terça-feira, 31 de março de 2015

MotoGP - Catar 2015 - Corrida 1


É gente, agora eu começo a escrever sobre a maior categoria de motos do mundo, e uma das minhas preferidas, com ídolos meus como Rossi, Marquez, Pedrosa entre outros. A Temporada de 2015 começou um tanto quanto surpreendente, com a Ducati sendo a mais rápida nos treinos, graças á sua velocidade nas retas. Primeiramente, antes de falar sobre o treino e a corrida, vou falar das duplas.

Com um grid de 25 motos, graças á volta da Suzuki e e Aprilia, a Temporada de 2015 tem vários campeões, como sempre. Marc Marquez, o atual bicampeão, se mantém na Honda, equipe que também mantém Dani Pedrosa. A Yamaha com o famoso 46, ainda teria Jorge Lorenzo ao lado de Valentino, que começou bem o ano. A Ducati surpreendeu tendo uma moto muito veloz em retas, coisa que pode deixar ela muito forte em pistas com poucas curvas, seus pilotos serão Andrea Dovizioso e Andrea Iannone.

A Pramac tem o único sul americano da categoria, o colombiano Yonny Hernández, e também o italiano Danilo Petrucci. A Tech3 tem uma das motos mais bonitas, senão a mais bonita, do ano, seus pilotos são Bradley Smith e Pol Espargaró. A Suzuki, em sua volta á MotoGP, tem Aleix Espargaró e Maverick Viñales. A LCR tem o já rodado, Cal Crutchlow, e o australiano Jack Miller.


A Marc VDS está estreando na categoria principal, com apenas uma moto, que tem como "rider" o britânico Scott Redding. A Avintia terá o Hector Barberá e Mike di Meglio. O campeão de 2006, Nicky Hayden está na Aspar, seu companheiro será Eugene Laverty. A Forward tem o alemão Stefan Bradl e o francês Loris Baz. AB tem apenas uma moto, a do tcheco Karel Abraham. A Aprilia tem Álvaro Bautista e Marco Melandri. A última equipe que tem uma única moto, é a Ioda ART, de Alex de Angelis, isso mesmo, talvez você que não acompanhe muito a MotoGP, pode-se surpreender com esse sobrenome, mas ele não é parente do grande Elio.

Nos treinos, nada de chuva, como aconteceu semanas antes, e com isso a Ducati não teve dificuldades em ter sua primeira pole na Temporada, com Dovizioso fazendo 1:54.113, enquanto as duas Hondas ficavam em 2º e 3º, com Pedrosa e Marquez respectivamente. A outra Ducati largava em 4º, enquanto ambas as Yamahas não tiveram um grande treino, largando da 6º e 8º colocação, com mais de meio segundo de diferença para o pole.


Na largada a surpresa fica por parte de Hernández, que tenta assumir a segunda colocação, mas rapidamente já começa perder as posições depois da primeira curva, que foi a mais importante da corrida, em todos os seus momentos. Seu primeiro acontecimento foi com a escapada de Marc Marquez, que foi para último, mas já começava a recuperar as posições.

Valentino Rossi largou mal, e por isso foi para 10º, enquanto seu companheiro, Jorge Lorenzo pulou para 2º e disputa a ponta com Dovizioso, que logo perdeu ela para o "Espartano". Lá de trás, Marquez fazia uma ótima recuperação, sendo agressivo, até demais, a ponto de tocar em Álvaro Bautista, acabando com a corrida de seu compatriota. Esse incidente foi até investigado pela direção de prova, mas não houve punição.

Lá na frente, com a disputa dos três primeiro, que abriam para o 4º colocado, que era Hernández, faziam a alegria da corrida, disputando quase todas as curvas, com o favorecimento para a Yamaha, que perdia para a Ducati na reta dos boxes. Várias ultrapassagens marcaram a prova, especialmente na disputa entre Dovizioso e Lorenzo.


Dois pilotos iam ganhando posições, e estavam no segundo pelotão, que era comandado pelo colombiano Hernández, que acabou sendo facilmente ultrapassado pelo "Doutor", que já tinha deixado para trás Dani Pedrosa, que sentia dores no braço. O segundo piloto era o atual bicampeão Marc Marquez, que rapidamente chegou em seu companheiro.

Tendo menos da metade da prova feita, Rossi já ia para o ataque dos 3 primeiros, que eram Dovizioso, Lorenzo e Iannone. A disputa durou o resto da corrida, que foi ótima de se assistir. Marquez passou com facilidade seu companheiro, mas encontrou certa dificuldade para deixar para trás Hernández, que chegou a desafia-lo um pouco, mas só um pouco.


Há poucas voltas do fim, Lorenzo começa a perder rendimento, essa perca de rendimento recebeu a causa de que o a espuma do capacete caiu sobre seus olhos, dificultando a sua visão. Com isso a prova perdia um dos 3 que trocavam volta a volta de posições, uma coisa incrível...

Mas ainda existiam dois, que supriram essa falta de maneira mais incrível ainda, trocando as posições até a última volta, quando Rossi cruzou a linha de chegada á 0.174s a frente de Dovizioso. Quem fez uma boa corrida, mesmo disputando pouco foi Iannone, que subiu ao pódio pela primeira vez. Marquez recuperou várias posições, e terminou em 5º, mesmo assim não ficou satisfeito com o resultado. Lorenjo ainda conseguiu cruzar a linha de chegada em 4º.


RESULTADOS:

  1. Valentino Rossi - Yamaha
  2. Andrea Dovizioso - Ducati
  3. Andrea Iannone - Ducati
  4. Jorge Lorenzo - Yamaha
  5. Marc Marquez - Honda
  6. Dani Pedrosa - Honda
  7. Cal Crutchlow - LCR
  8. Bradley Smith - Tech3
  9. Pol Espargaró - Tech3
  10. Yonny Hernández - Pramac
  11. Aleix Espargaró - Suzuki
  12. Danilo Petrucci - Pramac
  13. Scott Redding - Marc VDS
  14. Maverick Viñales - Suzuki
  15. Hector Barberá - Avintia
  16. Stefan Bradl - Forward
  17. Nicky Hayden - Aspar
  18. Eugene Laverty - Aspar
  19. Mike di Meglio - Avintia
  20. Alex de Angelis - Ioda
  21. Marco Melandri - Aprilia
  22. Loris Baz - Forward
  23. Karel Abraham - AB - OUT
  24. Jack Miller - LCR - OUT
  25. Álvaro Bautista - Aprilia - OUT



  • MELHOR PILOTO: Valentino Rossi
  • SORTUDO: Andrea Iannone
  • AZARADO: Marc Marquez
  • SURPRESA: Yonny Hernández
É isso mesmo, ele de novo, Valentino Rossi, voltou a vencer uma prova de abertura depois de 5 anos, um feito incrível com uma moto que não estava tão boa quanto a Ducati. Iannone subiu ao pódio pela primeira vez, mas esse pódio foi pela sorte, ele mal disputou com pilotos que chegaram para atormentar com sua vida, e já que Marquez errou, Pedrosa estava com dores e Lorenzo com dificuldades, ele conquistou o pódio, coisa que ele comemorou muito, mas mereceu sim, parabéns á ele. Marquez fez uma corrida fenomenal, poderia ter vencido caso não errasse. Hernández andou bem com a Pramac, e surpreendeu por andar metade da corrida entre os 6 primeiros.


Campeonato de Pilotos:
  1. Valentino Rossi - Yamaha - 25pts
  2. Andrea Dovizioso - Ducati - 20pts
  3. Andrea Iannone - Ducati - 16pts
  4. Jorge Lorenzo - Yamaha - 13pts
  5. Marc Marquez - Honda - 11pts
Campeonato de Construtores:
  1. Yamaha - 25pts
  2. Ducati - 20pts
  3. Honda - 11pts
  4. Suzuki - 5pts
Campeonato de Equipes:
  1. Movistar Yamaha MotoGP - 38pts
  2. Ducati Team - 36pts
  3. Repsol Honda Team - 21pts
  4. Monster Yamaha Tech 3 - 15pts
  5. Pramac Racing - 10pts
Imagens tiradas do GPUpdate.net

segunda-feira, 30 de março de 2015

Coluna Semanal 13# - Quem Eu Gostaria de Ver na F-1 - Parte 2


Dessa vez serão 7 pilotos que vou falar aqui, não vou dizer quais, mas pelo jeito você já deve ter percebido. Na última semana dei exemplos como Prost, di Grassi e até mesmo Petrov, mas dessa vez, muitos deses pilotos estão em categoria de base ou já passaram pela F-1, por no máximo 3 anos. O mais velho deles tem 29 anos e já passou pela categoria, enquanto o mais jovem tem 20 anos. Lembre-se que essa é a MINHA OPINIÃO

Quero pedir desculpas também, porque na minha página do facebook falei que postaria sobre a MotoGP e a F-Indy, mas não será dessa vez, não tive tempo de assistir as corridas, mas amanhã, muito provavelmente sai o post sobre o GP do Catar..

Sam Bird: Agora começando, com o britânico Sam Bird, que corre na F-E, já tendo uma vitória. Passou pela F-BMW britânica sendo vice em seu segundo ano, depois disso sempre bateu na trave para se tornar um dos três melhores, coisa que só voltou a conseguir na Fórmula Renault 3.5. Testou pela Mercedes em 2012 e um ano depois ingressou para a GP2, onde foi o segundo colocado. No ano passado foi para os carros de turismo, onde não impressionou tanto do que em um monolugar, tipo de competição que voltou a ter ele ainda no ano passado, na Fórmula E. Não sei se tem talento o suficiente para ser Campeão do Mundo, mas tem talento para brigar por isso, coisa que ele está tentando fazer na F-E...


Jaime Alguersuari: Depois de uma boa carreira nas categorias de base, um dos garotos do programa de desenvolvimento da Red Bull ingressou na F-1 pela Toro Rosso, com meros 19 anos de idade, Jaime foi correr o GP da Hungria de 2009, se tornando o piloto mais jovem a correr na F-1, um recorde que não durou tanto tempo. Em 2010 começou a melhorar seu rendimento, conseguindo passar até para o Q3, coisa que ficou frequente em 2011, seu melhor ano na categoria, e infelizmente o último. Depois disso o espanhol se tornou o piloto de testes da Pirelli, e em 2014 disputou a ADAC GT Masters, sem muito sucesso. Atualmente está na Fórmula E onde já fez uma melhor volta, mas não subiu ao pódio nenhuma vez. Tem apenas 25 anos de idade, e pode voltar a para a F-1 e ficar quase outras 15 Temporadas, Jaime tem talento, mostrou isso em 2011 e nas categorias de base, mas o "DJ Alguersuari" acabou demitido para dar o lugar para Vergne e Ricciardo. Na minha opinião, é como se fosse um Sam Bird espanhol, tem chances de disputar o título, mas vence-lo...


Sébastien Buemi: Acabei de descobrir que não é Sebastian, e sim Sébastien, erro bobo por minha parte, mas tudo bem. O suiço trouxe de volta seu país para a F-1, e antes de chegar á categoria foi 2º colocado na GP2 asiática. Começou muito bem na Fórmula 1, com um 7º lugar no GP da Austrália, herdado do acidente de Kubica e Vettel. Pontuou novamente na China, mas acabou ficando o ano inteiro sem pontuar, voltando apenas nas duas últimas provas. Seu melhor ano foi em 2011, quando, da mesma forma que Alguersuari, teve um ano regular nos pontos e no Q3. Está na F-E e já ganhou uma prova, e é o atual campeão da WEC, isso mostra que o suiço deveria voltar para a maior categoria do automobilismo. Acredito que poderia disputar o título com pilotos como Prost, Heidfeld, di Grassi, Alguersuari e Bird (só esses que eu citei aqui...) e caso tivesse carro poderia vencer com certa facilidade.


Nelson Piquet Jr: O Nelsinho Piquet pagou um dos maiores micos da história da F-1, depois do caso do "crashgate", que além de tirar ele (basicamente tirar ele) da F-1, alguns consideram como a culpa da perda do título do Massa, que na minha opinião não foi só aí... Passou pela Nascar conseguindo algumas vitórias e agora está na Fórmula E, tentando se reerguer nos monopostos, por isso acho que merecia ter outra chance na categoria, mas sobre o título... acho que aquilo que ele fez, destruiria seu respeito na equipe, caso voltasse á F-1, mas nunca sabemos...


Mitch Evans: Eu não via a tempo um neozelandes se destacar, talvez ele seja o melhor de seu país desde Bruce McLaren (considerando os monopostos). Ele é o mais jovem daqueles que vou citar aqui, nasceu depois da morte de Senna, e por isso o apoio, já que também sou dessa época... Conquistou seu primeiro título em 2008, e desde então vem fazendo ótimos anos nas outras categorias, seu último título foi em 2012, na GP3. Estava na GP2 no ano passado e fez bonito, terminando em 4º lugar. Está a espera do inicio da GP2 desse ano... Espero ve-lo daqui a poucos anos na categoria.

82 anos depois...
Stefano Coletti: Em 2013 venceu o GP de Mônaco, e com isso quebrou um tabu de 82 anos sem monegascos vencendo no principado, na primeira vez foi Louis Chiron, com um Bugatti, na edição de 1931.  Eu não o acho um grandissimo piloto, mas queria ver um piloto de Mônaco representando o país mais tradicional da F-1 na categoria. Foi 6º na GP2 no ano passado. Não seria um piloto para ser Campeão, mas poderia ficar alguns anos na categoria, e quem sabe vencer algumas corridas, coisa que jamais aconteceu com um cidadão de Mônaco.


António Félix da Costa: Um português na F-1 não faria falta, poderia ser ele aquele que venceria pela primeira vez para Portugal, em país que já sediou grandes corridas no Estoril, como em 1984, 1985, 1988 e 1989. Está atualmente na Fórmula E (haja pilotos dessa categoria...) e já venceu também. da Costa foi 3º na Fórmula Renault 3.5, sua última competição completa, depois disso correu um pouco na DTM, e está na F-E. É também um dos pilotos do programa da Red Bull. Depois de Tiago Monteiro nos EUA em 2005, seria legal ver a bandeira portuguesa lá no pódio, com um piloto bom, como é António, que da última vez que vi correr fez bem em segurar uma fila de carros na Stock Car...

Espero que tenha gostado, e amanhã sai o post sobre a MotoGP ou sobre a F-Indy, depende... Obrigado por ler, e caso discorde e queria acrescentar outro, comente, mas sem criar treta...

Imagens tiradas do Google Imagens

domingo, 29 de março de 2015

GP da Malásia de 2015 - Corrida 2


Confesso que há tempo eu não torcia tanto para Sebastian Vettel, que não só quebrou um tabu dele e da sua equipe, mas também calou aqueles que diziam que seu domínio era por causa de sua Red Bull, mas essas pessoas nem sequer se lembravam de sua passagem fenomenal pela Toro Rosso, e essa passagem fenomenal, pode ser comparada com o início desse ano.

Nos treinos, a Mercedes dominou novamente, mas um susto marcou o Q2, quando o campeão terminou apenas em 8º. Um dos brasileiro foi o único piloto com carro de verdade a não passar para o Q2, com problemas, Felipe Nasr ficou com a 16º colocação. Uma das Manors conseguiu abrir a temporada para a equipe, que teve problemas com o carro de Stevens, que não participou do treino e não foi autorizado para correr, com isso ele tem um retrospecto um tanto quanto negativo na categoria, 3 corridas, 1 largada.

Hülkenberg, o zuero
No Q2 a chuva apareceu, coisa que não aconteceu no Q1, que teve sol. A chuva veio muito forte, e todos os carro optaram em dar logo suas voltas, alguns desses carros atrapalharam outros, como no caso de Ericsson, que atrapalhou Räikkönen e Hamilton. O piloto da Mercedes teve sorte, conseguiu passar para o Q3, mas o finlandês, que prometia muito para a corrida, acabou ficando com a 11º colocação. Junto dele ficaram também Maldonado, Hülkenberg, Perez e Sainz Jr, um dos pilotos mais prejudicados...

Houve uma paralisação boba de 30 minutos, sendo que 15 já eram o suficiente. Alguns carros foram de pneus de chuva para a pista, enquanto outros, como a Mercedes e a Ferrari, optaram pelo pneu intermédio. Com a pista melhorando, logo se percebeu que o melhor componente era o intermédio. Mutias equipes perderam tempo para fazer a troca, não só porque a troca é demorada, e sim porque poderia ser evitada.


Na última tentativa, as Mercedes colocaram pneus novos, enquanto Vettel se mantinha na pista, pegando um asfalto cada vez mais seco. Pensei que o último que passasse completando sua volta, seria que faria o melhor tempo, já que a pista estaria seca, mas que fez o melhor tempo possível foi Vettel, que até poderia fazer a pole caso não perdesse a traseira no meio de sua volta. Essa pole seria conquistada graças á Rosberg, que atrapalhou Hamilton, que ficou á 0.074s de Vettel, que se classificou em 2º.

Sobre a escorregada que eu citei sobre Vettel, isso também aconteceu porque a chuva estava voltando, de maneira forte o bastante para destruir tempos de volta rápida de Massa, Bottas, Grosjean, Verstappen e Ericsson. Ricciardo teve sorte o bastante para colocar a fraca Red Bull em 4º, mas essa posição era de outra pessoa, também do programa da RBR.


Isso mesmo, Max Verstappen, o holandês de 17 anos vinha tão rápido para beirar os três primeiros, enquanto Massa e Bottas tinham a chance de brigar por essa posição, mas acabaram prejudicados, mesmo assim colocaram um tempo melhor do que de Max, que fez um milagre levando a Toro Rosso de volta á 6º colocação, a ponto de mostrar que vinha para chegar perto, ou até mesmo, entrar nos 3 primeiros.

Havia previsão para chuva o fim-de-semana todo e na corrida isso não seria diferente. Quando liguei a TV, vi sol, mas percebi que não era aquele tempo ensolarado "fortemente", existia nuvens escuras em volta do circuito, por isso pensei que era apenas questão de tempo para ver uma verdadeira corrida, com confusão do jeito que eu gosto...


A corrida iria começar, com 19 carros no grid, que tinha como último colocado Roberto Merhi da Manor, que sem dúvida merece muito respeito, já que conseguiu estar ali pelo menos né... Na largada, Rosberg chega ameaçar Vettel, a ponto de se tocarem, mas o alemão da equipe italiana conseguiu se manter na 2º colocação, enquanto isso Massa fazia uma bela largada, saindo de 7º para 5º.

Um erro que mudou o destino da corrida
A corrida já tinha 3 voltas completas, e acaba de começar a 4º, nesse período de tempo, vimos dois furos de pneus, Maldonado e Räikkönen, o finlandês mais uma vez furava o pneu na Malásia, coisa que aconteceu em 2014, e mais uma vez foi tocado por Nasr, coisa que aconteceu no GP australiano. Logo na 1º curva, Ericsson arriscou passar Hülkenberg por fora, e acabou tendo um erro de piloto amador, e olha lá, acabou passando reto e rodando na caixa de brita, mas agora eu me pergunto, será que foram os freios, coisa que também estragou a corrida de Ricciardo? Esse incidente do sueco mudou o destino da corrida, que passou a ter Safety Car.

Com isso quase todos foram para os boxes, trocar os pneus médios pelos duros. Primeiramente pensou-se que aqueles que não pararam acabaram estragando a sua corrida, mas o que vimos foi ao contrário. Quando a corrida recomeçou, Vettel era líder, seguido por Hulk, Romain, Carlos Jr e Checo. Felipe Massa voltou á frente de Rosberg, que teria um obstaculo mais difícil para tentar voltar ás posições normais.

Dessa vez não deu para as McLaren terminarem a corrida
Nesse momento a corrida melhorou de vez, mesmo sem chuva, o GP malaio foi incrível. Hamilton começou sua perseguição, passando por Perez e Carlos Sainz Jr, enquanto Rosberg ainda tentava passar o brasileiro, que começou a reclamar de falta de potencial, coisa que muito provavelmente acarretou na ultrapassagem de Rosberg, que viu seu companheiro estar em 2º poucas voltas depois.

Na volta 17 Vettel vai para os boxes, saindo atrás das duas Mercedes, que voltavam á ponta. Poucas voltas depois, Vettel, com pneus médios, alcançou Rosberg, que estava muito próximo do ferrarista, que só precisou de uma curva para passar o filho de Keke. Na volta 21, Alonso acabou sua reestreia na McLaren, com problemas no ERS, o espanhol abandonou a prova quando estava em uma espetacular 9º posição.

Culpa do Hülkenberg?
Novamente, poucas voltas depois, Seb vai á luta em cima de Hamilton, e o ultrapassa no mesmo lugar que passou Rosberg, mas dessa vez, o piloto da Mercedes foi para os boxes. Nessa altura, Kimi Räikkönen já ganhava muitas posições, e aparecia dentro do Top 10. Voltas depois Hülkenberg toca em Kvyat, em um acidente, que na minha opinião, foi normal. Até mesmo Kvyat, depois da corrida, afirmou isso, mostrando que a direção de prova errou em fazer isso.

Na volta 31, é a vez da outra Force India tocar na Lotus de Grosjean, Sergio Pérez tocou na traseira do carro do francês que rodou na frente dele, e da mesma forma de Kvyat, conseguiu voltar para a prova sem problemas. Algumas voltas depois, com as Mercedes perseguindo Vettel, ambas as Ferraris param, quando elas já estavam em uma incrível 1º e 4º colocação.

Uma aula de um garoto que devia estar no ensino médio...
Hamilton ficou poucas voltas em 1º, e logo depois parou, e colocou pneus duros, coisa que chamou atenção pelo inglês ter reclamado com a equipe, que aquele set era errado, mas a Mercedes respondeu rapidamente que aquele pneu era o novo, e que não existia mais pneus médios novos... Rosberg também parou e voltou á 3º colocação.

As Mercedes ainda tentaram passar o alemão, que levou conseguiu levar a equipe do cavalinho rampante de volta ao topo, coisa que não acontecia desde o GP da Espanha de 2013. Para completar a festa de "quebra de tabus", a Ferrari voltou a vencer com um motor turbo, isso mesmo, depois de 27 anos, a Scuderia venceu novamente, a última vez tinha sido no GP da Itália de 1988, vencido por Gerhard Berger, seguido por Alboreto, ambos fizeram uma dobradinha em homenagem ao "Comendador"...


Kimi fez uma maravilhosa corrida, e saiu de trás do Safety Car para terminar em 4º, mostrando a força da Ferrari (pelo menos no for calor malaio). Bottas e Massa ainda disputariam a 5º colocação, e não é que o finlandês conseguiria passar o brasileiro, depois de uma bela disputa nas primeiras curvas das últimas voltas, Ambas as Toro Rossos fizeram uma corrida incrível, especialmente Verstappen, que terminou em 7º, se tornando o piloto mais jovem a pontuar na F-1, recorde que jamais será batido. As duas Red Bulls fecharam os lugares pontuáveis, que teve 5 equipes...


RESULTADOS:

  1. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - 1:41:05.793 - 25pts
  2. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - +8.569 - 18pts
  3. Nico Rosberg - Mercedes AMG - +12.310 - 15pts
  4. Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - +53.822 - 12pts
  5. Valtteri Bottas - Williams Mercedes - +1:10.409 - 10pts
  6. Felipe Massa - Williams Mercedes - +1:13.586 - 8pts
  7. Max Verstappen - Scuderia Toro Rosso Renault - +1:37.762 - 6pts
  8. Carlos Sainz Jr - Scuderia Toro Rosso Renault - +1 Volta - 4pts
  9. Daniil Kvyat - Red Bull Racing Renault - +1 Volta - 2pts
  10. Daniel Ricciardo - Red Bull Racing Renault - +1 Volta - 1pt
  11. Romain Grosjean - Lotus Mercedes - +1 Volta
  12. Felipe Nasr - Sauber Ferrari - +1 Volta
  13. Sergio Pérez - Force India Mercedes - +1 Volta
  14. Nico Hülkenberg - Force India - +1 Volta
  15. Roberto Merhi - Manor Ferrari - +3 Voltas
  16. Pastor Maldonado - Lotus Mercedes - Freios - OUT
  17. Jenson Button - McLaren Honda - Motor - OUT
  18. Fernando Alonso - McLaren Honda - ERS - OUT
  19. Marcus Ericsson - Sauber Ferrari - Rodada - OUT
  20. Will Stevens - Manor Ferrari - NL
Esses foram os pilotos que estavam inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida - Nico Rosberg: 01:42.062

O piloto mais jovem a pontuar na história da F-1
Curiosidades:
- 918º Grande Prêmio
- Max Verstappen entra para a história por ser o piloto mais jovem da história á pontuar, aos 17 anos e 180 dias
- 222º Vitória da Ferrari
- 40º Vitória de Sebastian Vettel

  • MELHOR PILOTO: Kimi Räikkönen / Roberto Merhi / Max Verstappen
  • SORTUDO: Nico Rosberg
  • AZARADO: Felipe Nasr
  • SURPRESA: Roberto Merhi
  • Prêmio Bônus - MOMENTO ESTRANHO: Jenson Button / Fernando Alonso
Kimi levou sua Ferrari das últimas posições para o 4º lugar
Se Kimi "MITO" Räikkönen quer fazer alguma coisa, ele faz uma incrível corrida, se ele não tá nem ai, ele faz uma corrida pífia, e dessa vez o finlandês fez bonito. Roberto Merhi, terminou a corrida com a Manor, e por isso também ele é a surpresa. Verstappen fez uma linda corrida, corrida de adulto, e se tornou o mais jovem a pontuar. Por quê Rosberg foi o mais sortudo? Muito provavelmente ele ficaria fora do pódio caso o Kimi não tivesse furado o pneu... Nasr fez um péssima corrida, na minha opinião foi o pior piloto que correu na corrida, isso mostra que Felipe já passou por dois extremos na minha opinião, no GP da Austrália foi um dos melhores, e aqui um dos piores... Fernando Alonso e Jenson Button abandonaram, mas antes disso eles estavam andando na 9º e na 10º colocação, e melhor ainda, conseguia disputar posições por pelo menos duas curvas com carros superiores, isso rendeu até o rádio de Button "Acho que estamos se aproximando de alguns carros...", mais ou menos assim...

Roberto Merhi, tão experiente quanto seu companheiro de equipe
Campeonato de Pilotos
  1. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - 43pts
  2. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - 40pts
  3. Nico Rosberg - Mercedes AMG - 33pts
  4. Felipe Massa - Williams Mercedes - 20pts
  5. Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - 12pts
Para Merhi, terminar a corrida foi mais importante do que passar alguém
Campeonato de Construtores
  1. Mercedes AMG - Mercedes - 76pts
  2. Scuderia Ferrari - Ferrari - 52pts
  3. Williams - Mercedes - 30pts
  4. Sauber - Ferrari - 14pts
  5. Scuderia Toro Rosso - Renault - 12pts
Corrida incrível, mesmo sem chuva, ela foi uma das melhores GP malaios, mas não chega nem aos pés da edição de 2001. Emoção na Ferrari, e eu quase me emocionando também, por ver um dos meus pilotos preferidos vencer com uma das minhas equipes preferidas, e repetindo uma sequência de hinos vista pela última vez em Xangai, em 2006... Em falar em Xangai, daqui a duas semanas mais uma corrida hem! Tchau a todos e até amanhã...

Imagens tiradas do GPUpdate.net

sábado, 28 de março de 2015

GP Memorável 36# - Oeste dos EUA 1983

150º POST

Há 32 anos e 1 dia acontecia o GP do Oeste dos EUA, a última corrida realizada em Long Beach. Uma corrida que em certos momentos dava sono, e outras animava bastante, com belas disputas, especialmente no início da prova. A prova marava a volta de Alan Jones a categoria, pela Arrows, que acabou demitindo Chico Serra, já que ele não conseguiu os patrocinadores...

O Brasil ainda tinha dois brasileiros para torcer, Nelson Piquet e Raul Boesel, ambos largava em 20º e 26º respectivamente. As duas Osellas, de Fabi e Ghinzani, não conseguiram se classificar, e a surpresa era ver duas McLaren nas últimas 3 filas. A pole era de Tambay, seguido por Arnoux, Keke, Laffite, de Angelis, Warwick, Alboreto, Prost, Sullivan e Jarier fechavam o TOP 10. Na sua volta, com 94kg, Alan Jones largava na 12º colocação, dez posições a mais do que a McLaren de John Watson, que largava logo a frente de Lauda, 23º.


Na largada Rosberg sai patinando e atacando o carro de Arnoux, que por pouco não danificou a suspensão, metros depois, o mesmo finlandês, disputando com Tambay a primeira colocação acabou rodando, por causa da ondulação da pista, Keke deu um 360 e voltou em 3º, sendo que eles ainda estavam na metade da primeira volta...

Rosberg começava a se aproximar volta á volta em cima de Tambay, que tinha problemas com seus pneus, que estavam muito desgastados, a ponto dele fazer certas curvas "de lado" e quase tocando na barreira do lado de fora da curva. Em poucas voltas os 7 primeiros estavam todos juntos, eles eram Tambay, Keke, Laffite, Arnoux, Alboreto, Jarier e Patrese.


Alboreto e Jarier, que vinham disputando curva a curva, até que o experiente francês jogou a sua Ligier na Tyrrell, inicialmente pensou-se que o azarado disso foi Alboreto, que chegou a ir para os boxes, mas que mesmo tinha sido o azarado foi Jarier, que voltas depois bateria de novo, mas não com o italiano. Com isso Patrese, que já tinha passado por Arnoux, que estava com problemas, ia para a 4º colocação.

Na volta 25, Keke arrisca na Le Gasomet, e ali acaba tocando em Tambay. O piloto da Ferrari deixou o motor morrer, enquanto Rosberg ainda andou por meia reta até sua suspensão ceder, fazendo-o abandonar uma prova que até aquele momento era cheia de brigas. Seu companheiro, Jacques Laffite, viu que a chance de vitória na estava longe, e só teria problemas em se livrar de Patrese.


O italiano acabaria perdendo rendimento, mesmo problema que Laffite também teria. Os líderes começavam a andar em um ritmo lento, e quem vinha lá de trás começava a ganhar posições, entre eles Watson, Lauda, Piquet, Cheever, Cecotto, Sullivan, Boesel, Alboreto e Arnoux, esses dois últimos começavam a se recuperar depois de problemas, que eu já citei acima.

Com o número de abandonos aumentando cada vez mais, o líder do Campeonato, Nelson Piquet, tinha chances de pontuar, e não deixar que ninguém tomasse sua posição. Infelizmente para os brasileiro, Piquet acabou abandonando com problemas no regulador, ele mesmo já estava atrás das duas McLaren, que vinham disputando a 3º e a 4º colocação entre si.

Pesando 94 Kg, no canto branco: Alan, Stanley, Jones!!!!
Watson passou por Lauda e foi a caça de Patrese e Laffite. As duas McLarens passaram os líderes, que agora eram eles, Jacques acabou sendo ultrapassado por Patrese, e ficaria certo tempo na 4º colocação. A última, e a melhor, briga da corrida começaria á acontecer, entre Arnoux e Cheever.

O francês começou a se recuperar no meio da corrida, ele estava em 6º, e tinha Eddie Cheever á sua frente, e a frente do norte americano, estava Jacques Laffite, que andava muito lento. A melhor disputa da corrida começou, parecia uma alvo fácil para Arnoux, que teve sérias dificuldades para passar Cheever, que dificultava a cada curva a ultrapassagem de René.


Após já inverteram as posições umas 2 vezes, ambos chegaram até Laffite, que se arrasta na pista, e numa manobra incrível, Arnoux assumiu a 4º colocação, deixando o compatriota e o norte americano para trás na mesma curva. Mesmo assim Cheever não desistiu, tentou e conseguiu passar novamente, mas depois, quando foi novamente ultrapassado, acabou abandonando com problemas na caixa de câmbio. Para a alegria de Arnoux, Riccardo Patrese teria problemas em seu distribuidor, e abandonaria há poucas voltas do fim.

Nove voltas depois, John Watson ergueu o braço e comemorou uma das vitórias mais surpreendentes da história da categoria, seguido por Lauda e Arnoux, enquanto Laffite, Surer e Cecotto completava o pódio. Aquele foi o primeiro e único ponto do venezuelano na F-1, e também o primeiro da Venezuela, que em 2012 alcançou sua primeira vitória, né Maldonado...


RESULTADOS:
  1. John Watson - McLaren Ford - 1:53:34.889 - 9pts
  2. Niki Lauda - McLaren Ford - +27.993 - 6pts
  3. René Arnoux - Scuderia Ferrari - +1:13.638 - 4pts
  4. Jacques Laffite - Williams Ford - +1 Volta - 3pts
  5. Marc Surer - Arrows Ford - +1 Volta - 2pts
  6. Johnny Cecotto - Theodore Ford - +1 Volta - 1pt
  7. Raul Boesel - Ligier Ford - +2 Voltas
  8. Danny Sullivan - Tyrrell Ford - +2 Voltas
  9. Michele Alboreto - Tyrrell Ford - +2 Voltas
  10. Riccardo Patrese - Brabham BMW - Distribuidor
  11. Alain Prost - Renault - +3 Voltas
  12. Nigel Mansell - Lotus Ford - +3 Voltas
  13. Eddie Cheever - Renault - Caixa de Câmbio
  14. Alan Jones - Arrows Ford - Despreparo Fisíco - OUT
  15. Nelson Piquet - Brabham BMW - Regulador - OUT
  16. Andrea de Cesaris - Alfa Romeo - Caixa de Câmbio - OUT
  17. Elio de Angelis - Lotus Renault - Manuseio - OUT
  18. Roberto Guerrero - Theodore Ford - Caixa de Câmbio - OUT
  19. Jean-Pierre Jarier - Ligier Ford - Colisão - OUT
  20. Bruno Giacomelli - Toleman Hart - Bateria - OUT
  21. Mauro Baldi - Alfa Romeo - Rodada - OUT
  22. Patrick Tambay - Scuderia Ferrari - Colisão - OUT
  23. Keke Rosberg - Williams Ford - Colisão - OUT
  24. Eliseo Salazar - RAM Ford - Caixa de Câmbio - OUT
  25. Derek Warwick - Toleman Hart - Rodada - OUT
  26. Manfred Winkelhock - ATS BMW - Colisão - OUT
  27. Corrado Fabi - Osella Ford - DNQ
  28. Piercarlo Ghinzani - Osella Ford - DNQ
Esses foram todos os pilotos que participaram do fim-de-semana
Volta Mais Rápida: Niki Lauda: 1:28.330

Desilusão de Cheever...
Curiosidades:
- 375º Grande Prêmio
- 5º Vitória de John Watson, e a última
- 1º Pole de Patrick Tambay
- 30º Vitória da McLaren
- 90º Pódio da McLaren
- 350º GP os Motores Ferrari
- 153º Vitória da Ford Cosworth Como Motor
- 1º Ponto de Johnny Cecotto, e último
- Último Ponto da Equipe Theodore

  • MELHORES PILOTOS: John Watson / Niki Lauda
  • AZARADO: Keke Rosberg
  • SORTUDO: René Arnoux
  • SURPRESA: Johnny Cecotto
Quem larga na 22º e 23º colocação, e na mesma corrida termina em 1º e 2º não precisa de palavras, mas uma só já está de bom tamanho MITO, isso que Watson e Lauda são após largar nas últimas três filas do grid e depois vencer a prova, um feito que jamais foi repetido, ou superado. Rosberg tinha tudo para vencer em uma prova que ele era a atração principal, mas acabou sendo a vítima de Tambay, que o fechou. Arnoux, mesmo com problemas no começo da corrida, se recuperou bem, e travou uma grande disputa com Cheever. Cecotto deu a Venezuela seu primeiro ponto, deu a ele seu único, e deu á Theodore seu último, quem diria que uma equipe de Hong Kong conquistaria dois pontos na F-1...


Campeonato de Pilotos
  1. Niki Lauda - McLaren Ford - 10pts
  2. Nelson Piquet - Brabham BMW - 9pts
  3. John Watson - McLaren Ford - 9pts
  4. Jacques Laffite - Williams Ford - 6pts
  5. René Arnoux - Scuderia Ferrari - 4pts

Campeonato de Construtores
  1. McLaren Ford - 19pts
  2. Brabham BMW - 9pts
  3. Scuderia Ferrari - 6pts
  4. Williams Ford - 6pts
  5. Arrows Ford - 3pts
Imagens tiradas do Google Imagens

Morte de Espectador na Alemanha



Achei o vídeo do acidente de Jann Mardenborough, piloto que vai participar das 24 Horas de Le Mans na categoria LMP1. Ele sofreu um acidente na curva Flugplatz, uma das mais temidas do enorme circuito alemão, que estava recebendo a prova de VLN... Infelizmente o carro acabou atingindo espectadores, muito foram internados, e um morreu... Agora as orações ficam para os outros feridos...

Classificação - GP da Malásia de 2015


Fim dos treinos para o GP malaio nesse ano, um treino que teve 30 minutos de atraso por causa de uma chuva... uma chuva que começou forte, para depois diminuir tanto, a ponto de eu achar uma baboseira não ter carros na pista. Sei que o que aconteceu com Bianchi é terrível, mas porque fazer assim, a pista já estava cerca de 50% seca e o Q3 não começava.

Como vocês podem ver, Lewis Hamilton é pole novamente, com Vettel em 2º e Rosberg em 3º. Gostaria de ressaltar um pouco o desempenho do alemão, que poderia ter feito a pole caso não tivesse tido uma saída de traseira na sua última volta, mas caso fizesse a pole, seria graças á seu compatriota, Nico Rosberg, que atrapalhou Lewis Hamilton, em sua última volta.

Já os brasileiros tiveram problema, um com o carro, e outro com a chuva. Nasr foi o pior daqueles que tem carro, vai largar em 16º, enquanto Massa, Bottas, Verstappen e Grosjean tiveram azar de pegar o último setor com uma chuva forte...

O que vocês acham que vai dar na corrida?

sexta-feira, 27 de março de 2015

Equipe Memorável 25# - Ligier 1983-1986

Andrea de Cesaris, o MITO
Mais uma equipe que eu conta sua história em um período de tempo, pelo que vocês já perceberam, é a vez da Ligier, de 1983 á 1986, anos que ela, basicamente, não teve Laffite, que esteve na Williams e depois acabou se acidentando. Para a Temporada de 1983, sem Jacques, a equipe azul contratou Jean-Pierre Jarier e Raul Boesel.

1983: O início da temporada foi desapontante para ambos os pilotos, especialmente para o francês que acabaria abandonando 7 das 8 primeiras corridas, na única que ele completou, terminou em 9º, duas posições a menos do que o brasileiro Boesel, que nas 8 primeiras corridas abandonou 4, e nas outras 4 foi 7º, 9º, 13º e 10º. A Temporada já chegava a metade, e a equipe de Guy Ligier não marcara pontos, o que mostrava a falta de Jacques Laffite. 


Na segunda metade do Campeonato, o pior desempenho foi de Raul, enquanto o piloto que deu a Osella seu melhor resultado, conquistou melhores resultados, entre eles um 7º lugar, que o deixou igualado com o brasileiro, mas o superando em melhor colocação que ele
.
Nas últimas provas, Jarier conquistou um 7º, um 8º, um 9º e dois 10ºs, e teve dois abandonos, enquanto Boesel abandonou 6 das 8 últimas corridas, o que deu a ele uma terrível 24º colocação, com Jarier em 22º. Um ano péssimo da Ligier, um dos piores, senão o pior, com ela terminando em 12º.


1984: A equipe que se desiludiu com a Temporada de 1983, contratou uma nova dupla, François Hesnault e o nosso MITO, Andrea de Cesaris... o italiano começou bem, mesmo abandonando no GP Brasil, ele conquistou um 5º posto na África do Sul e uma corrida depois um 6º lugar. Andrea nem imaginava que aqueles seriam seus únicos pontos naquele ano, que a Ligier começou a se recuperar.

O segundo piloto, François Hesnault sofria nas corridas, para terminar, mais precisamente. O francês teve como melhor corrida o GP da Holanda, quando ele terminou em 7º, já no resto da época... abandonou 11 das 16 corridas, e naquelas em que completou teve um 10º na África do Sul, 8º na Alemanha e na Áustria. Sua última corrida completada foi no GP da Europa, quando passou pela linha de chegada em 10º.


O italiano ainda tentava pontuar novamente no ano, mas sem êxito, ele acabou tendo dois 7ºs postos como melhores colocações no resto do ano, uma na Alemanha e outra no GP da Europa. Andrea foi 10º na França e na Grã-Bretanha, e nesse tempo, entre essas duas corridas, abandonou todas as 4 que a ligavam. Em Portugal foi 12º, e fechou seu ano em uma 18º colocação, com 3 pontos, enquanto Hesnault ficava em 23º. A Ligier terminou o ano 10º com 3 pontos, e estava empolgada para o ano de 1985, ela tinha conseguido Jacques Laffite de volta, já que ele não foi tão bem na Williams.

1985: Jacques Laffite voltou bem para a equipe, logo conquistou um 6º lugar no GP Brasil, mas logo depois acabou abandonando 2 provas seguintes, e quando voltou a terminar, terminou novamente nos pontos, com o 6º lugar novamente, em Mônaco. Enquanto isso, Andrea de Cesaris abandonou as 3 primeiras corridas, e no Principado conseguiu uma magnífica 4º colocação, melhor do que Laffite.


O "Homem Ligier" conseguiu levar a equipe azul ao pódio novamente, e em duas provas consecutivas, na Grã-Bretanha e na Alemanha, mas antes dessas corridas, e depois delas, ele acabaria tendo 5 abandonos em 8 provas, contando com as corridas em que subiu ao pódios. Já de Cesaris.... tinha problemas e... acidentes, principalmente o do GP austríaco, quando ele acabou levantando capotando quando foi no morro... Depois do GP da Holanda foi demitido, e a equipe contratou Philippe Streiff, que protagonizaria um incidente estranho com Laffite na última corrida do Campeonato...

A equipe acabaria boicotando o GP sul africano, da mesma forma da Renault, e por isso ficaria mais tempo ainda sem voltar a pontuar. No primeiro GP australiano, as Ligiers de repente aparecem na 2º e na 3º colocação, um feito e tanto, que poderia jamais ter acontecido...


A última disputa do ano foi de Philippe Streiff e Jacques Laffite, que foram brigando curva á curva nas últimas voltas, até que Laffite fecha o seu jovem compatriota, que quebra a suspensão, e completa a corrida sem uma das rodas... A equipe voltou a ter um ótimo desempenho, e se esperava mais ainda para 1986, mas agora ela teria que buscar um novo piloto, já que Laffite e Streiff criaram uma rivalidade dentro da equipe. Jacques terminou em 9º com 16 pontos, Streiff em 15º com 4, e de Cesaris em 17º com 3 pontos. A Ligier terminou em 6º com 23 pontos.

1986: A equipe acabou achando René Arnoux "pelo caminho", e voltava a ter dois pilotos franceses desde o início da Temporada, que prometia para uma equipe que apesar de ter uma dupla "velha", tinha em mãos um ótimo equipamento, e ótimos pilotos.


O ano começa muito bem, com Laffite em 4º e Arnoux em 5º no GP Brasil, mas infelizmente, como nos anos anteriores, a equipe também abandona algumas corridas no início, e essas corridas são o da Espanha e de San Marino, que pouco faz diferença no resultado final do GP seguinte, em Mônaco, onde Arnoux é 5º e Laffite 6º.

Na Bélgica, Laffite é 5º em uma corrida que Arnoux abandona, e na rodada seguinte o caso é invertido, mas sem o abandono, Arnoux conquista um 6º lugar no Canadá. No GP dos EUA a equipe pouco imaginava, mas ali ela veria o último pódio de Laffite, que fez uma bela corrida, e terminou atrás apenas do vencedor, Senna, enquanto Arnoux abandonava a corrida...


No GP da França, o grande Laffite, que merece o status de MITO por ter corrido tanto tempo na equipe azul, que deu a ele um 6º lugar no seu GP de casa, enquanto Arnoux terminou em 5º. No GP da Grã-Bretanha, Jacques acaba quebrando as pernas, e uma corrida antes de bater o recorde de Hill em corridas, ele acaba aposentando, sem sequer ter terminado entre os 3 primeiros de uma Temporada. Seu substituto seria Philippe Alliot, que decepcionaria em relação á Arnoux.

René foi 4º na Grã-Bretanha e na Alemanha e marcou seus últimos pontos, enquanto Alliot acabaria abandonando 5 das 7 provas que participou, e em apenas uma conquistou ponto, com o 6º lugar no México. A Ligier que começara bem, acabou terminando mal, em uma ano em que ela foi a melhor das médias, terminando em 5º com 29 pontos.

Jacques Laffite foi 8º com 14 pontos, Arnoux 10º com 14 e Alliot 19º com 1...


Esses foram os anos com a menor participação de Jacques Laffite na equipe Ligier, onde correu a maior parte de sua carreira, que merecia ter pelo menos um título... Arnoux continuou até 1989, correndo pela equipe francesa, que também o deu seu último ponto... O triste é que não vemos mais nenhum carro azul na categoria, o azul, da França, que era tão lindo...

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quinta-feira, 26 de março de 2015

O Que Esperar - GP da Malásia de 2015


Vou voltar a dar minhas opiniões, agora para as corridas, também vou tentar postar "O Que Esperar" de todas as corridas da Temporada, um dia antes dos Treinos Livres. Com a volta de Alonso e Bottas, acho que pode mudar um pouco minha opinião sobre a corrida, mas mais pro lado do finlandês, que pelo menos tem carro para isso.

Vamos ir por equipe á equipe, começando pela número 1, a Mercedes, vencedora dos últimos 8 GPs que aconteceram na categoria. Lewis Hamilton muito provavelmente virá mais forte ainda, e acredito que vencerá com facilidade, mas também tem Nico Rosberg, que pode surpreender o britânico na largada ou até mesmo por causa de um problema. Dificilmente as duas Mercedes vão abandonar qualquer corrida do ano, mas caso isso aconteça, um dos melhores lugares para isso é na Malásia, onde o clima tropical reina, e o calor é forte como a chuva, que já vimos em 2001, 2009 e 2012. A última possibilidade de abandono das Mercedes, a não ser problemas, seria acidente...

Sutil, o novo piloto de testes da Williams

A Williams começou o ano na disputa com a Ferrari, e acredito que vai ser assim até o final dessa temporada. Depois de uma corrida pífia no ano passado, a equipe do "Tio Frank" quer se redimir em Sepang, onde eles não vencem desde 2002, com Ralf Schumacher. Mas voltando para o atual, acredito que Massa subira no pódio, e fará a alegria dos brasileiros, enquanto duvido que Bottas fará uma grande corrida, poderá até terminar entre os cinco primeiros, mas seu problema é a dor nas costas, e sua volta pode ser um pouco prejudicada. E a última notícia é a contratação de Adrian Sutil como piloto de testes da equipe Williams.

A Scuderia Ferrari não me surpreendeu, já que eu até esperava uma ano melhor para ela, com uma dupla que está se dando bem, e mostrando que podem sim subir ao pódio, com vez Vettel em Melbourne. O alemão poderá ser quem botará medo em Felipe Massa novamente, e caso a chuva venha podemos ter uma disputa mais legal ainda. Kimi pode começar a pontuar com mais frequência, e nas próximas corridas posso até "apostar" em um pódio desse MITO atual, mas agora, na Malásia, ainda não, mas... como eu disse, a chuva, pode mudar tudo e colocar até mesmo o cara que pegou um picolé 6 anos atrás, no rumo da vitória.


A Red Bull veio muito fraca, todos pensavam que ela não estava dando tudo de si nos testes, mas o que vimos na Austrália foi um grande vexame da equipe, eu não culpo Daniel Ricciardo, que tem potencial de ser campeão no futuro, mas a equipe, que não fez um carro o bom o bastante para passa uma Sauber, que tem um piloto estreante. O australiano não deve passar para os 5 primeiros na corrida, já que ele terá a frente as Mercedes, Williams e Ferraris, mas como eu disse, a chuva... O pequeno russo nem sequer largou na Austrália, completando o vexame da equipe austríaca, que deve, DEVE, colocar Kvyat no grid no domingo, senão será motivo de piada muito maior...

Scuderia Toro Rosso (com sotaque italiano) se mostrou melhor do que seu irmão mais velho, e pode fazer isso novamente nesse fim-de-semana. Torço muito para que ambos os "garotos prodígios" da equipe possam pontuar, e muito mais do que fizeram em Melbourne, quando Max abandonou e Sainz Jr teve problemas nos boxes. Acredito que o espanhol vai terminar a frente de Ricciardo e poderá "lamber" o TOP 5, enquanto Max poderá simplesmente chegar na Malásia, isso já será um enorme feito, que entrará para o livro dos recordes da F-1.


A Force India foi mal na Austrália, mas Hulk a salvou, conquistando uma ótima posição, enquanto Peréz sofreu com Button nas primeiras voltas. A equipe muito provavelmente virá mais forte nesse fim-de-semana, e poderá possibilitar uma ótima classificação e corrida para ambos pilotos, que são ótimos. O alemão deverá brigar pelas posições pontuáveis, com a STR e a RBR, da mesma forma de Peréz. Mas Hülkenberg tem mais chances de surpreender caso chova, coisa que eu torço que aconteça, com o alemão podendo brigar com as primeiras posições caso as Mercedes, Ferraris e Williams não rendam tão bem na chuva, um exemplo de grande atuação na chuva, ou na "parcial chuva" de Hulk está no Brasil, onde há situação similar, nos anos de 2010 e 2012. O mexicano pode pontuar, pode, pode disputar com as STRs, RBRs e Sauber, pode, mas terminar entre os 5 primeiros, como Hulk pode, só se mostrar o mesmo desempenho da edição de 2012, coisa que eu torço para que ele faça, e Nico conquiste um boa posição...

A Sauber fez um bom carro nesse ano, e muito provavelmente vai pontuar com certa regularidade, tendo dois bons pilotos, Nasr e Ericsson, que podem surpreender caso a chuva apareça com força. O brasileiro terminou em 5º em Melbourne e muito provavelmente vai levar a equipe suiça a outro bom resultado, é claro que não é em um 5º lugar novamente, mas um 8º ou mais "otimistamente" um 7º lugar. Ericsson fica nessa mesma faixa, já que pode surpreender da mesma forma do brasileiro, só que o problema do sueco no último fim-de-semana, foi fazer um péssimo treino e depois ter azar no início da corrida, tendo que parar no fim da volta 1.


A Lotus teve muito azar na primeira corrida, tendo o Maldonado batendo e Grosjean com problemas, mas o carro é bom, com os motores Mercedes promete novamente para Sepang. Romain deve terminar a frente de Maldonado, falo isso sem nenhuma razão, e sim por convicção, é um dos melhores pilotos que jamais venceram, e pode surpreender com a chuva. Já Maldonado, também é bom piloto, também pode surpreender na chuva, mas dificilmente vai terminar á frente de Grosjean.

A McLaren ficará ali, ao lado da Manor, disputando com ela as últimas posições, isso se não forem superados. A equipe de Woking volta a ter Alonso que todos já sabem, pode tirar leite de pedra, mas por favor, sem exageros, talvez um 11º lugar, isso já estaria de bom tamanho para a equipe, que ainda sofre com os motores japoneses, que não sei se virá melhor agora em Sepang. Button foi incrível na Austrália, sendo digno de ser chamado de "Melhor Piloto da Corrida", na minha opinião, já que ele deu um pequeno show ao lado de Perez. E o britânico pode ser outro que pode surpreender caso chova, levando até mesmo a fraca McLaren aos pontos, quem sabe né...


A Manor vai andar pela primeira vez no ano na Malásia, e acredito que deverá andar em todo minuto dos treinos, testando o carro, que ainda é do ano passado, coisa que me traz uma sensação de nostalgia, lembrando os anos 90 e 80, quando não havia esse tipo de"frescura", de apresentar o carro antes do início da Temporada, quando equipes como Benetton e Minardi apresentavam o carro depois de 3 ou 4 corridas. Will Stevens tem sua experiência, e muito provavelmente largará perto, ou ao lado, de Alonso, quele que marcou o nome dele na história dos rádios da F-1. Merhi chegou a ter sua vaga ameaçada por Koba, mas acabou anunciando seu lugar na equipe, e pelo que vi, em poucos vídeos sobre ele, parece ser um garoto agressivo, que pode surpreender também.


Então essa é a minha opinião para a corrida, que tem previsão de chuva, não só para o "evento principal" e sim pro fim-de-semana todo. Essa corrida promete, com surpresas caso a chuva vier com a corrida já em andamento, os pilotos que podem surpreender (a palavra mais repetida nesse post) são Hulk, Romain, Nasr, Ericsson, Perez, Alonso, Button, Max, Carlos e Maldonado, pilotos que são do meio do grid....

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