TAG-Porsche. O brasileiro bem que tentou, mas na 12º volta Alain fez a manobra na Paddock Hill, seguido por outra manobra na Druids, agora de Niki Lauda. Nesse exato momento, Jonathan Palmer perde o controle de sua RAM e bate na entrada da reta dos boxes.

A posição perigosa de três carros na pista fez a prova ser paralisada, coisa que beneficiou Nelson Piquet que foi aos boxes. Até aquele momento a classificação estava assim: Piquet, Prost, Lauda, Warwick, de Angelis, Senna, Alboreto, Tambay, Mansell, Boutsen, de Cesaris, Arnoux, Laffite, Surer, Patrese, Ghinzani, Bellof, Hesnault e Rothengatter.


Depois de uma hora de espera, os roncos dos motores voltaram a ser ouvidos em Brands Hatch. Na segunda largada, mesmo com pneus novos, Nelson Piquet sai mal e perde a liderança para a Prost. Tambay pulou fenomenalmente da 8º para a 5º colocação, enquanto Ayrton Senna ainda perdeu outra posição para Alboreto.

Logo o jovem brasileiro da surpreendente Toleman começou a fazer pressão nos adversários, passando por Michele Alboreto na volta 13, enquanto Andrea faria isso na volta seguinte. As Ferraris não estavam rendendo na pista britânica, especialmente do italiano. Logo outros problemas começam a aparecer, com Jacques Laffite abandonando a prova e deixando a Williams sem representantes.

Volta de Johansson á categoria,,,

Huub Rothengatter começou a sofrer problemas, e com isso o holandês foi para os boxes para tentar resolver. Depois de 5 minutos, o Spirit volta a pista. Enquanto isso, Patrick Tambay segura Elio de Angelis, que por sua vez também segura Ayrton Senna, que tem um carro muito mais equilibrado do que dos ponteiros.

Lá na frente, Niki Lauda ainda ataca Nelson Piquet, que se defende bravamente. Mais atrás, Thierry Boutsen tem problemas e abandona enquanto Nigel Mansell comete um erro, roda, e abandona depois de passar num estacionamento. René Arnoux agora era o 9º após passar o companheiro. Voltas depois, Niki Lauda consegue passar por Nelson Piquet e assume a segunda colocação.


Mais atrás, Stefan Bellof passa por Marc Surer e assume a 14º posição. Prost começa a ter problemas, fazendo que Niki Lauda se aproximasse, enquanto Andrea de Cesaris vem disputando bravamente com René Arnoux e Michele Alboreto. Senna e de Angelis finalmente conseguem ultrapassar Tambay, Na 37º volta, Alain finalmente para e coloca Lauda no caminho da vitória, enquanto Piquet é segundo e Warwick o terceiro.

Enquanto isso, Alboreto finalmente passa por Arnoux e vai á guerra com o MITO, que não quer perder essa 7º colocação. Lá na frente, Senna continua a atacar de Angelis, que ainda tem mais de 5s de vantagem para o brasileiro graças a soma dos tempos das duas baterias da corrida. Na disputa pela décima colocação, Patrese finalmente passa pela Osella de Ghinzani.


Em última, Huub Rothengatter já nem é computado como piloto que ainda está na corrida, por estar muitas voltas atrás de Lauda. Michele Alboreto se arrisca, e consegue a ultrapassagem em cima de de Cesaris que volta a segurar René Arnoux, que já devia estar completamente furioso com o piloto da Ligier segurando-o.

Piquet tenta se aproximar do líder, mas o motor TAG-Porsche impossibilita tal coisa. E finalmente, os dois foram para fora da pista, Arnoux tacou o carro no italiano, que jogou o carro em cima do francês. A Ferrari saiu intacta e voltou para a corrida, enquanto a Ligier teve estragos maiores, mas nada que fizesse ele abandonar a corrida.


Enquanto Piquet começa a ter problemas com seu motor BMW, Ayrton Senna finalmente passa por de Angelis, que começa a perder muito terreno para o jovem brasileiro. Agora, a Toleman via seu piloto precisar abrir mais de 5s para subir ao pódio novamente, o que seria uma conquista e tanto num circuito que tem boas retas para os motores mais potentes.


Tambay assumiu a 5º colocação de Piquet que se arrastava para terminar, mas a alegria do francês logo acabou quando ele perdeu seu turbo. Agora o novo quinto colocado era Michele Alboreto, enquanto o bicampeão tentava se assegurar na última colocação pontuável. Em vão.... René Arnoux cruza a linha de chegada em 6º depois de uma prova difícil.

Niki Lauda voltou a comemorar uma vitória em 1984, enquanto Derek Warwick foi saudado pela torcida britânica ao voltar ao pódio com a Renault. Senna deu show, e surpreendeu a todos com o pódio que veio na base da sorte e do talento. Terminando os lugares pontuáveis, Elio de Angelis, Michele Alboreto e René Arnoux, enquanto Nelson Piquet foi 7º colocado.


RESULTADOS:

  1. 8 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 1:29:28.532 - 9pts
  2. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - +42.423 - 6pts
  3. 19 - Ayrton Senna - Toleman Hart - +1:03.328 - 4pts
  4. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 3pts
  5. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +1 Volta - 2pts
  6. 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - +1 Volta - 1pt
  7. 1 - Nelson Piquet - Brabham BMW - +1 Volta
  8. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - Turbo
  9. 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - +3 Voltas
  10. 26 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - +3 Voltas
  11. 4 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - +3 Voltas
  12. 17 - Marc Surer - Arrows BMW - +4 Voltas
  13. 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - +5 Voltas
  14. 21 - Huub Rothengatter - Spirit Hart - NC
  15. 25 - François Hesnault - Ligier Renault - Elétrico - OUT
  16. 7 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - Caixa de Câmbio - OUT
  17. 12 - Nigel Mansell - Lotus Renault - Caixa de Câmbio - OUT
  18. 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Elétrico - OUT
  19. 5 - Jacques Laffite - Williams Honda - Bomba d'água - OUT
  20. 10 - Jonathan Palmer - RAM Hart - Acidente - OUT
  21. 14 - Manfred Winkelhock - ATS BMW - Elétrico - OUT
  22. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - Motor - OUT
  23. 3 - Stefan Johansson - Tyrrell Frod - Colisão - OUT
  24. 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Colisão - OUT
  25. 9 - Philippe Alliot - RAM Hart - Colisão - OUT
  26. 30 - Jo Gartner - Osella Alfa Romeo - Colisão - OUT
  27. 20 - Johnny Cecotto - Toleman Hart - DNQ
Esses foram os pilotos que se inscreveram para a corrida
Volta Mais Rápida: Niki Lauda - 1:13:191 - Volta 57


Curiosidades:
- 398º GP
- 22º Vitória de Niki Lauda
- 20º Melhor Volta de Niki Lauda
- 36º Vitória da McLaren
- 6º Vitória do Motor TAG-Porsche
- 2º Pódio de Ayrton Senna
- 2º Pódio da Toleman
- 3º Pódio de Derek Warwick


  • MELHOR PILOTO: Ayrton Senna
  • SORTUDO: René Arnoux / Michele Alboreto
  • AZARADO: Alain Prost / Nelson Piquet
  • SURPRESA: Ayrton Senna
Todos pensavam que aquela performance de Senna em Mônaco havia sido só por causa da chuva, mas estavam enganados, Ayrton surpreendeu em Brands Hatch e conquistou um lindo terceiro posto em sua melhor corrida pela Toleman, que naquele ano tinha um carro fantástico para o brasileiro. Arnoux e Alboreto tiveram sorte, pois enfrentaram problemas, seja técnicos, seja em disputas, e ainda terminaram nos pontos graças aos abandonos de Prost e Piquet, que perderam pontos importantes...


Campeonato de Pilotos:
  1. 7 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - 34,5pts/35,5pts
  2. 8 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - 33pts
  3. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - 95T - 26pts/29pts
  4. 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 126C4 - 23pts/24pts
  5. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - FW09/FW09B - 20pts/20,5pts
  6. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - RE50 - 19pts
  7. 1 - Nelson Piquet - Brabham BMW - BT53 - 18pts
  8. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 126C4 - 11pts/11,5pts
  9. 19 - Ayrton Senna - Toleman Hart - TG183B/TG184 - 8pts/9pts
  10. 3 - Martin Brundle - Tyrrell Ford - 012 - 8pts/0pts
  11. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - RE50 - 7pts/8pts
  12. 12 - Nigel Mansell - Lotus Renault - 95T - 6pts
  13. 4 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 012 - 5pts/0pts
  14. 5 - Jacques Laffite - Williams Honda - FW09/FW09B - 4pts/5pts
  15. 2 - Teodorico Fabi - Brabham BMW - BT53 - 3pts/4pts
  16. 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - 184T - 3pts
  17. 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - 184T - 3pts
  18. 26 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - JS23 - 2pts/3pts
  19. 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - FA1F - 2pts
  20. 18 - Thierry Boutsen - Arrows Ford/BMW - A6/A7 - 1pt/3pts


Campeonato de Construtores:
  1. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - PRO/LAU - 67,5pts/68,5pts
  2. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 126C4 - ALB/ARN - G - 34,5pts/35,5pts
  3. John Player Team Lotus - Lotus Renault - 95T - ANG/MAN - G - 32,5pts/35pts
  4. Équipe Renault Elf - Renault - RE50 - TAM/WAR - M - 26pts/27pts
  5. Williams Grand Prix Engineering - Williams Honda - FW09/FW09B - LAF/ROS - G - 24pts/25,5pts
  6. MRD International - Brabham BMW - BT53 - PIQ/TFA/CFA - M - 21pts/22pts
  7. Tyrrel Racing Organisation - Tyrrell Ford - 012 - BRU/JOH/BEL - G - 13pts/0pts
  8. Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - TG183B/TG184 - SEN/CEC - P - 8pts/9pts
  9. Benetton Team Alfa Romeo - Alfa Romeo - 184T - PAT/CHE - G - 6pts
  10. Ligier Loto - Ligier Renault - JS23 - HES/CES - M - 2pts/3pts
  11. Osella Squadra Corse - Osella Alfa Romeo - FA1F - GHI/GAR - P - 2pts
  12. Barclay Nordica Arrows BMW - Arrows Ford/BMW - A6/A7 - SUR/BOU - G - 1pt/3pts
Imagens tiradas do Google Imagens - F1-History.Deviantart.com - GPExperts.com.br