quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Circuito Memorável 1# - Automobil Verkehrs und Übungs-Straße

No inicio de AVUS, as FLECHAS DE PRATA dominavam
 Com essa postagem começo mais um "quadro" aqui no blog, o dos circuito memoráveis. Pensei em fazer da minha pista preferida, mas vou deixar a pista belga para a próxima. Para quem não entendeu esse nome em alemão, vamos chama-lo de AVUS. Para aqueles que amam verdadeiramente o automobilismo, e vão á fundo nisso, o conhece.

AVUS no seu inicio
No inicio do século XX, um clube de automóveis alemão decidiu criar um circuito para desenvolvimento da industria automobilistica.  Após anos buscando recursos, AVUS começou a ser construida em 1913, mas após o inicio da I Guerra Mundial em 1914, paralisou a obra, que só voltaria em 1920, já com outra pessoa no comando. O primeiro grande evento de AVUS ocorreu no dia 24 de setembro de 1921, foi o primeiro IAA depois da guerra. IAA para aqueles que não sabem é Exibição Internacional de Carros em alemão. Isso tudo, atualmente, é conhecido com Salão de Frankfurt, que naquele ano foi em Berlim, localização de AVUS.

Circuito de AVUS após cada ano
Em 1926 aconteceu lá o primeiro GP da Alemanha, que foi marcado pela vitória de Rudolf Caracciola com sua flecha de prata, e a morte de 4 pessoas, em dois acidentes. Anos depois o circuito foi reformado, e a "parede da morte" foi construida, com uma inclinação de 43 graus (a inclinação de Indianapolis era de 9), e sem nenhuma barreira.

Em 1937, Herrman Lang conseguiu uma média de 261,7 Km/h em AVUS, um recorde que só seria batido por ovais, mas nunca por um misto. Lang ainda tinha conseguido a chegar uma marca de 390Km/h nos treinos. Então veio a II Guerra, e com a derrota dos alemães, os americanos se instalaram na parte ao lado da curva do sul.
GP da Alemanha de 1959
Jean Behra prestes a voar para a morte
14 anos depois, em 1951 foi possível ouvir o ronco dos motores no mais rapido circuito do mundo, mas infelizmente (na minha visão), o traçado foi encurtado de 19,569m para 8,229m. No meio dos anos 50 a F-1 esteve lá, mas só para uma corrida de demonstração, que anos depois se tornaria oficial. Em 1959, o GP da Alemanha foi disputada no circuito de AVUS, Tony Brooks foi o vencedor, mas no sabado numa corrida de demonstração, Jean Behra voou para fora da "parede da morte" e acabou falecendo. Além dele, o próprio circuito de AVUS faleceu no cenário internacional.

Os anos seguintes seriam marcados por provas apenas da DTM e F-3, mas nenhuma competição internacional. Em 1995, Keith Odor, morreria em uma das últimas provas de AVUS, que teve seu último GP em 1998.

Atualmente a torre do circuito é um hotel e restaurante. Agora aquele gigantesco circuito não passa de uma autoestrada (na decada de 10 ele já fazia parte dela), mas há 100 anos era uma promessa para o automobilismo. Os anos dourados de AVUS: https://www.youtube.com/watch?v=whTYoQ2J800&index=3&list=PLlELf9aRtDLqFuTWWUY69LIG63fU5-ALz

Imagens tiradas do http://www.flatout.com.br e do Google Imagens

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Grande Prêmio dos Emirados Árabes Unidos de 2014


Depois de duas semanas sem postar, agora volto, então vamos começar com o GP dos EAU, em Abu Dhabi. Peço desculpas, pois não assisti o inicio da corrida, e sim a partir da 26º volta.


Na largada, Hamilton pula bem e Rosberg fica, sendo quase ultrapassado por Massa. Kvyat parecia que ia ter uma boa largada, mas ele não esperava as Ferraris largarem tão bem. A situação começava a ficar ruim para Rosberg, que deveria passar Hamilton e torcer pelas Williams.


Ontem fiquei sabendo de uma situação inusitada que aconteceu no deserto árabe, o novato Will Stevens conseguiu segurar Fernando Alonso, que tinha feito sua 1º parada. Logo depois Rosberg começou a se queixar de falta de potência, ocasionada pelo ERS. Na volta 28, Felipe Massa passou o alemão, que contava com o brasileiro para conquistar o titulo. Felipe ainda começaria a tirar 0,5s por volta de Hamilton, que vai para os boxes.

Nessa altura da corrida, já era impossivel que Rosberg conquistasse o titulo, já que o alemão ia perdendo posição a posição. Para a alegria dos mecanicos da Lotus, Maldonado teria problemas e estouraria seu motor.

A corrida chegaria ao seu final com Hamilton liderando e sendo pressionado por Massa, que não conseguiu passar, seguido por Bottas. Kamui Kobayashi ainda abandonaria a prova.

Com isso Lewis Hamilton se tornou o 2º inglês a ser bicampeão, já que Jim Clark e Jackie Stewart são escoceses. A corrida também foi marcada pela provavel última prova de Button, e última de Seb na RBR e Alonso na Ferrari

Minha Opinião Sobre a Corrida         NOTA: 9,2


  • MELHOR PILOTO: Felipe Massa
  • SORTUDO DA CORRIDA: Lewis Hamilton
  • AZARADO DA CORRIDA: Nico Rosberg
  • DECEPÇÃO DA CORRIDA: Daniil Kvyat
  • SURPRESA DA CORRIDA: Daniel Ricciardo
Eu poderia colocar Ricciardo como melhor piloto, mas vimos um Felipe Massa disposto para brigar pela vitória com no Canadá. Hamilton contou com um pouco de sorte para não ter que brigar com Rosberg, que por outro lado contou com o azar. Mais uma vez Kvyat é a decepção (chegando ao ponto de talvez vocês, leitores, pensarem que eu sou critico dele, mas não sou, eu sou mesmo um fã), após largar em 7º não terminou a corrida. Ricciardo mesmo largando na última fila, fez milagre, a ponto de eu acreditar em um pódio do australiano

Resultados da Corrida

  1. Lewis Hamilton - Mercedes
  2. Felipe Massa - Williams
  3. Valtteri Bottas - Williams
  4. Daniel Ricciardo - Red Bull
  5. Jenson Button - McLaren
  6. Nico Hulkenberg - Force India
  7. Sérgio Pérez - Force India
  8. Sebastian Vettel - Red Bull
  9. Fernando Alonso - Ferrari
  10. Kimi Raikkönen - Ferrari
  11. Kevin Magnussen - McLaren
  12. Jean-Éric Vergne - Toro Rosso
  13. Romain Grosjean - Lotus
  14. Nico Rosberg - Mercedes
  15. Esteban Gutierrez - Sauber
  16. Adrian Sutil - Sauber
  17. Will Stevens - Caterham
  18. Kamui Kobayashi - Caterham
  19. Pastor Maldonado - Lotus
  20. Daniil Kvyat - Torro Rosso
Imagens Tiradas do http://www.f1-fansite.com/f1-wallpaper/hd-wallpaper-pictures-2014-abu-dhabi-f1-gp/

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Grande Prêmio do Brasil de 2014

#ForzaJules e #ForçaEquipes


Na segunda corrida com apenas 18 carros na temporada, a noticia não era das boas, a Marussia tinha fechado as portas, e a Caterham (teoricamente em pior situação) ainda sofre com as dividas. Nos treinos livres vimos uma prévio do que aconteceria no fim-de-semana inteiro, Mercedes e Williams dominando. Os principais momentos do treino livre foi quando Kimi acabou saindo de traseira no inicio da subida do café e ,já tendo experiencia, deu meia volta antes de passar pelo antigo traçado. O outro acontecimento, foi por sorte (ou talvez talento), de Verstappen, que fez um lindo drift,na descida depois do Bico de Pato.

Nos treinos de classificação, vimos como é ruim o carro da Lotus e Vergne sofreu para tentar ir para o Q2. No Q2 Alonso teve sorte, se não fosse a diferença de carro, Gutierrez tiraria o espanhol do Q3. Ainda no 2º Treino de Qualificação, Massa foi mais rápido que Hamilton, Bottas também conseguiu a façanha, o que dava a nós brasileiros uma esperança de 1º fila. Já no Q3, Hamilton teve azar, se não fosse aquela travada que ele deu na parte do miolo, o inglês seria pole.

Na corrida, o pole Nico Rosberg, pulou para primeiro logo na primeira curva, seguido por Hamilton, Massa e Bottas. O desgaste de pneus foi muito grande, com os pneus macios mais ainda, fazendo que muitos parassem nos boxes antes das 10 voltas. Hulkenberg, que largou com pneus médios, assumiu a liderança seguido das Toro Rosso e por Grosjean. As duas Mercedes logo se recuperariam, e antes mesmo de Hulk parar eles já estavam nas primeiras posições novamente.

De repente aparece que Felipe Massa estava sobre investigação por excesso de velocidade nos boxes, logo depois aparece a punição, que era de 5 segundos. Era um pesadelo para nós brasileiros que torciamos por outro pódio de Massa, mas a sorte o ajudou, quando Bottas tem problemas com o cinto que fica nas "partes baixas" dos pilotos.


Na segunda parada, Massa cumpri sua punição e Bottas arruma seu cinto. Mas diferentemente de Bottas, o brasileiro não perde nenhuma posição, porém tinha Jenson Button como rival para chegar ao pódio. Enquanto isso, Hamilton forçava demais para se aproximar de Rosberg durante as paradas, até que o inglês rodou e perdeu muito tempo, mas se não fosse aquela rodada, ele seria o lider da corrida.

Para piorar, Bottas teria outro problema, uma sobreviseira estava presa na asa de seu Williams, o que fez ele perder muitas posições, desde a falta de velocidade na pista quanto nos boxes. Lá na frente, Grosjean e Hulkenberg iam dando show de economia de pneus.

No resto da corrida, tivemos a briga interna da Ferrari, Kimi e Alonso, o finlandes com pneus desgastados e o espanhol com pneus novos. O duelo durou algumas voltas, e o vencedor foi Fernando Alonso. Na volta 40 Ricciardo tem problemas com a suspensão, fazendo o australiano abandonar.


A briga pela liderança ficava eletrizante a cada volta, mas acabamos não vendo Hamilton passar Rosberg. Há 8 voltas do fim, Grosjean parou o carro e abandonou. A vitória acabou ficando para o alemão Rosberg, que precisa vencer em Abu Dhabi e torcer para que Hamilton termine em 3º, coisa quase impossivel.

Minha Opinião Sobre a Corrida          NOTA: 9,4


  • MELHOR PILOTO: Nico Rosberg
  • SORTUDO DA CORRIDA: Felipe Massa
  • AZARADO DA CORRIDA: Valtteri Bottas
  • DECEPÇÃO DA CORRIDA: Esteban Gutierrez
  • SURPRESA DA CORRIDA: Nico Hulkenberg
Rosberg fez no Brasil, o que ele deveria ter feito no ano todo, segurar Hamilton. Massa teve sorte, mesmo com sua punição e passando nos boxes da McLaren na 3º parada. Bottas teve o azar de ter dois problemas que fez ele perder tempo, terminando apenas em 10º. Gutierrez se mostrou forte nos treinos e tinha chances de pontos na corrida, mas o que vimos foi uma péssima corrida, terminando em 14º. Hulkenberg, sempre andou bem no Brasil, e dessa vez não foi diferente, o alemão largou em 12º e chegou a liderar a prova, fazendo uma estrategia de usar os pneus mais duros nas 3 primeiras paradas e só no final usar o macio, o que o ajudou muito.



Resultados da Corrida       NP: Não Participou

  1. Nico Rosberg - Mercedes
  2. Lewis Hamilton - Mercedes
  3. Felipe Massa - Williams
  4. Jenson Button - McLaren
  5. Sebastian Vettel - Red Bull
  6. Fernando Alonso - Ferrari
  7. Kimi Raikkönen - Ferrari
  8. Nico Hulkenberg - Force India
  9. Kevin Magnussen - McLaren
  10. Valtteri Bottas - Williams
  11. Daniil Kvyat - Toro Rosso
  12. Pastor Maldonado - Lotus
  13. Jean-Éric Vergne - Toro Rosso
  14. Esteban Gutiérrez - Sauber
  15. Sérgio Pérez - Force India
  16. Adrian Sutil - Sauber
  17. Romain Grosjean - Lotus
  18. Daniel Ricciardo - Red Bull
  19. Marcus Ericsson - Caterham  NP
  20. Kamui Kobayashi - Caterham  NP
Classificação do Campeonato
Hamilton - 334 pts                           Mercedes - 651 pts
Rosberg - 317 pts                              Red Bull - 373 pts
Ricciardo - 214 pts                            Williams - 254 pts
Vettel - 159 pts                                  Ferrari - 210 pts
Alonso - 157 pts                                McLaren - 161 pts

Imagens tiradas do Google Imagens

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Piloto Memorável 14# - Peter Collins

#ForzaJules e #ForçaEquipesPequenas


Pode parecer loucura o que vou dizer agora, mas na minha opinião, Peter Collins foi um grande piloto, no mesmo patamar de seus compatriotas Moss, Mansell e Hamilton. Eu disse só minha opinião, após ler esse Piloto Memorável, pense também o que esse garoto poderia ter feito na F-1.

Peter Collins nasceu no dia 6 de novembro de 1931, na cidade inglesa de Kidderminster. Peter começou a correr logo após o termino da II Guerra, disputando a Fórmula 3 com Stirling Moss. Em 1952, aos 21 anos, tentou a sorte na HWM, correndo 6 GPs, mas terminando apenas 1, com um 6º lugar na França (ainda naquela época, só pontuava os 5 primeiros).

No ano seguinte se mantém na nanica HWM, conseguindo um 8º lugar na Holanda e um 31º na França. Na metade do ano de 1954, é chamado pela equipe Vandervell, que corria com o chassi da Vanwall. Collins termina em 7º na Itália. Em 1955 disputa apenas as últimas corridas, não conseguindo terminar em ambas.

Fangio na Ferrari de 1956
Mesmo sem ter grandes resultados (sem conseguir um ponto sequer), Enzo Ferrari chama o britânico para correr pelos Tifosi em 1956, o que se viu não foi um vexame, e sim um ato de "fair play". Na Argentina, Collins não termina, começando mal pela equipe de Maranello, nas ruas de Mônaco, Peter coloca sua Ferrari em 2º. As 500 Milhas de Indianapolis ele não disputa, mas nas duas corridas seguintes (Bélgica e França) o inglês colocou Fangio no chinelo, vencendo ambas. Na Grã-Bretanha termina em 2º, após dividir o carro com um companheiro. E na Itália, Fangio que liderava e ia para conquistar mais um titulo, tem problemas, a Ferrari pede para Musso ceder o carro, mas o italiano recusa. Sem ter como continuar a corrida, Fangio perderia o titulo para Collins, que por incrivel que pareça, cedeu seu carro. Fangio terminou em 2º, e com Moss vencendo, Peter terminou em 3º no campeonato.

Collins ao lado de Hawthorn
Em 1957, Collins não tem um bom ano, terminando apenas na 9º colocação, tendo um 3º lugar na França e na Alemanha. No ano de 1958, a Ferrari fez um modelo melhor, dando chances aos dois ingleses (Collins e Hawthorn) de titulo, ao lado dos Vanwall e dos motores centrais da Cooper. Nas primeiras duas provas, Collins só termina uma, com um 3º lugar em Mônaco. Na França termina em 5º, e termina em 2º dividindo sua Ferrari com de Portago, na Inglaterra. Ele chegava ao gigantesco  Nordschleife precisando de um bom resultado, para se manter na briga pelo titulo, que estava entre ele, Hawthorn e Moss. Na 10º das 14 voltas, enquanto Collins (2º) e Hawthorn (3º) estavam perseguindo o lider Brooks, o inglês faz uma curva muito larga, batendo em uma vala, voando para fora do carro, batendo a cabeça nas árvores, tendo morte por traumatismo craniano.

Collins na Inglaterra em 1958
No fim da corrida Hawthorn, prometeu que abandonaria a F-1 no final do ano, e foi o que ele fez, após conseguir o titulo. Infelizmente, em janeiro de 1959, Hawthorn morreu após um acidente. O ano de 1958 foi terrivel, sendo "um" ou "o" ano que teve mais mortes oficializadas na F-1, com Luigi Musso morrendo no GP da França, em um acidente muito semelhante ao de Peter, que faleceu na Alemanha e na última corrida do ano, Stuart Lewis-Evans morre após seu carro explodir.

O que eu penso: Outro dos azarados da F-1, ele tinha tudo para ser um grande campeão, mesmo após entregar o titulo de 1956 á Fangio, por se achar novo demais (caso fosse campeão, apenas Fernando Alonso em 2005, o superaria). Era rápido no inicio de sua carreira, levando pequenas equipes a bons resultados, e sendo de repente contratado pela poderosa Ferrari, e sem se intimidar com os melhores dos anos 50, disputou o titulo pau a pau com Fangio e Moss. Foi sem duvida uma das maiores perdas da F-1 em seus primeiro 10 anos.
NOTA: 9,1

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Grande Prêmio dos EUA de 2014

#ForzaJules e #ForçaEquipesPequenas

Um dos GPs mais tristes da F-1, com apenas 18 carros, aconteceu em Austin no Texas. Nos treinos, Vettel não se esforçou, já que perderia 10 posições no grid no domingo, Rosberg fez belo tempo e mostrou que só porque está atrás de Hamilton no campeonato, não quer dizer que é menos competitivo.

Na largada, Rosberg sai bem, Massa também pulando de 4º para 3º, chegando até mesmo ameaçar (um pouco) Hamilton. Ricciardo largou muito mal, chegando a estar em 9º antes da primeira curva, mas se recuperaria no restante da corrida.


Ainda na primeira volta, Sérgio Pérez acabaria com o sonho de pontos para a Sauber, batendo em Kimi, que pouco se afetou, e indo direto no carro do alemão Sutil, que tinha conseguido uma bela posição na qualificação. O Safety Car entrou na pista, com isso Vettel, Magnussen, Hulkenberg, Button vão para os boxes.

Quando o Safety Car saiu, Bottas atacou Massa, que se defendeu bem e escapou do companheiro. Ricciardo ia "remando" novamente até chegar em 5º. Na volta 15 muitos carros estavam parando, ou já tinham parado, a Williams de Bottas estava sofrendo com o desgaste, com isso o australiano conseguiu a ultrapassagem.


Quase no meio da corrida, Lewis Hamilton faz uma manobra inesperada sobre Rosberg, conseguindo fazer a ultrapassagem, o inglês era o 1º colocado agora. O final da corrida teria um fim emocionante na disputa pelos pontos. Grosjean e Maldonado estavam fazendo uma corrida impecável, se mantendo nos pontos até as primeiras paradas, Vettel e as duas McLarens que já tinham parado, conseguiram deixar a "dupla explosiva" (seguindo os fatos de 2012) da Lotus para trás.

A briga entre Alonso e Button sem duvida entrou no TOP TEN das disputas mais legais dos últimos anos, tendo como vencedor, Fernando Alonso. Vettel já tinha passado por Button, quando começou a atacar Alonso, conseguindo fazer a ultrapassagem. Naquele ponto lembrei do GP de Abu Dhabi de 2012, quando Sebastian largou dos boxes e terminou em 3º, mas sabia que seria impossivel ele repetir o pódio, por isso já ficava surpreendido. Alonso, mais tarde, daria o troco.


A briga pelo 7º lugar ficaria intenso nas últimas 10 voltas, mesmo parando novamente, Vettel estava na briga com: Magnussen, Button, Vergne, Raikkönen, Maldonado e Grosjean. O alemão conseguiu vim de 14º, para 7º, uma apresentação incrivel do tetracampeão. Vergne mostrava porque não deveria ficar de fora da temporada de 2015, conseguindo fazer belas manobras e chegar a estar na frente de Vettel, mas acabou errando e perdendo a posição para Magnussen e Maldonado.


Grosjean seria o personagem do final da corrida, indo alá Senna em Adelaide 85, buscando onde não dava, tentando se aproximar de Vergne e se manter a frente de Kimi, que fez má corrida, como o russo Kvyat que terminou em último. Hamilton venceu em Austin pela segunda vez, e abriu para 24 pontos a diferença para Rosberg, 2º. Ricciardo completou o pódio, após passar Massa na 2º parada nos boxes.

Minha Opinião Sobre a Corrida:           NOTA: 9,0


  • MELHOR PILOTO: Sebastian Vettel
  • SORTUDO DA CORRIDA: Lewis Hamilton
  • AZARADO DA CORRIDA: Adrian Sutil
  • DECEPÇÃO DA CORRIDA: Felipe Massa
  • SURPRESA DA CORRIDA: Pastor Maldonado
Vettel mostrou a diferença dos carros de ponta para os médios, mas sofreu, se mantendo a frente de carros como STR e Lotus. Hamilton teve sorte de ter pegado vácuo e usado DRS, para fazer a ultrapassagem sobre Rosberg, que pode ter sido a ultrapassagem do titulo. Monisha sem duvida ficou furiosa, quando viu que seu ex-piloto, acabara batendo em seu único carro (e piloto) com chances de pontuar. Felipe em si não foi uma decepção, mas sim o seu pit stop, com um 3,7 que custou o pódio. E ele conseguiu o milagre, o venezuelano "Crashtor" Maldonado conseguiu levar sua Lotus a um 9º, só tenho a dizer algumas poucas palavras: Magnifico, Brilhante, Parabéns. Com isso Maldonado mostrou que mesmo sendo "um pouco" barbeiro é possivel ser um dos mais rápidos e competitivos da F-1.


Resultados da Corrida      NP: Não Participou


  1. Lewis Hamilton - Mercedes
  2. Nico Rosberg - Mercedes
  3. Daniel Ricciardo - Red Bull
  4. Felipe Massa - Williams
  5. Valtteri Bottas - Williams
  6. Fernando Alonso - Ferrari
  7. Sebastian Vettel - Red Bull
  8. Kevin Magnussen - McLaren
  9. Pastor Maldonado - Lotus
  10. Jean-Éric Vergne - Toro Rosso
  11. Romain Grosjean - Lotus
  12. Jenson Button - McLaren
  13. Kimi Raikkönen - Ferrari
  14. Esteban Gutiérrez - Sauber
  15. Daniil Kvyat - Toro Rosso
  16. Nico Hulkenberg - Force India
  17. Sérgio Perez - Force India
  18. Adrian Sutil - Sauber
  19. Jules Bianchi/Alex Rossi - Marussia - NP
  20. Max Chilton - Marussia - NP
  21. Kamui Kobayashi - Caterham - NP
  22. Marcus Ericsson - Caterham - NP


CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
Hamilton - 316 pts                                     Mercedes - 608 pts
Rosberg - 292 pts                                        Red Bull - 363 pts
Ricciardo - 214 pts                                      Williams - 238 pts
Bottas - 155 pts                                           Ferrari - 196 pts
Vettel - 149 pts                                            McLaren - 147 pts

Imagens tiradas do Google Imagens e globoesporte.globo.com